super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Sunday, January 30, 2011

4 Fevereiro- Dia Mundial contra o cancro


Palestra do Dia Mundial da Luta Contra o

Cancro
Data: 4 Fevereiro 2011
Palestra conta com o Dr. Fernando Castro, que apresentará o tema “Cancro da
Mama”. Os convidados Eng.º Vítor Neves e Dra. Ana Simões também apresentarão
temas na área da Oncologia
Local: Auditório do Campus Universitário do
Instituto Jean Piaget de Mirandela
Hora: 14:30
Organização: Unidade de Cuidados na Comunidade dos Centros de Saúde de
Mirandela e Agrupamento dos Centros de Saúde de Alto Trás-os-Montes I
Nordeste
Apoio: Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Câmara
Municipal de Mirandela e Europacolon



Promovido pela international union against cancer (uicc), o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro comemora-se sob o lema "O
cancro também se pode prevenir". A nova campanha destaca o facto de que é
possível prevenir 40% dos cancros através da adopção de medidas simples. Deixar
de fumar e evitar a exposição ao tabaco; reduzir o consumo de álcool; evitar a
exposição ao sol; manter um peso saudável, e proteger contra infecções que
possam causar cancro http://www.worldcancercampaign.org/

Passeio Feminino de Bicicleta, em Lisboa
Data: 6 Fevereiro 2011

Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. Percurso, com
cerca de 25 quilómetros, seguirá pela Praça de Espanha, Parque Eduardo VII,
Marquês de Pombal, Rossio, Praça do Comércio e, depois, o trajecto
invertido
Local: Sede da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC)Avenida Columbano
Bordalo Pinheiro, nº 57, LisboaOrganização: Núcleo Regional do Sul da LPCC e
Clube de Ciclismo de Lisboa
Tel: 93 539 39 39 / 93 416 87 06Inscrição: 5€

Raro em jovens, câncer de mama impõe desafios a pacientes in Globo
Congelar óvulos e remover a mama são dilemas na conversa com médico.Doença acomete apenas 2% das mulheres antes da menopausa.
Simone Chen tem 27 anos. A chance de uma mulher da idade dela ter câncer de mama é pequena. Mas a paulistana recebeu exatamente esse diagnóstico em agosto de 2010. "Os médicos detectaram dois nódulos, confirmados como câncer após a biópsia", conta Simone.
Segundo os médicos, a chance de uma pessoa desenvolver câncer de mama antes da menopausa é de apenas 2%.
Para Simone, a notícia sobre o tumor só veio porque resolveu colocar silicone nos seios. Os exames de ultrassom e a mamografia, necessários para a cirurgia, encontraram os nódulos.
Profissional da área de marketing, ela precisou parar de trabalhar para passar por 24 sessões de quimioterapia. Até agora, enfrentou 11 delas. “Os remédios me deixam cansada, triste às vezes”, afirma a jovem. Mesmo sob efeito das drogas anticâncer, a paciente ainda conseguiu manter parte de sua rotina, como os planos de viagem no réveillon.
Antes dos medicamentos, ela retirou as duas glândulas mamárias em cirurgia conhecida como mastectomia, mas ficou pouco tempo sem volume no peito. “Fiz reconstrução na mesma hora, já estou ‘turbinada’”, brinca.
Segundo o médico Alfredo Barros, do Hospital Sírio-Libanês, a pressa tem justificativa. “A depressão na jovem pela mutilação é muito grande. Se não houver impedimento, é melhor fazer a reconstrução logo após a retirada do tumor”, afirma o mastologista.
Simone diz estar bem com o resultado da cirurgia e não se arrepende de ter optado pela mastectomia. “Para mim, é melhor ter saúde que amamentar”, afirma.

