super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Monday, November 02, 2009

Unidades Móveis

E acabei de ver um video que resolvi partilhar porque acho que é importante percebermos como funcionam as unidades de rastreio móveis.

"O exame das unidades móveis não é deficiente em relação aos realizados em consultórios. Todas as viaturas têm material digital, o que não acontece nalguns consultórios», explicou Augusta Mota, da Administração Regional de Saúde do Centro. A directora executiva do agrupamento de centros de saúde do baixo Mondego 1, que inclui Coimbra, Penacova e Condeixa, considera mesmo que o rastreio do cancro da mama, suportado pela nova tecnologia, «é uma arma poderosa», que tem sido muito útil para evitar uma taxa de mortalidade superior." in Diário de Coimbra

"Fátima Belo e Ana Westerlund apresentam as duas novas unidades móveis de rastreio de cancro da mama e tentam clarificar as dúvidas sobre o rastreio. "


E um beijinho especial para a Imel que já fez a reconstrução e está em franca recuperação!

7 Comments:

At 2/11/09 3:05 PM, Blogger Nela said...

Boa, Isalenca...! Esta informação é muito boa.

 
At 2/11/09 6:56 PM, Blogger Lina Querubim said...

Olá
concordo com a Nela :) beijokas para a Imel e boa recuperação ;)

 
At 3/11/09 2:14 AM, Blogger Liliana said...

É de facto execelente, mas lá está o velho mito de ser depois dos 40...e até aos 69...porqûê, depois dos 69 deixamos de ter mamas?
Recentemente foi detectado cancro de mama a uma vizinha da minha mãe, tem 75 anos, mas foi porque a sra. insistiu em fazer uma mamografia, porque segundo o médico, ela já não tinha idade para estas coisas...lá está...MITOS E MAIS MITOS!!!
Haa e antes dos 40 também acontece.
VAMOS FAZER RASTREIO SIM, MAS NÃO IMPONHAMOS LIMITES DE IDADES!!!!
Beijinhos

 
At 3/11/09 10:10 AM, Blogger IsaLenca said...

É isso mesmo- sem limite de idades: também conheci uma Sra. com 80 anos que estava a ser tratada a um cancro da mama.
E, infelizmente, afecta cada vez mais mulheres jovens!

 
At 3/11/09 10:12 AM, Blogger IsaLenca said...

Diagnosticar cancro com maior fiabilidade e rapidez - VIAS apresentado em Portugal in Ciênciapt
Diagnosticar casos de cancro de mama com maior fiabilidade e rapidez já é possível através do novo sistema VIAS (Ventana Image Analysis System). Apresentado pela primeira vez em Portugal em Outubro passado – mês da Luta Contra o Cancro da Mama –, o VIAS ajuda na classificação das doenças oncológicas, permitindo igualmente um tratamento mais eficaz da patologia.

Através da análise informática das imagens microscópicas dos tecidos, o sistema consegue, por um lado, diagnosticar se é um tumor maligno ou não e, por outro, avaliar a sua gravidade.
Graças à quantificação e análise das imagens, o sistema garante melhores resultados em termos de tratamento, uma vez que, depois de identificado o tecido maligno, o médico pode adaptar a sua terapêutica consoante o tipo de tumor e a sua gravidade. Com este sistema, a orientação médica torna-se cada vez mais personalizada e as decisões terapêuticas mais adequadas a cada doente.
O VIAS é composto por um microscópio interactivo e uma câmara de alta resolução, que dá imagens detalhadas e a cores dos tecidos. É utilizado pelos serviços de anatomia patológica, que nos últimos anos têm ganho uma importância crescente na selecção terapêutica oncológica, ao garantir um diagnóstico mais preciso e determinação de factores prognósticos e detecção de moléculas-alvo para tratamento.

 
At 3/11/09 12:22 PM, Anonymous Raposão said...

Chicken, em VIAS de levar nas ventanas está mas é o seu Pit que nunca mais apareceu e o Kromo nem se fala. E não dê muita informação assim de jorro que eu ainda estou altamente concentrado no que a Ana Westerlund está a dizer, uma jóia de rapariga já diria a minha avó.

 
At 3/11/09 9:36 PM, Anonymous Anonymous said...

Obrigada pela informação.
Um abraço.
Carmen.

 

Post a Comment

<< Home