super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Wednesday, November 10, 2010

Normas atacam risco cardíaco da quimioterapia

Normas atacam risco cardíaco da quimioterapia

“Imagine sobreviver a um câncer mas descobrir logo depois que a quimioterapia causou danos ao coração e que você pode morrer por isso? Em torno de 10% dos pacientes oncológicos correm esse risco, mas até hoje não havia regras claras e reunidas em um só documento sobre como tratar os doentes.
O Brasil criou as primeiras diretrizes mundiais sobre o atendimento cardíaco a pacientes oncológicos. As normas estão sendo editadas pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e por oncologistas e deverão ser publicadas no início de 2011.
Os médicos vivem num impasse. Se, por um lado, alguns desses remédios são altamente eficientes no controle e no tratamento de diversos tipos de câncer, por outro, são tóxicos ao coração.
Um dos efeitos mais graves é a cardiomiopatia, que causa um enfraquecimento do músculo do coração e leva à insuficiência cardíaca e, em última instância, à morte.
Estudos internacionais mostram que os pacientes que passaram por tratamentos de câncer têm até 30% mais chances de desenvolver o problema do que a população em geral.
Segundo o cardiologista Ricardo Kalil Filho, um dos coordenadores das novas diretrizes, no documento haverá uma lista dos quimioterápicos que podem causar efeitos nocivos ao coração e as recomendações sobre como os médicos devem tratar esses pacientes.
Entre os quimioterápicos cardiotóxicos estão as antraciclinas e o trastuzumab, para tumores de mama. (…)"

In http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/825330-normas-atacam-risco-cardiaco-da-quimioterapia.shtml

E não esquecer que se encontra à venda o Vinho Rosa Esperança - um excelente vinho oferecido pela Casa Ermelinda Freitas ao movimento "Rosa Esperança - Projecto Mulheres e o Cancro da Mama", criado pela companhia de teatro "Quem Não Tem Cão", sediada em Rio Maior. Este movimento arrancou com uma peça de teatro itinerante, em 2009, com sete actrizes amadoras, mulheres que sofreram de cancro da mama. Depois de uma paragem, a peça está de novo em cena e volta com este novo apoio: um tinto Cabernet Sauvignon Castelão da Península de Setúbal.

Preçário Vinho Rosa Esperança- Público em geral: 10 € a garrafa;
- Associados do Quem Não Tem Cão: 8 € a garrafa.
- "Rosas Esperanças": 8 € a garrafa.
Encomendas através dos e-mail:rui.germano@sapo.pt ou quemnaotemcao@sapo.pt
As receitas reverterão, na totalidade, para este movimento de luta contra o cancro da mama e serão aplicadas, numa primeira fase, no espetáculo de teatro itinerante que promovem. Mais tarde, a verba sobrante destinar-se-á a outras iniciativas do movimento "Rosa Esperança" ou será doado a associações com objetivos semelhantes.

6 Comments:

At 10/11/10 3:05 PM, Blogger Lina Querubim said...

Isa, espero bem que o meu coração esteja melhorado e recuperado :o) curamos uma coisa e danificamos outra. Vamos ver!!! Beijinhos

 
At 10/11/10 3:07 PM, Blogger Isa said...

olá boa tarde,

Esse trastuzumab foi o que eu levei, e de 3 em 3 meses tinha que vigiar o coração. Teve sempre bem ate ao final do tratamento.
Agora ate perguntei à obstetra, se não era de fazer um ecocardiograma para ver como esta o coração, uma vez que nunca mais vigiei.
Posso ir para cesariana, ou ate mesmo por causa da epidoral, estava na duvida, mas ela disse que não.

Um beijinho

 
At 10/11/10 10:37 PM, Blogger maguie said...

o trastuzumab é o que chamamos de Herceptin, o tal medicamento que deu cabo do meu coração e me obrigou a suspender os tratamentos

bjs
..

 
At 11/11/10 10:20 AM, Blogger ClaudiaV said...

Wow entao isso quer dizer que vou levar com o herceptin enquanto faco a docetaxel! Pq eu ia levar com os tais anticorpos que se chamam trastuzumab... que entao se chamam herceptin... as coisas que ando a aprender!

 
At 11/11/10 11:38 AM, Blogger Eliane Furtado said...

Este alerta é muito apropriado.
Não podemos perder de vista os conselhos e consultas no cardio. Eu não largo o meu.
Para melhorar o meu sofrido coração, vou recomeçar a natação. Devagar e firme. Beijos.

 
At 11/11/10 4:18 PM, Blogger imel said...

Pois... e foram esses que eu fiz!
O trastuzumab e muito tóxico para o coração e pode deixar danos irreversiveis. Antes de o fazer tive de fazer um exame detalhado ao coração para ver se conseguia aguentar e ainda por cima fiz o herceptin em simulktaneo com a quimio, havia um grande risco para o coração. Depois no final fiz uma eco para ver como é que estava.
No meu caso, depois de ter feito o Herceptin e as antraciclinas fiquei com arritmias muito frequentes e por vezes fico muito assustada.
Acho que é boa ideia vigiarmos a nossa máquina.
beijokas

 

Post a Comment

<< Home