super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, January 21, 2011

O hábito não faz o monge"


Dá que pensar esta opinião que li no Jornal das Caldas.
"-Oh! Mãe, um padre vestido como nas telenovelas!
O rapaz tinha uns sete anos e estava excitado com a descoberta. Sim, nas telenovelas é preciso identificar bem cada personagem. Os que fazem de padres vestidos de padres! E na vida real?
A cena recordou-me um interessante filme sobre a falta de respeito com que, por vezes, se tratam os doentes enfermos.
O enredo apresentava um médico que descobre estar com um cancro na garganta. Numa sala de espera, encontra-se com outra doente enferma. Ela, de cabeça coberta por um lenço, e já em avançado estado da doença, queixa-se de ter sido vítima de falta de atenção: o atraso na execução de exames deixou avançar demasiado a leucemia que a minava. Ele, ainda na sua superioridade de médico, defendia colegas e enfermeiros. Mas chegou o momento de se sujeitar a uma biopsia de rotina. Tentou explicar ao enfermeiro que a anestesia que se preparava para lhe ministrar não se destinava a ele, mas sim ao doente do lado que iria ser operado ao estômago.

No entanto, reduzido à sua condição de paciente e enfraquecido pela pré-anestesia, não conseguiu que o levassem a sério. Também ele veio a ser vítima de um desleixo. A sua má experiência continua com o vexame de ter de se apresentar várias vezes aos seus colegas e enfermeiros com uma simples bata sobre a pele. O tecido nem lhe cobre os joelhos e as costas ficam mal cobertas porque os atilhos não apertam bem. Logo que melhora e volta ao trabalho, obriga os seus alunos a vestirem aquelas batas e trata-os de modo a que compreendam a humilhação por que passam os doentes. Explica-lhes que devem respeitar a sua dignidade, bastando já os seus medos e sofrimentos. Que sejam humanos.
De facto, usar roupa é um hábito próprio dos homens e está relacionado com a dignidade da pessoa e a forma como se relaciona com os outros, como ficou patente no filme acima descrito. A falta da roupa pessoal num hospital, ou em qualquer outro lugar, faz-nos por vezes sentir estranhos: abatidos, doentes, inquirindo-nos acerca de nós próprios, da nossa vida, do nosso futuro, da falta do carinho da família… tão diferente do profissionalismo arrogante ou piegas dos funcionários da saúde.

A moda no vestir ajuda a manter as pessoas confortáveis no seu ambiente (ou à procura do seu ambiente). A moda é particularmente importante para os jovens que sentem a imperiosa necessidade de mostrar a sua rebeldia. A roupa é o modo mais imediato de se identificarem entre si, com um simples olhar. Para os adultos e jovens com uma personalidade mais madura, a moda não passa de uma orientação, já que o importante é não chocar com o meio em que se vive nem com o razoável. Que o diga a mãe de família que se esforça por andar elegante sem pesar no orçamento familiar… e (já agora) sem aborrecer o marido por se apresentar como se…continuasse solteira.
A ciência está em como saber trajar.
Como ouvi há dias, numa boutique, a moda é em mim e não em si."
Lá diz o velho ditado “o hábito não faz o monge”. Mas que para muitas pessoas faz, ai isso faz!
Bom fim-de-semana.

6 Comments:

At 21/1/11 2:32 PM, Blogger Lina Querubim said...

Tem um bom fim de semana Isa, beijokas :o)))

 
At 21/1/11 3:07 PM, Blogger O Baú do Xekim said...

Olá.

Um lindo e saudável fim de semana.

Abraços.

 
At 21/1/11 4:29 PM, Blogger Nela said...

Sei bem de que filme falas. Ainda por cima é com um actor que gosto imenso: William Hurt.

Calçar os sapatos do outro é a melhor método de negociar a paz.

 
At 23/1/11 7:34 PM, Blogger Guida Palhota said...

Gostei muito do texto, mas não sei qual é o filme. Podes partilhar essa informação?
Obrigada. Eu sabia. LOL

Beijinhos

 
At 24/1/11 11:35 AM, Blogger Eliane Furtado said...

Muito interessante. Boa semana. Passei para um alô.

 
At 24/1/11 2:59 PM, Blogger O Baú do Xekim said...

Olá.

Uma feliz semana.

Beijinhos

 

Post a Comment

<< Home