super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Wednesday, November 29, 2006

Tou mais descansada!

Hoje lá fui eu outra vez à MAC. O médico viu-me e descansou-me. Diz, que apesar do mau aspecto que isto tem (aghhh), é normal e ainda vai ficar pior (que bom, ainda bem que ninguém vê, só eu...).

A coisa tem menos área que tinha, o que significa que os tratamentos estão a fazer efeito. Vamos aguardar até antes da próxima quimio, que é dia 13 de Dezembro, para ver a evolução. Nessa altura vão decidir se ainda faço o 4º tratamento ou me operam para tirar esta coisa horrível, o que terá que acontecer mais cedo ou mais tarde.

Um update capilar: continuo sem necessidade de cabeleira postiça (que enjoei), lenço ou chapéu! Agora sou uma mulher com pouco cabelo, em vez da mulher de farta cabeleira que costumo ser. Ainda por cima, os cabelos que caem primeiro são os escuros! Poucos e brancos ainda dá mais a sensação de pouco cabelo. Enfim, que todos os males fossem esse! Mas está a cair loucamente, em breve terei que tomar alguma providência. Não quero a peruca outra vez!!!!!!!!

Respostas a amigos:
Decidi inaugurar este espaço para quem me escreve.

Ana,
Junta-te a nós, podemos começar uma espécie de AA, mas para doentes, que mesmo que queiram e falem desse querer, não se livram da coisa. Eu acho que faz bem desabafar, por isso, sempre que quiseres, tens um blog às ordens.
Beijinhos e espero que o pet te traga boas notícias.

Sem sono como sempre,
Fiquei muito vaidosa por nos teres considerado para vencedor na categoria de blog temático. Eu sempre achei que não tinha jeito para escrever! Como podemos votar?
Obrigada

Beijos e até breve.

Tuesday, November 28, 2006

Um update!

Estes últimos dias tenho estado um bocado em baixo... Dores nas pernas, cada vez que me levanto tenho a sensação que vou desmaiar, enfim, sintomas de mulher doente e consequência das benditas injecções dos factores de crescimento...

Hoje já regressei à civilização e espero retomar o meu ritmo anterior, trabalhar, almoçar com as amigas, enfim, fazer vida de pessoa normal...

Amanhã vou ao Pedro Sereno mostrar os nódulos, que continuam com mau aspecto. Vamos lá ver o que ele diz, se tenho que ir à faca outra vez e usufruir da magnífica enfermaria da MAC pela 3ª vez!

Darei notícias!
Beijos

Thursday, November 23, 2006

Cá estou eu!

Pois é, ando cheia de trabalho! Há que fazer pela vida, que ele não cai do céu...

Lá fui na 3ª feira à dra. Conceição saber o que se seguia. Como estas porcarias que me apareceram estão com ferida ela disse que não podia fazer radioterapia, uma vez que corria o risco de isto ficar mais ferido e nunca mais sarar, portanto lá iria fazer mais um ciclo de quimioterapia.

Depois fui à MAC ao dr. Pedro Sereno, que disse que se isto estabilizar e reduzir um bocadinho que podemos pensar em operar para tirar os nódulos, sendo que é uma operação que implica, muito provavelmente, um transplante de pele... Já estou por tudo!!!

Ontem lá fiz o 3º ciclo da segunda rodada e o 2º de Herceptin. Mais um! até agora estou bem, o amoque só me dá lá para sábado, depois das injecções dos factores de crescimento...

Agora um pequeno apontamento de reportagem... Como superglamorosa que sou, tento sempre andar no meu melhor, as minhas amigas sabem e além disso não quero ficar com ar de cancerosa, como dizia a nossa amiga blogista Manela... então, na 3ª feira, vesti uma camisa aberta à frente, que eu adoro, mas com botões só até meio. Cheguei à dra. Conceição e vi logo que não a ia conseguir despir (os braços ainda estão um pouco perros), e só mostrei a coisa sem me despir.. Fui à MAC e teve que ser o médico a ajudar-me a despir! Vejam só a figurinha ridícula: "Não consigo tirar a camisa..." Só eu!!!

O meu pânico era chegar a casa e o que fazer? Ir bater à porta de algum vizinho para me ajudar a despir? Só faltava...

