super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, November 26, 2010

Histórias sobre o cancro da mama


Histórias sobre o cancro da mama no CCC
hoje no Gazeta das Caldas
A peça “Rosa Esperança” que aborda o cancro da mama, doença que mata quatro mulheres por dia em Portugal, foi representada no CCC, a 6 de Novembro.
“Começámos há cerca de três anos com este projecto porque a minha mãe e duas amigas sofreram de cancro da mama. Uma delas, a Cláudia, veio a falecer”. São palavras de Rui Germano, o encenador desta peça que já foi apresentada, sempre com sucesso, em várias cidades portuguesas.Durante a doença da sua amiga, foi criado um blogue que permitia aos amigos “saber como ela estava e onde se partilhavam preocupações sobre a doença”. Ora tal blogue – Super Glamorosas – tornou-se num importante local de encontro e foi naquele espaço que se começou a desenhar a ideia de Rosa Esperança .
“Quis fazer algo diferente das campanhas cor de rosa que pintam o cancro como se fosse uma simples constipação e alertar para a importância da prevenção”, disse o encenador. Assim começou a experiencia de um laboratório teatral, onde se recolhiam, uam vez por semana em Rio Maior, os testemunhos de mulheres que tinham sofrido de cancro. Depressa se chegou à conclusão que ser queria subir a um palco, contando uma história que tem elementos comuns a quem passou por aquele problema. Entretanto “Rosa Esperança” há muito que deixou de ser apenas uma peça de teatro. No mês de Outubro foi lançado um vinho com o nome do projecto. Este foi dado a conhecer recentemente no Bairro alto Hotel e é uma parceria com a Casa Ermelinda Freitas de Palmela.Em breve será apresentada uma fotografia de grandes dimensões (com cinco metros por 2,50) com o retrato de toda a gente que entra na peça e que tem como objectivo, mais uma vez, chamar a atenção para a prevenção da doença. Trata-se de uma trabalho da dupla madeirense DD&Arte. Em simultâneo ao projecto teatral há uma exposição de fotografia itinerante, um projecto em parceria com a Oficina da Imagem em que os alunos retrataram as mulheres protagonistas. A mostra pode ser vista actualmente no Hospital de Sta. Maria. A caldense Alda Caetano, 58 anos é uma das protagonistas desta peça. “É muito importante que a mensagem passe e que leve mais mulheres a estar atentas e a ir ao médico. A prevenção é fundamental”, disse. Já para Maria Manuel Almeida, 61 anos, e que mora há vários anos em Alcobaça, “Rosa Esperança” mostra que “não somos coitadinhas, que passámos um problema e que conseguimos superá-lo”. Aquela actriz contou que é a quarta mulher na sua família a sofrer de cancro. Carla Pedro, 42 anos, é de Lisboa e diz que as pessoas que sofreram da doença “identificam-se com a história que é contada em palco”. Na sua opinião, “ver sete mulheres que superaram o cancro e que estão bem, dá uma força enorme”, rematou.

Vinho Rosa Esperança já se pode adquirir em Lisboa e Torres Vedras!
Informação:Pontos de venda do Vinho Rosa Esperança:

Lisboa - Living Wine - Centro Comercial Roma - loja 46 - Av. de Roma 48 B - 911 083 976.

Torres Vedras - Garrafeira S. Pedro - R. Almirante Gago Coutinho nº 9 - 261 322 916.


1 Comments:

At 26/11/10 11:45 AM, Anonymous Anonymous said...

E tudo cpmeçou aqui...
Is@

 

Post a Comment

<< Home