super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Tuesday, January 05, 2010

Simplesmente, Lhasa


A cantora Lhasa de Sela, 37 anos, morreu no primeiro dia de 2010, pouco antes da meia-noite, vítima de cancro da mama . in Blitz

"Lhasa sucumbiu a uma luta de 21 meses, que encarou com força e determinação. Ao longo deste período difícil, continuou a tocar a vida daqueles em seu redor com as suas características graça, beleza e humor", pode ler-se num comunicado.•
Lhasa de Sela já estava doente quando gravou o seu último álbum, um trabalho homónimo que ainda chegou a apresentar ao vivo, antes de ter de cancelar todos os concertos, para não prejudicar os tratamentos a que estava a submeter-se. Os seus últimos concertos aconteceram em Maio, na Islândia.
Em Portugal, a "nómada" Lhasa de Sela, nascida nos Estados Unidos mas com profundas raizes no México e nos países francófonos, era uma artista de culto , tendo-se apresentado numerosas vezes nos palcos nacionais."

Por seu turno, Vasco Sacramento, da promotora de espectáculo Sons em Trânsito, escreveu num emocionado comunicado que, das centenas de concertos com artistas estrangeiros que já organizou, "Lhasa de Sela foi claramente a que mais [o] marcou" .

"Não só pela sua voz única ou pela qualidade óbvia das suas canções e dos seus músicos, mas antes pela sua atitude desprendida e diferente do que é habitual assistir em muitos artistas", explica Vasco Sacramento. "Lhasa de Sela não estava interessada no estrelato, na fama ou no dinheiro. Não que quem aspire a isso seja menos válido. (...) Porém, a Lhasa era diferente. Parecia que cantava apenas por imperativo de consciência, sem grandes preocupações com estratégia de mercado. Daí apenas ter deixado três álbuns".
http://www.youtube.com/watch?v=bw6_Ea8GHYQ
Vasco Sacramento lembra ainda a "inesquecível ligação" de Lhasa a Portugal : "Amava o fado, principalmente, claro, Amália, que cantou nos seus concertos em Portugal. Lembro-me das ovações em pé que a sua interpretação de 'Meu amor, Meu amor' lhe rendeu. Foi emocionante. Lhasa adorava Lisboa! Bairro Alto, Alfama, mas também Sintra, Coimbra, etc. Falava-me sempre do bacalhau que gostava de comer em Xabregas, quando cá estava. E o público português sempre lhe dedicou enorme afecto, esgotando todas as salas onde a Lhasa actuou no nosso país".
"Fora dos palcos, Lhasa de Sela era simples e densa . Simples no trato, na forma como lidava carinhosamente com todos. Densa pela profundidade e maturidade que revelava, provavelmente fruto do nomadismo que marcou toda a sua vida", acrescenta ainda Vasco Sacramento, terminando da seguinte forma a sua mensagem: " A Lhasa partiu como sempre viveu. Sem grandes alaridos. Partiu livre. Como sempre viveu" .

Nos últimos anos, vários músicos jovens têm lutado contra o cancro. As estrelas pop Kylie Minogue, Sheryl Crow - http://www.thecancerblog.com/2006/06/19/sheryl-crow-talks-about-how-cancer-changed-her/ e Anastacia – que decidiu compartilhar os seus momentos de maior dor com todo o Mundo, fazendo-se acompanhar por uma câmara de filmar durante todo o percurso da sua doença http://www.youtube.com/watch?v=CzxJQ6vBapk - são apenas alguns dos exemplos de cantoras que conseguiram vencer a doença.

Em http://www.apbspeakers.com/health/cancer-speakers.html?engine=google&keyword=can&gclid=CPjc9fawjZ8CFRsK3god02bWLw poderão ler os testemunhos de celebridades que sobreviveram ao cancro.

5 Comments:

At 5/1/10 2:32 PM, Blogger Lina Querubim said...

Olá a todos!
Lamento por ela e por todas as que já foram apesar da luta! *

 
At 5/1/10 2:47 PM, Blogger IsaLenca said...

Vila Real, 05 Jan (Lusa) -Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) abriu em Vila Real uma unidade de mamografia, que representou um investimento de meio milhão de euros e vai permitir detectar precocemente este tipo de cancro que mais mulheres mata a nível mundial.
O novo serviço foi equipado com um mamógrafo digital directo, o primeiro que a Philips instalou na Península Ibérica, que, segundo o responsável pela unidade, o médico João Nóbrega, permite fazer por leitura directa a mamografia e reduz em 30 por cento a radiação emitida em cada exame.
"Este novo equipamento permite detectar precocemente o cancro da mama devido à sua grande resolução", salientou.
O presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, Carlos Vaz, referiu que a unidade representa um investimento de meio milhão de euros e representa "um passo de gigante" no combate ao cancro da mama na região.
"Muitos cancros de mama já eram detectados num estado muito evolutivo e esta equipa permite fazer um diagnostico ainda numa fase muito inicial, que com outro equipamento não se detectava", frisou.
Em Março, a ARS Norte dá o arranque à segunda fase do programa de rastreio do cancro da mama na Região Norte, que vai contemplar o distrito de Vila Real e será concretizado em articulação com os centros de saúde deste território.
Carlos Vaz explicou que o CHTMAD receberá os casos suspeitos detectados no âmbito do rastreio.
Esta campanha, cuja primeira fase começou em Março de 2009 e pretende cobrir toda a Região Norte até ao final do primeiro semestre de 2011, tem como população alvo as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos.
O objectivo do programa é reduzir em 10 por cento a taxa de mortalidade pelo cancro da mama feminina na região até 2018.

 
At 5/1/10 4:13 PM, Blogger Lina Querubim said...

Estes novos equipamentos para além de detectar mais cedo o cancro dizem que é menos doloroso com as ditas. Venham mais para todos os hospitais!

 
At 5/1/10 5:39 PM, Blogger Alda said...

*

 
At 6/1/10 12:02 PM, Anonymous Anonymous said...

OLA Isa eu sou ANABELA do Sobral conheco bem ARRUDA DOS VINHOS tenho la alguns familiares a viver, EU TAMBEM LA VIVI DOIS ANOS MAS DEPOIS OS MEUS PAIS IMIGRARÃO E EU FOI COM ELES ,QUANDO REGRESSEI VIM MORAR PARA O SBRAL TB CONHECO BEM AS CARDOSA FOI LA VARIAS VEZES A FESTA DE IGREJA QUE FAZIAM TODOS OS ANOS, AGORA NÃO SEI SE AINDA FAZEM, ISTO JA FOI A UNS ANOS ATRAS.BEIJINHOS UM DIA FELIZ PARA SI E TODO DE BOM SÃO OS MEUS VOTOS

 

Post a Comment

<< Home