Toda o artigo em http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/01/raro-em-jovens-cancer-de-mama-impoe-desafios-pacientes.html

Wednesday, January 26, 2011

É já no próximo sábado


Peça teatral Rosa, Esperança em Estarreja

Data: 29 Janeiro 2011

"Rosa Esperança é um espectáculo forte e sem complexos, que pretende chamar a atenção para uma dura realidade que mata 4 mulheres por dia em Portugal: o cancro da mama. Inserido num projecto de teatro de pesquisa Projecto Mulheres e o Cancro da Mama, que interpreta e reinventa histórias de pessoas reais, Rosa Esperança conta com a participação de 7 mulheres que, não sendo actrizes, decidiram expor a sua própria experiência de luta contra o cancro e aceitaram o desafio de a partilhar com o publico num palco."

Local: Cine Teatro de Estarreja
Hora: 21:30
Produção: Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas
Entrada: 1ª plateia - 7,5; 2ª plateia e balcão - 5€
A informação está a ser divulgada, entre outros, em:

Tuesday, January 25, 2011

Movimento Partilha no Destak e na Sic




Projecto Luz e Movimento Partilha no jornal Destak.


Para quem não teve oportunidade de ver aqui fica também o video da participação das nossas amigas na Sic.

Projecto Luz - Associação Portuguesa de Apoio a Doentes Oncológicos+351 96 477 57 57, projluz@gmail.com , http://www.projectoluz.com/



Friday, January 21, 2011

O hábito não faz o monge"


Dá que pensar esta opinião que li no Jornal das Caldas.
"-Oh! Mãe, um padre vestido como nas telenovelas!
O rapaz tinha uns sete anos e estava excitado com a descoberta. Sim, nas telenovelas é preciso identificar bem cada personagem. Os que fazem de padres vestidos de padres! E na vida real?
A cena recordou-me um interessante filme sobre a falta de respeito com que, por vezes, se tratam os doentes enfermos.
O enredo apresentava um médico que descobre estar com um cancro na garganta. Numa sala de espera, encontra-se com outra doente enferma. Ela, de cabeça coberta por um lenço, e já em avançado estado da doença, queixa-se de ter sido vítima de falta de atenção: o atraso na execução de exames deixou avançar demasiado a leucemia que a minava. Ele, ainda na sua superioridade de médico, defendia colegas e enfermeiros. Mas chegou o momento de se sujeitar a uma biopsia de rotina. Tentou explicar ao enfermeiro que a anestesia que se preparava para lhe ministrar não se destinava a ele, mas sim ao doente do lado que iria ser operado ao estômago.

No entanto, reduzido à sua condição de paciente e enfraquecido pela pré-anestesia, não conseguiu que o levassem a sério. Também ele veio a ser vítima de um desleixo. A sua má experiência continua com o vexame de ter de se apresentar várias vezes aos seus colegas e enfermeiros com uma simples bata sobre a pele. O tecido nem lhe cobre os joelhos e as costas ficam mal cobertas porque os atilhos não apertam bem. Logo que melhora e volta ao trabalho, obriga os seus alunos a vestirem aquelas batas e trata-os de modo a que compreendam a humilhação por que passam os doentes. Explica-lhes que devem respeitar a sua dignidade, bastando já os seus medos e sofrimentos. Que sejam humanos.
De facto, usar roupa é um hábito próprio dos homens e está relacionado com a dignidade da pessoa e a forma como se relaciona com os outros, como ficou patente no filme acima descrito. A falta da roupa pessoal num hospital, ou em qualquer outro lugar, faz-nos por vezes sentir estranhos: abatidos, doentes, inquirindo-nos acerca de nós próprios, da nossa vida, do nosso futuro, da falta do carinho da família… tão diferente do profissionalismo arrogante ou piegas dos funcionários da saúde.