Como ainda ia ter fisioterapia o que pensei? Vou à magnífica Zara do Saldanha comprar uma camisa toda aberta à frente para vestir depois da fisioterapia. Se o pensei, melhor o fiz! Foi só rir com a fisioterapeuta, que ia às lágrimas a imaginar o Pedro Sereno a ajudar-me a despir... Enfim, cenas da vida de uma mulher doente...

Prometo que vou dar mais notícias, que amanhã tenho que terminar o trabalho.
Beijos

Falta de protagonismo....

Olá. Não é só uma super-glamorosa que sofre de falta de protagonismo...(ai, vou levar, de certeza), por isso aqui vai um post. Como a nossa Cláudia não fez o up-date, pois anda cheia de trabalho, faço eu. A Cláudia foi 3ª à médica, e 4ª fez mais uma sessão de quimio para ver se os tremoços se cansam e desaparecem. Falei há um bocadinho com ela, e super-glamorosa como é, encontrava-se bem disposta.
Assim, para todos aqueles que tão simpáticamente se preocupam, não resisti a este protagonismo do post.
Beijos para todos e hasta lá vista! Cláudia, vem cá tu que tens mais graça...

Monday, November 20, 2006

Desculpem a ausência!

Cá estou eu de volta. Não, não aconteceu nada de especial, só tenho estado a trabalhar e com muito que fazer. Hoje estou a escrever de fugida para dar as últimas notícias.

A semana passada fui à Dra. Conceição para ela me ver, pois como vos disse os nódulos não estão nada bons... Ele receitou-me mais antibiótico e amanhã vou lá para ela me voltar a ver. Se não estiver melhor (que é o caso...) vai-me suspender a quimioterapia e começar com radioterapia.

Amanhã faço o update da coisa!

Beijos

Friday, November 10, 2006

As últimas

Já ando sem imaginação para dar títulos aos posts!

Bom, estive um bocado calada nestes últimos dias porque tenho estado a trabalhar. Exactamente, estive mais produtiva nestes últimos 3 dias que nos últimos 6 meses! Ou me estou definitivamente a habituar a esta condição de mulher doente, ou é o anti-depressivo que estou a tomar que está a fazer efeito. Seja o que for, sinto-me com mais força para trabalhar e ando menos cansada.

Porém estive um pouco apreensiva estes últimos dias... Os nódulos que tenho ficaram com muito mau aspecto, muito encarnados e maiores, (as minhas sócias ficaram em pânico quando os viram...) de modo que ontem fui ao hospital dos Capuchos para um médico me ver. Já estava a achar que era uma daquelas pessoas a quem a quimio não faz nada, claro que vi logo 10 sites assustadores sobre o assunto! Isto da pessoa ter muita informação à mão, às vezes é contraproducente... Conclusão, estou outra vez com uma inflamação nesta coisa, aquela que me acompanha desde o primeiro momento! Lá estou eu novamente a tomar antibiótico (deve ser a 10ª caixa!) e anti-inflamatório para ver se isto passa. Já se percebeu que a minha quimioterapia tem que ser sempre acompanhada de antibiótico. O que vale é que eu tenho um estômago de ferro, senão tinha que me estar a tratar do tratamento.

É preciso uma saúde de ferro para aguentar esta doença!!!!!!

Estou agora a acompanhar isto com um tratamento homeopático e acho que o facto de me estar a sentir com mais força e menos cansada se deve a este tratamento. Quando fizer análises, logo vejo como estão os valores, se estiverem melhor que o habitual, fantástico!

Manela, Alda e todas as pessoas que quiserem escrever neste blog, fazer parte do clube, sei lá... façam favor, para mim é uma das suas funções!

Amanhã vou passar o dia em Fátima, rezarei por todos!
Beijos

Wednesday, November 08, 2006

O rescaldo!

Devem ter estranhado a minha ausência!

Estive um bocado em baixo depois do tratamento. Isto agora é assim: 4ª faço tratamento, 5ª e 6ª estou óptima, sinto-me bem, nada de enjoos, tudo na boa. 6ª feira começo a levar as injecções dos factores de crescimento (3 dias), sábado começo a ter a ressaca! Febre, dores no corpo, levanto-me e fico com sensação de ir desmaiar, suores frios, enfim, um cenário de mulher doente que, no fundo, é aquilo que eu sou! Depois arrebito na 3ª e tudo volta ao normal! Cá estou eu de volta a Lisboa, a trabalhar um bocadinho (faz de conta!), e a tentar levar a minha vida o mais normal possível!

