super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Wednesday, October 22, 2008

1ª encontro do projecto "MULHERES" em Rio Maior

Antes de começar a falar deste encontro tenho que vos dizer que começo a estar seriamente preocupada com este meu impulso de fazer as vontades do mister Kromo... já não é a primeira vez que ele pede e eu... faço!

Então agora vamos lá dizer como correu este 1ª encontro, em RM com o "quem não tem cão", o grupo de teatro local, e a propósito do projecto "MULHERES":
Na minha opinião, e penso que é geral ás restantes participantes, foi bastante produtivo e muito mas mesmo muito emocionante o primeiro contacto entre todas as mulheres. Algumas não se conheciam, mas rapidamente formaram um elo de amizade e comunhão grandes.
Tivemos a surpresa da visita da Manela Prima, que muito me agradou e espero se repita por mais vezes.
É algo que eu sinto ter tudo para ser um sucesso, e que terá no final atingido o seu objectivo, que é levar a mensagem deste drama a outras doentes, e digo-o tendo em conta a coesão do grupo, a entrega que se mostrou ali e o cuidado com que estas mulheres e a sua história são tratadas pelo encenador.

Não posso, nem devo deixar de dizer que a Cláudia esteve sempre (cada milésimo de segundo) na minha mente. Foi impossível deixar de pensar como seria com a presença dela, como os ensaios decorreriam com as sua gargalhadas e a sua aptidão para "representar"... embora não haja por lá microfones!
Impossível não me lembrar que este projecto está a ser feito na terra que a conhece tão bem. O que me faz ter a certeza que "tudo isto não é por acaso"... não pode ser!

Das nossas amigas que estão doentes, não posso adiantar muito mais do que foi dito antes: andam em exames e mais exames, tratamentos e a precisar de muito apoio e força da nossa parte para continuar a sua luta.

Um bjinho muito grande a todas e em dose acrescida ás meninas mais debilitadas.

P.S.- para quem quiser consultar: Tons Rosa - Projecto "Mulheres e o cancro da mama" - 1º encontro

30 Comments:

At 22/10/08 1:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Sarnoso, a Patinha responde aos meus apelos!!!! Até me sinto a ganhar para voar sem tomar RedBull...
Galinhas, eu quero ir ver essa peça. Aquilo é que vai ser um esvoaçar de penas. E para além de as ver cheias de plumas e lantejoulas, em Rio Maior há um pão de ló que é fixe. Não sei se é tão bom como o de Ovar que é lá para os meus lados, mas é fixe
KROMO

 
At 22/10/08 1:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Sabe lá você o que é pão de ló!
Para os meus lados é mais barriga de freira.
E também quero ir a essa peça, vou ganir até me doer a garganta de tanto gostar

 
At 22/10/08 2:00 PM, Blogger Nela said...

Esperem sentados que a coisa precisa de muito ensaio...

 
At 22/10/08 2:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Ensaios? Pra quê? para abanar plumas não é preciso ensaio
KROMO

 
At 22/10/08 2:45 PM, Blogger Nela said...

BÁSICO...!!!

 
At 22/10/08 2:52 PM, Blogger IsaLenca said...

Já sei que correu muito bem e que é um projecto com muitas pernas para andar.
E é na terra da nossa querida Amiga que em pensamento está sempre presente e que, acredito, deu um empurrãozinho!
Lá estaremos com todas as amigas, mesmo com aquelas que neste momento estão numa fase menos boa - até vai ser preciso um autocarro para nos levar à estreia!

Agora, tendo em conta os animais da quinta que sempre andaram por aqui, eu não resisto a colocar uma notícia que comprova a importância das Galinhas. Pois é, vinha no Diário de Notícias o seguinte:

Aviários ameaçam galinhas com 'pedigree'

Três raças de galinhas do Norte de Portugal, em risco de extinção, com menos de duas mil fêmeas, vão ser preservadas geneticamente através de uma investigação científica liderada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que, para tal, vai constituir um banco de germoplasma animal.

Em causa estão as raças amarela, pedrês portuguesa e preta lusitânica, ameaçadas, segundo a investigadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Laura Soares, pela "produção intensiva" de outros tipos de criação, os chamados frangos de aviário. "São raças típicas que se estão a perder. Através deste processo vamos caracterizar os genes destas espécies, avaliar a produção de carne e ovos e a sua qualidade", explicou. Um programa a desenvolver até 2010 e que envolverá cerca de 30 produtores do Entre Douro e Minho. O IPVC, através da Escola de Ponte de Lima, coordenará a investigação, lançada pela Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã (AMIBA).

Esta associação já está a constituir um banco de germoplasma animal para assegurar a continuidade das três raças de galinhas, nomeadamente através da recolha de sémen de galos de cada uma das espécies, a utilizar em situação de "perigo iminente de extinção", explicou Susana Lopes, da AMIBA.