A moda no vestir ajuda a manter as pessoas confortáveis no seu ambiente (ou à procura do seu ambiente). A moda é particularmente importante para os jovens que sentem a imperiosa necessidade de mostrar a sua rebeldia. A roupa é o modo mais imediato de se identificarem entre si, com um simples olhar. Para os adultos e jovens com uma personalidade mais madura, a moda não passa de uma orientação, já que o importante é não chocar com o meio em que se vive nem com o razoável. Que o diga a mãe de família que se esforça por andar elegante sem pesar no orçamento familiar… e (já agora) sem aborrecer o marido por se apresentar como se…continuasse solteira.
A ciência está em como saber trajar.
Como ouvi há dias, numa boutique, a moda é em mim e não em si."
Lá diz o velho ditado “o hábito não faz o monge”. Mas que para muitas pessoas faz, ai isso faz!
Bom fim-de-semana.

Tuesday, January 18, 2011

Petição, Mesa redonda e Seminário



A petição “STOP ao Cancro do Colo do Útero na Europa”, disponível na Internet, pretende chamar a atenção do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e de todos os Governos Nacionais da Europa para que os rastreios sejam uma realidade em todos os países europeus.
A petição obriga a Comissão a atuar se for subscrita por 1 milhão ou mais cidadãos Europeus. Até à data, a petição foi assinada por 773.587 pessoas, sendo que Portugal é um dos países que já reuniu mais assinaturas até ao momento, com 264.710. Assinem aqui http://www.cervicalcancerpetition.eu/


“Doença Oncológica: Novas Perspetivas e Novos Desafios”.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através da sua Unidade de Formação e Educação para a Saúde, irá organizar no próximo dia 10 de Fevereiro de 2011, na Casa Municipal da Cultura, o Seminário “Doença Oncológica: Novas Perspetivas e Novos Desafios”.

Esta iniciativa, integrada nas celebrações dos 70 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pretende constituir-se como um espaço de partilha de conhecimentos, debate e reflexão sobre os novos desafios e perspetivas em oncologia, tendo como público-alvo profissionais de saúde, professores do ensino básico, secundário e universitário, professores coordenadores da educação para a saúde, estudantes de medicina, enfermagem, biologia, farmácia, áreas técnicas de saúde, psicologia, serviço social e áreas afins. Para inscrições http://www.ligacontracancro.pt/formbuilder2/?id=15


“Mente sã em corpo são”: O Reiki como terapia complementar à qualidade de vida dos doentes hemato-oncológicos”

A Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) – em parceria com a Novartis Oncology - cumprindo a sua missão de formar e informar, promove no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 16h00, na Aula Magna da Faculdade Medicina da Universidade do Porto uma Mesa Redonda, com entrada livre e gratuita, subordinada ao tema “Mente sã em corpo são: O Reiki como terapia complementar à qualidade de vida dos doentes hemato-oncológicos”.
Os doentes hemato-oncológicos, ou seja, doentes com patologias como as leucemias, linfomas e mielomas, enfrentam um grande desafio: sobreviver à doença com ‘qualidade de vida’. Desta forma, e ultrapassada a fase aguda, a grande maioria destes doentes consegue que a situação evolua para a cronicidade, atingindo então um patamar de “normalidade” na sua vida pessoal, profissional e familiar, passando assim a ‘conviver com a doença’ durante um longo período de tempo.
Neste contexto, em que é cada vez mais elevada a esperança de vida do doente com cancro, há que destacar a importância da adesão à terapêutica como forma de assegurar uma maior ‘qualidade de vida’. Para isso, é indispensável que todos os passos do tratamento decorram na altura certa e segundo a ordem adequada. E é do total interesse do doente a colaboração neste mesmo processo, empenhando-se para que decorra como previsto, já que, será ele próprio o beneficiário deste sucesso.
E é aqui que surgem novas problemáticas para os doentes e para os profissionais de saúde que os assistem: procuram-se formas e métodos que permitam complementar esta ‘qualidade de vida’ com outro tipo de terapias que melhorem o bem-estar dos doentes, como por exemplo a medicina holística, nomeadamente do Reiky. O terapeuta, ao permitir que a energia flua no Ser Humano, possibilitará a diminuição da ansiedade, do sofrimento, da dor, da fadiga e de todos os estados de dependência física. Complementarmente, são favorecidos os sentimentos positivos, o sono, o repouso, a concentração, a aprendizagem, com consequentente valorização da autoestima.