Desta vez até vim a conduzir, trouxe o meu carro, coisa que eu já não fazia desde a minha 1ª operação, em Agosto. Os braços estão-se a portar bastante bem. Para quem não sabe, um dos problemas (entre vários) do cancro da mama é ficar sem os gânglios linfáticos dos braços. Isto faz com que qualquer ferida, esforço em demasia, qualquer traumatismo, inclusive roupa justa nos braços, possa provocar inchaços, dores, mau estar. Esta sequela fica para a vida, uma pessoa que tire os gânglios nunca mais vai poder pegar em pesos ou fazer esforços em demasia com os braços. Ora, como eu tirei os gânglios de ambos os braços, já vêem como me sinto bem de voltar a conduzir o meu carro, poder esticar o braço para tirar qualquer coisa de um armário mais alto, enfim, pequenas coisas que não têm importância para a maioria das pessoas, mas que de repente se tornam super importantes para outras.

Bom, tenho agora que trabalhar um pouco, que isto das minhas sócias andarem a trabalhar para mim tem que ser minimizado!
Até breve!

Wednesday, November 01, 2006

Notícias dos tratamentos!

Cá estão as últimas notícias dos meus tratamentos!

Bom, para começar pelo príncipio, lá fui eu na 2ª feira tirar os pontos (mais 5) do cateter e à consulta com a Dra. Conceição. Primeiro, o médico que me operou era muita giro!!! Claro que tem praí uns 10 anos menos que eu que também não estou propriamente no meu melhor (!), mas sempre se lava a vista! A minha amiga Inês, que foi comigo, subscreve tudo o que eu digo. No dia que pus o cateter não o tinha visto bem, tinha aquela coisa na boca por causa da operação e eu estava em nervos, mas no dia dos pontos já pude ver melhor. Sim senhor, bastante jeitoso!

Mudando de assunto, a Dra. Conceição lá me receitou o dito Herceptin, o que nos leva a 3ª feira.

Na 3ª feira lá fui fazer o dito cujo, que na primeira vez é feito sozinho, sem ser com a quimioterapia. Isto porque pode ter efeitos secundários no coração, tipo taquicardia, paragens cardíacas, por isso ficamos lá 1 hora e meia a levar o medicamento e 4 horas e meia em observação. Tudo correu bem, evidentemente. As vezes seguintes são feitas com a quimio. Pequeno detalhe, que me chateou... tenho que fazer isto um ano, o que significa que vou ficar pelo menos um ano com o cateter aqui enfiado. Enfim, daqui a pouco já deve fazer parte de mim... Depois daquilo, estava super cansada, com frio, cheia de sono, tinha-me levantado às 7 horas e quando caí na cama, às 11 da noite, dormi que nem um anjo.

Ah! Um pequeno detalhe. Cada toma desta coisa custa a módica quantia de 4.000€, o que faz uns 14.000€ todo o tratamento. Viva o nosso sistema nacional de saúde, que não nos cobra nada! Já me estão a devolver o que descontei nestes últimos 18 anos de trabalho!

Encontrei a Lara neste dia, a fazer a sua penúltima quimio. Força Lara, gostei muito de te ver. Estamos contigo, e está quase a acabar.

Hoje fiz a quimio, levantei-me já descansada, e correu tudo bem. Já estou em Rio Maior, fui com a minha mãe ao supermercado, a conduzir, acho que vou levar o carro para Lisboa para a semana, e sinto-me bem.

O cabelo já começou a cair, na 2ª feira... desta vez começou mais tarde. Tinha crescido imenso, curtinho, mas muito denso, acho que mais do que eu tinha, que já não era pouco. Toda a gente diz que estou giríssima com o cabelo assim, que devia manter este penteado. O que respondo eu? Que como sou gira, qualquer coisinha me fica bem (que modesta!) e que o penteado me irá acompanhar mais um ano, um ano e meio, se tudo correr bem (que vai correr, claro), portanto ainda me vão ver assim algum tempo. Tem graça, porque disseram o mesmo quando pus a peruca, que devia cortar assim o cabelo e mais não sei quê e o camandro, o que confirma a minha observação de há pouco... Claro que para já, careca ou de peruca outra vez (enjoo!!!!!) parece ser o plano, mas que hei-de fazer? Faz parte do "pacote" da cura...

Manela, podes pôr um link no teu blog, o meu já tem um link para o teu!

Se assim continuar, darei notícias durante o resto da semana, que é A SEMANA DA LUTA CONTRA O CANCRO.