Mais tempo mas melhores

As três raças existem no Norte do País e a ameaça surgiu com o aparecimento dos chamados frangos de aviário. O actual número destas três espécies levou mesmo à criação de um incentivo governamental aos criadores, que recebem 2,80 euros por ano por cada animal. "Enquanto uma raça autóctone precisa de oito meses a um ano para estar pronta para ser consumida, um frango de aviário cresce quase de um dia para o outro", explicam os criadores. "Quem tiver dúvidas acerca da diferença das galinhas criadas ao livre ou fabricadas em aviários, que faça um arroz pica-no-chão com cada uma delas".|

Só tenho pensa de não conseguir colocar as fotos destes 3 belos exemplares!

Bjs

 
At 22/10/08 3:05 PM, Blogger Mimas said...

Oh Isalenca se calhar é caso para dizer que "é um projecto com muitas pe(r)nas para andar"!

Se quiseres manda-me as fotos que eu depois boto-as num novo post.

Obrigada CrisJ pelas notícias e obrigada Kromo pela sua preocupação.

Bjs a todos.

 
At 22/10/08 3:57 PM, Anonymous Anonymous said...

MIMAS, adorei a sua maneira de escrever - «pe(r)nas» - porque prova que é sensível à minha fixação das penas e das plumas!
Mimas.... cada vez me sinto mais embeiçado por si, apesar de achar a Pata uma ave muito gentil.
Mimas, estou desvanecido com o seu agradecimento. Acho que vou já hoje de fim-de-semana porque fiquei nas nuvens. Incapaz de trabalhar... só posso sonhar! Com penas e plumas
KROMO

 
At 22/10/08 5:35 PM, Blogger Mimas said...

Pronto, pronto, não se estique muito! E já ouvi desculpas piores para não ir trabalhar!

Bons sonhos...

Bjs a tds

 
At 22/10/08 5:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Epá este Kromo é mesmo um tipo sem escrupulos! então é preciso meter férias para sonhar?
Até digo mais: a sua plumomania já me está a deixar desconfiado.

 
At 23/10/08 8:32 AM, Anonymous Anonymous said...

Este blog sem duvida ja a algum tempo que o acompanho e parece que faz parte de mim, so quero mandar um beijinho a todas estas mulheres de coragem,
xanasofia ( clube dos pais)

 
At 23/10/08 5:06 PM, Blogger manela goucha soares said...

A minha ida ao ensaio vai ter desenvolvimentos. Serão todas avisadas atempadamente. Beijos

 
At 23/10/08 6:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha olha, deve ser um atempadamente só para as galinhas aposto!
Como sempre nós vamos saber depois do acontecimento, e é se o Kromo vier pedir, que agora é moda fazer-lhe as vontadinhas

 
At 23/10/08 7:47 PM, Blogger manela goucha soares said...

Não se preocupe senhor Pittbull que eu darei notícias aqui. Ficará a saber. O senhor e o seu amigo

 
At 24/10/08 9:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Mas qual amigo? eu não o conheço de lado nenhum, só falamos por causa das galinhas. E por acaso também entra na peça?

 
At 24/10/08 3:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Você é mesmo tinhoso seu cão com pulgas! eu não diria isso de si. E fique a saber que não entro em peça nenhuma porque nem as galinhas me dão confiança pra isso nem eu abano plumas
KROMO

 
At 24/10/08 5:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Dahhhhhhhh, eu estava a perguntar á Manela Prima, você já eu sei que as galinhas não o querem, nem a representar. e não abana plumas mas abana o copinho da cervejola

 
At 24/10/08 9:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha Olha, do outro lado é gatos, aqui é galinhas!!...

Estou a gostar.

No Domingo lá estarei com as novas actrizes do Cão e desta vez não ficarei a apanhar seca no bar, ai não não. Tenho que ir ver com os meu olhinhos o desempenho destas novas estrelas!

Beijinhos a todas.

 
At 24/10/08 9:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Epá... os comentários aqui saem na hora...

Isto é que é trabalho!

 
At 27/10/08 3:28 PM, Blogger manela goucha soares said...

Pitbull e Kromo sobre o espectáculo, penso que o vosso lugar é o de espectadores. Mas a Cristina é a pessoa indicada para vos dar instruções de comportamento em relação ao mesmo

 
At 27/10/08 5:12 PM, Blogger Cristina J. said...

Eu!?????????
Manela, tu não me entregues a estes dois, pela Santinha... oh filha, nem os queremos por lá.
Para criar mau ambiente é desnecessário... está proibida a entrada a animais e não se vendem bebidas alcoólicas no bar.

Já vi que a Xana passou por cá e fez muito bem. É um elemento do grupo de teatro, e percebeu logo que também por aqui há intrusos insolentes e dificeis de expulsar.
Pelo que li no "Cão" Xana até podes levar daqui estes dois...os vossos são menos matreiros.