Esta mesa redonda é aberta ao público que, no final, poderá ainda participar no espaço disponível para discussão. http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=102650&Itemid=333

Sunday, January 16, 2011

Nova máquina contra o cancro da mama

Consórcio europeu liderado por portugueses lançou uma nova máquina que pode revolucionar a prevenção e deteção do cancro da mama. Os primeiros protótipos foram instalados em Coimbra e Marselha. in jornal Expresso

É uma máquina inovadora a nível mundial, acaba com a ineficácia e o desconforto das mamografias, foi concebida por um consórcio internacional liderado por investigadores portugueses e os primeiros dois protótipos já estão instalados na Universidade de Coimbra e no Hospital Universitário de Marselha.
Chama-se Clear PEM Sonic e integra pela primeira vez as tecnologias PET (tomografia por emissão de positrões, isto é, exame imagiológico de medicina nuclear) e de ultrassons (ecografia), o que permite detetar tumores com apenas 1mm ou 2 mm, que estão numa fase inicial, quando o PET clássico não visualiza tumores com menos de 10 mm e tem uma sensibilidade 10 vezes menor.
A taxa de falsos resultados positivos atinge os 60% a 70% nas mamografias atuais por raios X ou por ecografia, com particular incidência nas mulheres mais jovens, o que obriga a fazer biópsias. Por outro lado, o método de diagnóstico mais usado, por raios X, expõe as mulheres a radiações elevadas e é doloroso, por implicar alguma compressão da mama.
Baixa radioatividade

Na Clear PEM Sonic o exame dura apenas cinco minutos, implicqando a injeção no sangue da paciente um composto de glicose com baixa radioatividade conhecido por 18-FDG. Como as células cancerígenas consomem mais açúcar, um tumor não maligno não fixa a glicose, o que é identificado pelo detetor de radiação do aparelho.
O projeto nasceu no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, através da experiência "Crystal Clear", e é coordenado por João Varela, investigador do CERN, professor do Instituto Superior Técnico (Lisboa) e presidente da PETsys, empresa criada para desenvolver a nova máquina.
Em Coimbra, o protótipo da nova máquina está instalado no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), um dos parceiros nacionais do projeto. Os outros incluem a PETsys, centros de investigação das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o Taguspark e o Hospital Garcia de Orta (Almada).
Além do CERN e do Hospital Universitário de Marselha, os parceiros estrangeiros são a Universidade de Milão e a empresa francesa Supersonic Imagine.
Veja neste vídeo como funciona a nova máquina: http://aeiou.expresso.pt/video-portugueses-lancam-nova-maquina-contra-o-cancro-da-mama=f625900

Friday, January 14, 2011

Mundo Rosa


Tendo em conta estes dias cinzentos e tristinhos de inverno, fiz uma ronda pelas inúmeras amigas para ver se andam mais ou menos rosas.
Assim, aqui fica um pequeno resumo do que se vai passando:

- o marido da Marilu Venceu!

- O nosso “afilhado” Miguelito da Isa de Beja já fez um mês e a sua mamã não tem tempo nem olhos para mais nada…..e faz ela muito bem.

- A Maguie à espera do final das obras da sua nova casa e sempre pronta a passear.

- A Alda anda hoje a recordar quando foi mãe pela primeira vez (muitos parabéns).

- A Guida Palhota entrou o ano a querer ajudar todas as meninas a serem modelos!

- A Cláudia V. que ouviu as palavras da médica “"Esta tudo muito, muito, fabuloso".”!

- A Cinda anda a recarregar baterias, a fazer balanços e a pensar já no Carnaval

- A Natália está a melhorar da sua gripe.

