Frio
Não é um frio qualquer, é aquele frio do Natal. Aquele que sabe bem. Que nos faz ter vontade de sair à rua com casacos e cachecóis. Às vezes até “enchouriçadas”! Dar passeios pelo parque, à beira-mar. Aquele frio de estar à lareira junto dos amigos e da família. Finalmente...já cheira a Natal!
Aqui relembro os conselhos da Protecção Civil:
Aqui relembro os conselhos da Protecção Civil:
Em casa:
• Vedar bem portas e janelas, fazendo um bom isolamento da habitação;
• Tomar bebidas e refeições quentes;
• Manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC;
• Fazer pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea;
• Evitar actividades físicas intensas, pois estas obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;
• Ter cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
• Vedar bem portas e janelas, fazendo um bom isolamento da habitação;
• Tomar bebidas e refeições quentes;
• Manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC;
• Fazer pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea;
• Evitar actividades físicas intensas, pois estas obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;
• Ter cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
Fora de casa:
• Usar várias peças de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso;
• Evitar roupas muito justas ou que façam transpirar;
• Manter as roupas secas, mudando, se necessário, as meias molhadas ou outras peças que possam contribuir para a perda de calor;
• Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro, proteger as mãos com luvas, e utilizar calçado adequado, para evitar perdas de calor;
• Proteger o rosto, evitando a entrada de ar extremamente frio nos pulmões.
O frio é apenas exterior já que o nosso coração está quente!
8 Comments:
Vencer o cancro, mas sem listas de espera podem ver o programa integral em http://ww1.rtp.pt/multimedia/?tvprog=23283&idpod=33054
E hoje, o primeiro simpósio Harvard Medical School - começa hoje em Lisboa para mostrar os mais recentes avanços da investigação em áreas da medicina como o cancro, a sida, a diabetes ou as doenças epidémicas.
Bom Dia Isalenca
Estamos mesmo com o frio de Natal,mas com os corações quentinhos, que bom..
Uma Boa semana.
Beijinhos
Bom dia com muito friooooooooooooooooo tb tenho esta imagem no meu blogi :) não roubei porque não sou roubadona :p como algumas ihihiihihii fomos ao mesmo local buscar imagens 0:-)
Beijinhos para todos e agasalhem-se que hoje e amanhã é dose!!!
Venho desejar-lhes uma boa segunda feira e uma óptima semana.Beijinhos.
Isalenca conseguiste ver o video ou não?
A outra é roubadona sim!!!
a mim rouba-me tudo.
Pois é é...mas deu-me sempre que não permitia. Pode ser do meu server bloquear.
E, já agora, recordo o seguinte:
Saúde: Taxas moderadoras para internamento e cirurgia acabam a 1 de Janeiro
Lisboa, 14 Dez (Lusa) - A partir de 01 Janeiro deixam de ser cobradas as taxas moderadoras para internamento e cirurgias em ambulatório, de acordo com o decreto-lei hoje publicado em Diário da República.
Este diploma foi aprovado em Conselho de Ministros a 12 de Novembro, depois de o BE, PSD e CDS-PP terem apresentado no Parlamento diplomas que iam no mesmo sentido. Esses diplomas da oposição foram aprovados a 20 de Novembro com a abstenção do PS.
As taxas que agora deixam de existir foram criadas em 2006, já depois de aprovado o regime das taxas moderadoras no acesso à prestação de cuidados de saúde.
De acordo com o diploma hoje publicado, é parte do programa deste Governo a opção pelo "acesso universal e tendencialmente gratuito a todos os serviços de saúde, como aquele que melhor garante o direito à saúde e a sustentabilidade do desenvolvimento económico e social" do país.
Neste contexto, a experiência das duas novas taxas moderadoras foi reavaliada pelo Governo, com base no conjunto de opiniões resultantes de um debate na sociedade portuguesa e no efeito concreto que a sua aplicação tem no conjunto do sistema de saúde.
As taxas cobradas por cada dia de internamento e por cada acto cirúrgico em ambulatório nos estabelecimentos do SNS foram criadas pelo anterior Governo, como novas taxas moderadoras, no Orçamento do Estado para 2007, quando o ministro da Saúde era António Correia de Campos.
O PCP ainda tentou revogar todas "as taxas moderadoras que não dependem da vontade dos utentes" do Serviço Nacional de Saúde, mas o seu projecto de lei foi chumbado com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP.
Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, abolir todas as taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde representaria eliminar 70 milhões de euros do orçamento do sector.
O diploma hoje publicado entra em vigor a 1 de Janeiro de 2010.
Obrigada Isa. Esta mulher está sempre em cima do acontecimento. Estas informações são muito úteis para todos.É preciso que saibamos onde estamos e como.Já agora BOM NATAL com muitas estrelinhas de todas as cores do arco-íris!!
Rastreio ao cancro da mama em Benavente in Portal Oncologia
O Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a desenvolver uma intensa campanha de rastreio ao cancro da mama, nos concelhos da sua área de influência, em particular, nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Leiria e Setúbal), noticia o jornal regional O Ribatejo.
Em Benavente, a acção desenvolve-se entre 10 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2010, junto ao Centro de Saúde de Benavente e, a partir, de 18 de Janeiro até data a definir, junto ao Centro de Saúde de Samora Correia.
Para a consecução desta campanha são utilizadas unidades móveis e fixas com técnicos credenciados em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres com idades entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.
Bom Dia.
Isalenca sempre em cima dos acontecimentos.
Obrigado. São sempre informações preciosas.
Beijinhos
Post a Comment
<< Home