super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, November 27, 2009

Sono e dificuldades em dormir

Mais um fim-de-semana que aí vem, para muitos a oportunidade para descansar e dormir mais um pouco. Hoje, esta informação é dedicada a todas as amigas que têm dificuldade em dormir. Para a Lina, em especial, pela quantidades de carneirinhos e ovelhas que utiliza. Para todas as meninas um fim-de-semana descansado!


"Distúrbios do sono afectam doentes com cancro in Portal Oncologia

Mais de três quartos dos doentes com cancro submetidos à quimioterapia são afectados por insónias e distúrbios do sono, uma taxa quase três vezes maior que a da população em geral, indica um novo estudo, noticiado pelo site HealthDay.

O problema é mais comum em doentes mais jovens e naqueles com cancro do pulmão e da mama, segundo os investigadores do Centro Médico da Universidade de Rochester, que avaliaram os problemas do sono em 823 doentes com cancro.
Os questionários preenchidos pelos doentes após os dois primeiros tratamentos de quimioterapia revelaram que 37% tinham sintomas de insónias e outros 43% tinham síndrome de insónias, o que significa que tiveram dificuldades em adormecer e em manter o sono, pelo menos, três noites por semana, relataram os investigadores no Journal of Clinical Oncology.
"Estes números são muito elevados e não os podemos ignorar", afirmou a autora do estudo, Oxana Palesh, professora assistente de investigação em radiação oncológica, numa nota de imprensa do centro médico. "A boa notícia é que as insónias são tratáveis e podem ser resolvidas rapidamente".
Os distúrbios do sono, que geralmente são combinados com fadiga e depressão, não são tipicamente estudados para determinar as suas causas e o impacto na qualidade de vida dos doentes, observou a investigadora.


O National Cancer Institute tem
mais informação sobre cancro e problemas do sono."

E aqui ficam umas Dicas para dormir:

1 - Não vá para a cama sem estar com sono;
2 - Acorde no mesmo horário todas as manhãs, inclusive nos finais de semana:
3 - Não faça cochilos;
4 - Não consuma bebidas alcoólicas durante o período de quatro horas antes de ir para a cama;
5 - Não consuma cafeína após as 16 horas, ou no período de seis horas antes de se deitar;
6 - Não fume durante muitas horas antes de ir para a cama;
7 - Faça exercícios regularmente;
8 - A temperatura deve ser adequada, mínimo possível de som, barulho e luz;
9 - Não coma chocolate ou coisas com muito açúcar;
10 - Não use sua cama ou quarto para outra atividade que não seja dormir
- Você não deve ver TV, ler, conversar ao telefone nem se preocupar, discutir com seu cônjuge ou comer na cama;
11 - Estabeleça uma rotina para ir para a cama como sinal para dormir;
12 - Quando estiver na cama, apague as luzes com a intenção de adormecer logo.
13 - Se você não adormecer rapidamente, repita a instrução anterior;

19 Comments:

At 27/11/09 12:31 PM, Blogger IsaLenca said...

Este Natal ajude a APAMCM – Associação Portuguesa de Apoio às Mulheres com Cancro da Mama.
Entregue uma bijuteria que já não use, nas joalharias aderentes http://www.omoura.pt/indexpt.html ,
até 12 de Dezembro.Estas peças serão recolhidas pela APAMCM, que as doará a mulheres que estejam a ser apoiadas pela Associação, aumentando assim a
auto-estima de quem passa por momentos difíceis.
OMOURA
www.omoura.pt

 
At 27/11/09 12:54 PM, Anonymous Raposão said...

Chicken do Pitt, fiquei logo tão atordoado com o ponto 10 que já nem consegui ler o resto.
E confesso que quando me deito nao conto carneiros,conto galinhas,mas não consigo chegar nem ás 10!
QBBzinha, pense em mim que fica quentinha e adormece logo,isto muito respeitosamente,claro.

Abraços capoeira

 
At 27/11/09 1:00 PM, Blogger Lina Querubim said...

Boa dia Isa
obrigado por este tema porque como sabes este é dos meus problemas como dizes :p sei que muitas outras Amigas sofrem do mesmo. Eu faço medicação, como não faço parte dos conselhos que aqui está daí a minha maior dificuldade mas vou tentar cumprir alguns para ver se melhoro! :)
Já tinha lido em algum lugar que isto era tipo um síndrome pós tratamentos para o cancro!
O chato é o nosso organismo habituar-se aos fármacos e depois não conseguír larga-los :(
Beijinhos e bom fim de semana!

 
At 27/11/09 1:02 PM, Blogger Lina Querubim said...

Olha o Raposão :))) tinha saudades suas :p eu conto ovelhas e carneiros as galinhas dixo-as para si :) mas obrigado pelo conselho :p beijinhos bom fim de semana!

 
At 27/11/09 1:26 PM, Blogger Nela said...

Façam como eu: levantem-se todos os dias às 6h00 da manhã... Vão ver que têm soninho bem cedo...!

