super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Thursday, February 10, 2011

Fraturas da anca associadas a fármacos para o cancro da mama


Um médico norte-americano relata a observação de fraturas da anca, raras em pessoas com 70 anos ou menos, em sobreviventes de cancro da mama, na casa dos 50 anos. in RCM Pharma.

A autora principal do estudo, Beatrice Edwards, da Escola de Medicina de Feinberg da Universidade do noroeste de Chicago, associa o aumento de fraturas prematuras a alguns medicamentos usados no tratamento do cancro da mama. O estudo envolveu seis sobreviventes do cancro da mama com fraturas da anca, sendo que a maioria das pacientes estudadas não apresentavam osteoporose, mas sim densidade mineral óssea reduzida, designada por osteopenia.As rápidas alterações ósseas devido à menopausa precoce e a fármacos podem não ser visíveis num teste para avaliar a densidade mineral óssea, advertiu a especialista.Inibidores da aromataseDois terços das participantes do estudo receberam inibidores da aromatase, uma classe de medicamentos que também foi relacionada a fraturas da anca no relatório de eventos adversos elaborado pela FDA (Food and Drug Administration)."Precisamos de realizar mais estudos antes de alterarmos as directrizes de tratamento da doença, mas é necessário haver uma maior consciência dos efeitos adversos de certos fármacos para o cancro da mama ", sublinhou.A médica recomenda o rastreio da densidade óssea antes de as mulheres iniciarem a quimioterapia. A terapia preventiva da perda óssea e a monitorização das fraturas da anca prematuras podem ajudar a diminuir estas fraturas, a dor/sofrimento e outros custos que estes problemas causam.Os resultados foram publicados no jornal Clinical Cancer Research.

O que é Osteopenia:
Estágio que precede a osteoporose. Redução fisiológica da densidade mineral dos ossos. Alguns médicos consideram-na o primeiro passo em direção à osteoporose. Para outros, é parte do processo natural do envelhecimento. Além disso, a osteopenia - é controlável.
O exame da Densitometria Óssea consiste em tirar uma radiografia de parte do esqueleto. No laudo entregue ao paciente, a radiografia é acompanhada por uma tabela, que aponta qual a densidade dos ossos daquela pessoa, comparando-a com a de um indivíduo jovem do mesmo sexo. São considerados normais valores acima de -1. Resultados entre -1 e -2,5 caracterizam osteopenia e, a partir de -2,5, osteoporose.

2 Comments:

At 10/2/11 2:26 PM, Blogger Nela said...

Eu tomo um inibidor de aromatase e recuperei um pouco de massa óssea e estou nos valores normais depois de ter uma ligeira osteopenia.

Façam exercício físico - é o melhor remédio - juntando Glucomix.

 
At 2/9/12 10:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Há que ter cuidados com as coisas que se toma porque as vezes um medicamento pode servir para uma doença mas depois faz mal para outra parte do corpo. Sempre há que se fazer um exame de densitometria ossea para ver o estado de nossa masa ósea.

 

Post a Comment

<< Home