- A Susana Neves com a barriguinha cada vez maior

- A Lina anda a “lavar as vistas” para ver se consegue dormir melhor

- A Isa Alegria e a Natty, cheias de força, a publicitar o espetáculo Rosa Esperança do dia 29 deste mês em Estarreja.

- A Eliane Furtado a pensar escrever sobre o Rosa Esperança (já chegaram à Madeira, à Rússia e ao México. Será bom chegar também ao Brasil, onde já temos várias amigas também)

A Maisa, a TM e a Madalena com uns dias melhores e outros mais nostálgicos e tristes. Toca a ver as coisas mais cor de rosa!

Outras bem que gostariam de estar de férias mas não podem . Nem vale a pena dizer o nome...são muitas:)

Outras… adoram passear pelo Facebook.

E aqui fica um miminho especial e com Muita FORÇA para as Guerreiras Ana Paula Caetano que vai iniciar os tratamentos e para a Sónia do Algarve que vai fazer novos exames no dia 20.

Toca a ver as coisas mais cor de rosa!

Tuesday, January 11, 2011

(DDi)Arte contra o cancro

(Uma pequena parte da imagem criada pela DDiarte para a campanha 'Rosa Esperança'. A fotografia, em grande formato, será exposta ao público. Foto ddiarte)

'Rosa Esperança' é um movimento nacional de sensibilização contra o cancro da mama que conta agora também com um contributo madeirense, o da dupla de fotógrafos DDiarte que se envolveu e participa activiamente na iniciativa. A campanha começou com Rui Germano e com uma peça de teatro feita por gente que passou, ultrapassou e em alguns casos ainda luta contra a doença. Com a ajuda de Zé Diogo e Diamantino Jesus vai ganhar novos palcos.

A peça continua a ser apresentada em salas de espectáculo de todo o país pela companhia Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas. Alda Caetano, Cacilda Germano, Carla Pedro, Cristina Vicente, Lucinda Almeida, Manuela Almeida, Manuela Matias, Cristina Jordão, José Manuel e Paulo Azevedo são gente comum que dá voz a milhares que se silenciam no sofrimento.

Numa outra frente, 'Rosa Esperança' assumiu novas formas de chegar ao público. A Casa Ermelinda Freitas colocou no mercado o vinho solidário com o nome deste movimento, um cabernet sauvignon cujas receitas revertem na totalidade para esta luta, e os fotógrafos madeirenses dão o seu contributo artístico com uma fotografia em grande formato.
A DDiarte foi contactada no sentido de criar uma imagem que simbolizasse o movimento contra o cancro da mama. A importância da campanha levou mesmo os artistas a abraçarem a causa a título gratuito, até porque a mãe de Diamantino Jesus foi uma das vítimas desta doença que mata em Portugal quatro mulheres por dia. A obra de grandes dimensões intitulada 'Rosa Esperança' será vendida e depois colocada num lugar público, recordando a todos esta luta.
'Rosa Esperança' já está pronta. Neste momento decorrem as negociações para ver quem é que vai ficar com ela e para escolher um lugar 'nobre' em Lisboa para ser exposta. A ideia é um espaço público "onde toda a gente vá ver, como se fosse uma imagem de culto para todas as mulheres que já passaram por isso e para os familiares", explicou Zé Diogo.
Os participantes foram fotografados no continente e a montagem e cenários trabalhados na Madeira. Ao todo entram nesta fotografia 34 participantes em 57 personagens. Neste número incluem-se as pessoas que entram na peça, o próprio Zé Diogo, Leandro Rodrigues, da ADAM - Associação de Dança e Arte da Madeira, e a mãe de Diamantino Jesus (que apesar de já ter falecido, foi incluída).
A parte criativa foi da inteira responsabilidade dos fotógrafos. A pesquisa passou pelos tratamentos e pelos sentimentos dos que passam pelo cancro da mama.
A fotografia não é mostrada ao público antes de estar no sítio certo, mas a dupla cedeu pequenas partes desta obra, género de 'teasers', para aguçar a curiosidade.
"Há certas pessoas aqui na Madeira a quem já mostramos [a foto] e ficaram comovidas porque inclui cenas um bocado chocantes", disse.
Os madeirenses que queiram ver a obra ao vivo terão de deslocar-se ao continente. Depois de exposta, 'Rosa Esperança' vai estar disponível para visualização na página da DDiarte.
Em termos de valores, não foi divulgado o montante envolvido na transacção, mas o total da verba destina-se a este projecto de luta contra o cancro, assegurou Zé Diogo.
PHOtO: Revista francesa selecciona trabalhos da duplaEntre 50 mil fotos oriundas de 70 países, a dupla de fotógrafos madeirenses DDiarte conseguiu integrar o leque das 500 que ilustram a mais recente edição da revista francesa Photo.
In Diário de Notícias da Madeira