Bjinhos a todas

 
At 27/10/08 6:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora bolas! Estive eu para aqui a escrivinhar e depois não saiu nada!!

Dizia eu que ainda não sei lá muito bem quais são os mais matreiros, se estes que abundam por aqui, ou os outros do outro lado.

Todavia, cães pittbull nunca fizeram o meu género. Tenho um medo deles que me pelo toda...

Quanto ao Kromo aqui residente... bem... deixem-me primeiro consultar o arquivo..., mas o nome por si só já é muito sugestivo...

Mais uma vez não vi nada do que as meninas fizeram. Estive a tarde toda confinada ao bar.

Tou uma taberneira feita!! Quem diria...

E ao balcão lá fiquei a saber que a Carla conhece uma prima minha, que por acaso também se chama Carla. O mundo é mesmo pequeno...

Beijinhos a todas.

 
At 27/10/08 7:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Estive a reler o texto da Isalenca. Eu já sabia que havia galinhas em via de extinção mas... galinhas, galinhas (e agora refiro-me mesmo a galinhas), não!...

 
At 28/10/08 12:25 AM, Blogger May Alek said...

Adoro passar por aqui e ler o que escrevem. É muito divertido e esses dois senhores são umas figuraças! Nada como umas boas gargalhadas para suavizar o ânimo.
Beijos a todas e sucesso ao projeto!
Maisa

 
At 28/10/08 2:03 PM, Blogger IsaLenca said...

NO DIA 30 DE OUTUBRO VISTA UMA PEÇA DE ROUPA COR-DE-ROSA NA LUTA CONTRA O CANCRO DA MAMA. VAMOS COLORIR PORTUGAL DE ROSA!

No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a Associação Ame & Viva a Vida – Associação de Mulheres Mastectomizadas – promove, no próximo dia 30 de Outubro, o Dia da Mulher Rosa, com o objectivo de chamar a atenção para um problema de saúde pública. Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama, por ano e morrem aproximadamente 1.500 mulheres, por ano, com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos.

De forma a sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce no tratamento do cancro da mama e para acabar de vez com o estigma associado a esta doença, a Associação Ame & Viva a Vida, convida todas as mulheres a unirem-se a esta luta, vestindo, no dia 30 de Outubro, uma peça de roupa cor-de-rosa, no seu vestuário. A par desta iniciativa, irão ainda ser distribuídos folhetos com informação alusiva ao cancro da mama nas 18 principais capitais de distrito.

Através desta iniciativa, a Associação pretende alertar todas as mulheres para a importância de um auto-exame mamário mensal, mamografias periódicas e observação médica anual. Recomenda-se ainda uma vida saudável através do exercício físico regular, uma dieta pobre em gorduras, pouco álcool e sem tabaco.

Fonte:Grupogci

 
At 28/10/08 3:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Xana, para além de ser taberneira, passa a vida a dizer que está sempre no bar, Apresente-se! É o costume de todas as pessoas novas que aqui aparecem. Por isso, apresente-se!
KROMO

 
At 28/10/08 6:48 PM, Anonymous Anonymous said...

ohhhh Kromo, que hei-de dizer de mim?...

Sou nascida e criada em Rio Maior, tenho mais ou menos a idade da Cristina J. (talvez um bocadinho menos), pessoa que eu não via certamente há mais de 15 anos e que voltei a ver graças ao projecto "Mulheres e o cancro da mama" do Quem Não Tem Cão, sou colaboradora nesta companhia de teatro, não sou actriz mas gosto de participar nos exercícios que desenvolvem, descobri recentemente que me divirto mais sendo taberneira do que advogada, graças a Deus até à data não sofri do flagelo cancro da mama, embora este seja um tema que me sensibilize bastante, gosto muito de me rir, e quanto ao resto vou-me apresentando aos poucos. Não podem ficar a saber tudo de uma só vez.... Ora essa!

 
At 30/10/08 6:21 PM, Blogger Cristina J. said...

Olha, nem te vais apresentar mais: fora!
Mais nova que eu?!!! é coisa que se diga aqui em público?

E quanto ao não me veres á 15 anos... tira-lhe aí 2 ou 3 e já tá bom. Mas também para quem andou uma vida inteira a encontrar-se á hora de almoço todos os dias... olha foi um intervalo merecido, ihihih

Bjinhos e sê bem vinda ao blogue da Cláudia

 
At 31/10/08 11:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Querida Cristina, estive a fazer contas e cheguei à conclusão que sou mais nova que tu em 2 anos, 8 meses e 16 dias! Por acaso esqueceste-te que tenho o teu cadastro?!... hihihi

Obrigada e um beijinho para todas.

 
At 7/11/08 7:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, já topei tudo! A Xana trabalha no registo criminal da capoeira. E faz um biscate no bar. Esta também é cá uma bisca...
KROMO

 

Post a Comment

<< Home