super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Tuesday, November 16, 2010

Movimento Partilha


Muitos parabéns para a Gigi - que conte muitos e muitos!!

Hoje as nossas amigas, Nela e Gigi estiveram na Edição da Manhã da Sic Notícias para explicar o que é o Movimento Partilha.

O que é?

O Movimento Partilha inspira-se no modelo de intervenção social, possibilitando a ligação entre doentes oncológicos em remissão e doentes activos.
É um movimento da sociedade civil, que não se confina a espaços físicos nem a horas marcadas. Pretende ser uma plataforma que junta pessoas, possibilitando assim ajudá-las, beneficiando da experiência e dos recursos do Projecto Luz - Associação Portuguesa de Apoio a Doentes Oncológicos.

Perfil do Padrinho

Os “Padrinhos” são doentes em remissão que estão disponíveis para apoiar, orientar, conversar e dar esperança a novos doentes com a mesma patologia. Poderão falar das suas lutas e das suas vitórias, partilhando aquilo que é o elo de ligação entre os dois: a experiência de passar por uma doença desta natureza.
Não se trata de um substituto das orientações médicas ou psicológicas dos profissionais. O objectivo é dar apoio ao doente oncológico, ser um ombro amigo e dar esperança, projectando um caso de sucesso.

Perfil do Afilhado

Os “Afilhados” são doentes oncológicos com a doença activa. Beneficiam da experiência do Padrinho, colocando dúvidas e partilhando experiências, sabendo que existe quem tenha algumas das respostas aos momentos mais angustiantes pelos quais passa e que está sempre disponível para ouvir.

Como me posso tornar Padrinho? E Afilhado?

Basta contactar-nos e identificar-se como potencial Padrinho ou Afilhado, indicando a sua doença oncológica e a zona de residência.
Os Padrinhos serão sujeitos a uma entrevista com um psicólogo voluntário do Projecto Luz, sendo feita uma avaliação do seu perfil, garantindo assim que estão cientes do seu papel e do tipo de intervenção que se pretende junto do afilhado.
Por fim, é proposto um encontro entre potenciais Padrinhos & Afilhados, que deverão ser pessoas que partilham a mesma patologia e, preferencialmente, vivem na mesma zona geográfica.
Depois deste primeiro encontro, cabe a ambas as partes decidir se querem avançar com esta ligação. Ou, caso não tenha havido empatia, recomeçar o processo.
A nossa certeza é de que é muito mais difícil fazer esta travessia sozinho.

Projecto Luz - Associação Portuguesa de Apoio a Doentes Oncológicos+351 96 477 57 57, projluz@gmail.com , http://www.projectoluz.com/

5 Comments:

At 16/11/10 11:27 AM, Blogger Nela said...

Obrigada, Isalenca!
beijinhos

 
At 16/11/10 12:23 PM, Blogger Gigi said...

Muito, muito obrigada.

beijocas.

 
At 16/11/10 12:55 PM, Blogger Mimas said...

Muito bom, gostei muito de vos ouvir, tempo de antena bem empregue, espero do coração que dê frutos.

Parabéns Gigi, que contes muito s e com saúde!

E parabéns Nela, 5 anitos...big number!

Bjs a tds

 
At 16/11/10 10:31 PM, Blogger Cristina J. said...

Só agora tive oportunidade de ver o video e gostei bastante.
O tempo que lhes deram foi o bastante para explicarem o que é este Movimento Partilha e o Projecto Luz.
Acredito que os afilhados subam muito acima do nº 3 depois desta oportunidade.
Desejo todo o sucesso para esta iniciativa.

Gigi muitos parabéns... espero que tenhas recebido o meu sms.

Bjs a todas

 
At 19/11/10 6:10 PM, Blogger Especialmente Gaspas said...

Não tive oportunidade de ver :(

 

Post a Comment

<< Home