Pois venha a obra. A curiosidade é enorme. Parabéns à iniciativa do Rui Germano por mais este projeto!


Monday, January 10, 2011

A mais jovem vítima de cancro da mama


Criança canadiana foi submetida a mastectomia

Menina de 3 anos vence cancro da mama

Aleisha Hunter tinha uma infância igual à das outras meninas de três anos. Até ao dia em que as dores fortes que sentia num inchaço no peito esquerdo, que a impediam de dormir, a levaram ao Hospital Pediátrico de Toronto.
Após vários exames, os médicos diagnosticaram cancro na mama à menina canadiana. O nódulo já atingia dois centímetros e tinha surgido cinco meses antes, em Dezembro de 2008, quando Aleisha tinha apenas dois anos. "Não consegui aceitar o diagnóstico", recorda a mãe, Melanie. Os médicos decidiram avançar para a mastectomia e para a remoção de 16 nódulos linfáticos. Agora, aos quatro anos, Aleisha está recuperada e já tem noção do que sofreu. "Tive cancro na minha maminha e os médicos trataram-na. Sei que o cancro pode levar algumas pessoas para o céu, mas estou melhor agora", disse a menina, citada pelo jornal britânico ‘News of the World’. Aleisha tornou-se na mais jovem vítima de cancro da mama. In Correio da Manhã
Em agenda
1ª caminhada pelo cancro da mama em Sintra
Data: 16 Janeiro 2011
“Caminhe connosco por esta causa” é o mote do evento. Fundos angariados revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Local: Praça da República
Hora: 10:00
Organização: Junta de Freguesia de Agualva, do concelho de Sintra
Inscrições: 4€ (a partir dos 12 anos), 2€ (dos 5 aos 12 anos) e gratuito (até aos 4 anos)
Tel: 219 188 540 E-mail: geral@jf-aqualva.pt

Tuesday, January 04, 2011

Rosa Esperança em Estarreja

Peça teatral Rosa Esperança em Estarreja

Data: 29 Janeiro 2011

"Rosa Esperança é um espectáculo forte e sem complexos, que pretende chamar a atenção para uma dura realidade que mata 4 mulheres por dia em Portugal: o cancro da mama. Inserido num projecto de teatro de pesquisa Projecto Mulheres e o Cancro da Mama, que interpreta e reinventa histórias de pessoas reais, Rosa Esperança conta com a participação de 7 mulheres que, não sendo actrizes, decidiram expor a sua própria experiência de luta contra o cancro e aceitaram o desafio de a partilhar com o publico num palco."

Local: Cine Teatro de Estarreja
http://www.cineteatroestarreja.com/#evento.php?id=502&from=destaques
Hora: 21:30
Produção: Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas

Entrada: 1ª plateia - 7,5; 2ª plateia e balcão - 5€
Reservas: 234 811 300/ 925 651 668

É notícia novamente no Portal de Oncologia e está também em Agenda no mesmo portal:
http://www.pop.eu.com/news/3848/26/�-Rosa-Esperanca�-chama-a-atencao-para-o-cancro-da-mama.html

Monday, January 03, 2011

Desejos para 2011




E muita SAÚDE!