 
At 27/11/09 1:33 PM, Blogger IsaLenca said...

Pois Nela: eu também me levanto às 06h00 mas só me deito lá para as 00 ou 01h00 - tento ir para a cama quando tenho mesmo sono. Nunca gostei muito de dormir e depois o caruncho dos ossos também não gosta de estar deitado!

 
At 27/11/09 3:23 PM, Blogger VandaR said...

Eu adoro dormir mas nunca durmo mais de oito horas e nunca durmo a sesta.E deito-me com as galinhas eheh

Bom tema Isalenca. Estou farta de dizer à Lina para fazer isso tudo mas ela é teimosa e deita-se super tarde!
Felizmente, não tenho insónias, mesmo durante os tratamentos,não tive (tive antes, devido à minha mana)mas tomo um comprimido fraquito que queria deixar mas a minha médica diz que não pois estou na época do engorda e estabilização emocional. Que seja.
Beijinhos para todos e um excelente fim-de-semana.

 
At 27/11/09 5:06 PM, Blogger lucinda maria said...

Li e reli os textos e os mandamentos.
Ponto1- dormir é um desperdício de tempo, quando a vida é tão curta e tanto há para viver.
Ponto2- estou em desacodo total com o mandamento 10º.
Para além disso, dormir engorda e já tenho que chegue.
Vamos lá levar a vidinha para a frente com muito ou pouco sono, mas sempre alegre e com saúde.
Beijocas para todas e bom final de semana.

 
At 27/11/09 5:21 PM, Blogger EP said...

Isalenca

Passsei para desejar um BOM FIM DE SEMANA.


Beijinhos

 
At 27/11/09 6:21 PM, Blogger Natty said...

Isa, os teus recadinhos são óptimos, mas eu também á uns meses a esta parte, estou como a Lina, contos carneirinhos até dizer chega. Mais uma vez Deus ouviu o que eu disse e fez-me a folha. Nunca gostei de dormir, achava que o dormir era desperdiçar tempo, não aprendia nada enquanto dormia, agora quero e não consigo. Não fumo, não bebo, como piquichinhinho, não como chocolate, não discuto com o meu cônjuge, enfim.... Sou mesmo uma SANTA, e, porquê que conto tantas ovelhinhas?!!Cheguei á conclusão que é mesmo do PDI.
Um Grande Xi para ti e para todas e obrigada pelo teu CARINHO.
Natty

 
At 27/11/09 6:26 PM, Blogger Natty said...

Ai o ponto 10......
Já me esquecia desse pormenor... E quando estamos cançadas, podemos utilizar ou não?! Hihihihihi.
Xisinhos
Natty

 
At 27/11/09 6:30 PM, Blogger Natty said...

This comment has been removed by the author.

 
At 28/11/09 7:30 PM, Blogger mari-lou said...

Boa noite meninas, estou aqui para vos avisar, tenham cuidado com os conselhos do númaro dez, ou perdem o sono de vez.hi,hi,hi,hi,hi,hi,

BJS.

 
At 29/11/09 1:36 PM, Blogger O Baú do Xekim said...

Olá ISA.

Feliz domingo e semana.

Beijonhos

 
At 29/11/09 4:27 PM, Anonymous pittbull said...

Raposo é desta que se vai desfazer don cordão de ouro que pendura ao pescoço? aproveite e ao ser solidário faça um favor a si mesmo.
Capoeira não entendi o ponto 13, se não adormecermos passamos a noite a ligar e desligar as luz do quarto, não será muito pesicadélico?

 
At 29/11/09 6:58 PM, Blogger IsaLenca said...

Para todas(os) as interessadas(os) vale a pena ler- podem fazer o download e ler a versão integral desta edição especial do Notícias do Alentejo de Novembro- e que só hoje tive conhecimento:

O cancro em destaque
A edição de Novembro do NA destaca o combate ao cancro. Leia online os artigos de Sérgio Barroso, médico, director do Serviço de Oncologia do HESE, Paulo Simões, psicólogo, clínico do Serviço de Oncologia do HESE, e Maria Horta, advogada, directora adjunta do NA. Em «suplemento», e apenas na versão online, consulte o artigo de Pedo Pimentel, Coordenador Nacional das Doenças Oncológicas/Alto comissariado da Saúde).

http://iris.cpidt.pt/publishing20/do?com=DS;5668943809;111;+PAGE(2010002)+K-NOTICIA(19333)

 
At 30/11/09 9:54 AM, Blogger Natália Fera said...

Olá Bom dia.
Vou tentar seguir todas as instruções,mas essa de usar a cama só para dormir não me agrada muito,é que à certas coisas que está muito frio para se fazer cá fora.
Beijinhos e boa semana.

 
At 1/12/09 11:50 AM, Blogger Natália Fera said...

Bom dia Amigas.
Bom feriado.
Beijinhos

 
At 3/12/09 11:02 AM, Blogger Natália Fera said...

Olá Bom dia e uma óptima quinta feira.
Beijinhos para todas as amigas.

 

Post a Comment

<< Home