super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Thursday, February 18, 2010

Direitos e deveres do doente oncológico

Update: Yes!!! Eugénia tem boas notícias “O resultado é benigno!”

Um beijinho especial para as amigas Eugénia, Márcia e Paula (do Canadá).


A Associação Amigas do Peito promove, no dia 24 de Fevereiro, pelas 14 horas, no Anfiteatro Jaime Celestino da Costa, no Piso 2 do Hospital de Santa Maria, uma palestra intitulada “Direitos e Deveres do Doente Oncológico”.

Esta será a 2.ª acção do ciclo de palestras Amigas do Peito, promovidas mensalmente, nas terceiras quartas-feiras do mês.
A Associação tem, ainda, agendadas as seguintes palestras: o papel da enfermagem no cancro da mama (Março); Quimioterapia - o que é? (Abril); Radioterapia - o que é? (Maio); Medicina física e reabilitação na mulher com cancro da mama (Junho); Tardes de Outubro e Santa Maria (Outubro); Tive cancro da mama. E agora? (Novembro); O papel do psicólogo (Dezembro).

Constituída em Abril de 2008, Amigas do Peito é uma Associação Humanitária de Apoio à Mulher com Cancro da Mama. Tem como missão proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado às mulheres com cancro da mama, utentes dos serviços da especialidade do Hospital de Santa Maria.
O objectivo da Associação é a defesa e apoio aos doentes com cancro da mama em todas as fases da doença, nomeadamente, pré e pós-cirurgia, internamento e ambulatório, num esforço para uma melhor qualidade de vida, e também conceder apoio aos familiares e amigos.
Para mais informações consulte: Associação Amigas do Peito - http://www.amigasdopeito.pt/




E hoje é também notícia:

Aspirina reduz risco de morte em vítimas de câncer de mama, diz estudo in BBC
Um estudo americano sugere que a aspirina pode reduzir pela metade as chances de uma mulher que completou o tratamento contra o câncer de mama voltar a desenvolver a doença ou de o mal se espalhar por outras partes do corpo.
Durante 26 anos, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard monitorou a saúde de 4.164 enfermeiras que haviam sido diagnosticadas com câncer de mama e tomavam aspirina regularmente e comparou seus quadros clínicos com o de outras pacientes que não usavam o medicamento.
Segundo a pesquisa, comparadas às mulheres que não tomavam o medicamento, as que tomaram aspirina de duas a cinco vezes por semana reduziram em 60% as chances de metástase e em 71% o índice de fatalidades devido ao retorno da doença. Já as que tomavam semanalmente seis ou sete comprimidos reduziram em 43% a probabilidade de o câncer se espalhar e em 64% de morrer.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/02/100218_aspirina_cancer_vdm.shtml

4 Comments:

At 18/2/10 2:34 PM, Blogger IsaLenca said...

Radioterapia mais curta é igualmente eficaz para cancro da mama
Estudo publicado na revista "New England Journal of Medicine"
Uma radioterapia intensiva durante três semanas é tão eficaz e segura para as mulheres com cancro da mama detectado precocemente quanto os tratamentos radiológicos habituais de cinco semanas, indicou um estudo clínico realizado no Canadá e publicado na revista "New England Journal of Medicine".

No estudo, a equipa liderada por Timothy J. Whelan, radioncologista da McMaster University, no Ontário, avaliou 1.234 mulheres com cancro da mama agressivo submetidas a lumpectomia (cirurgia de remoção do nódulo canceroso e de uma pequena quantidade de tecido que o rodeia). Depois da cirurgia, as mulheres receberam o tratamento-padrão de radiação durante um período de 35 dias ou um tratamento intensivo de 22 dias.

Após 10 anos, o risco de recorrência local do cancro foi de 6,7% entre as mulheres que tinham recebido o tratamento-padrão e de 6,2% nas que receberam o tratamento mais curto. Os resultados foram considerados bons ou excelentes em cerca de 71% das mulheres do grupo de tratamento-padrão e 70% nas do grupo de tratamento intensivo.

Passados 10 anos, as probabilidades de sobrevivência também foram semelhantes: 84,4% no grupo que seguiu o tratamento-padrão e 84,6% no grupo de tratamento intensivo.

Para o líder da investigação, a conclusão da pesquisa modificará as práticas médicas actuais para o tratamento do cancro da mama nas primeiras fases da doença. Contudo, advertiu que o tratamento mais curto não se aplica a todas as situações de cancro da mama. Por exemplo, as participantes do estudo deveriam apresentar nódulos linfáticos axilares negativos e margens limpas de cortes. In MNI

 
At 18/2/10 4:34 PM, Blogger Isa said...

O amigo Alberto do blog Escritos dispersos, vai falar nessa palestra.
Pena n poder estar presente.

 
At 19/2/10 1:52 PM, Blogger IsaLenca said...

Evento no Dia da Mulher ajuda a luta contra o cancro
A comemoração do Dia da Mulher terá lugar no Hotel Caracol em Angra do Heroísmo, sendo que os fundos angariados revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Dia da Mulher, que se assinala a oito de Março, vai ser celebrado com um evento especial no Sábado, dia 6 de Março, sendo que parte das suas receitas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O local escolhido foi o Hotel Caracol, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira e as inscrições têm um custo de 10 euros por mulher.
O programa é diversificado e inclui vários workshops. Depois da recepção às mulheres, às 14h00, há um workshop sobre nutrição, realizado pelo Centro Mythos, às 14:30, uma conferência promovida pela Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, às 16:30, e uma campanha de sensibilização da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O programa inclui ainda um coffee-break e alguns sorteios de presentes oferecidos pelos patrocinadores do evento. De realçar que a festa está limitada ao número de lugares disponíveis e ao sexo feminino.
Os bilhetes estão à venda no Centro Mythos, na Rua Direita, na Alquimia, no Edifício Cortes Real, no ginásio Go Fit, e no Salão Image Moment, na Praia da Vitória.
in JornalDiario

 
At 20/2/10 1:16 PM, Anonymous Anonymous said...

marcia diz:

isalencaaaaaa,muito obrigado pela força e torcida por mim,que deixou em vários blogs...obrigado mesmo!
estou me recuperando bem,a cicatrização está boa(o corte foi imenso),agora é esperar cicatrizar e depois começar a encher o expansor,para mais para frente fazer outra cirurgia de reconstrução...que confesso não tenho pressa nenhuma....haja cirurgias(serão 4 ao total,em desde dez de 2008),mas graças a Deus ,com sucesso.
SG´s...muito obrigado pela força!!
muitos beijinsss agradecidos e um ótimo final de semana

 

Post a Comment

<< Home