super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, January 19, 2007

O que vou fazer

Ontem foi um dia em cheio, entre hospitais, que é sempre uma coisa boa!

Logo pela manhã fui fazer análises aos Capuchos. Às 11 horas lá fui para a consulta de radioterapia na clínica Dra. Natália Chaves, em Carnaxide. Fui vista pelo Dr. Justo (um espanhol, bastante giro, por sinal...) e depois de examinar as coisas e a minha pessoa, conclui que tenho de fazer radioterapia sem parar a quimioterapia! Fique muito mais descansada, confesso que estava um bocado preocupada com a ideia de parar a quimio (como se fosse uma coisa boa...). Vou começar já na próxima 5ª feira os tratamentos.

Depois, voei para os Capuchos (já atrasada) e lá fiz a quimio. Chega ali ao meio (são 4 horas!) começa-me a dar uma soneira!!! Fartei-me de dormir!!! Até sonhei! Uma senhora que estava ao meu lado diz que ressonei e tudo! Vejam bem a figura! Enfim, coisas para as quais me estou a ralar, em boa verdade!

Às 8:00h voltei fui a Miraflores fazer o TAC de planeamento da radio. Fiquei um pouco preocupada porque disseram-me que tinha um derrame pleural, um bocadinho de líquido no pulmão. De facto ando com tosse. Mas hoje fui à Dra. Conceição e ela descansou-me. Diz que isto pode ser consequência da quimio, e vir a desaparecer com o tempo. De qualquer modo, dia 31 faço outro TAC e logo se confirma.

Ela ficou muito contente por o Dr. Justo ter aceite fazer as duas coisas, parece que estava renitente. Depois viu-me e deve ter achado que eu tinha cara de aguentar as duas coisas (ou então viu os exames e o relatório de Navarra...) e lá decidiu avançar em conjunto.

Hoje ainda estou mais ou menos bem disposta, já sei que a ressaca é mais tarde.
Darei mais notícias depois.

23 Comments:

At 19/1/07 5:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Espanhóis giros fazem bem à vista... mas não vás ressonar para o pé do homem!!! beijos

 
At 19/1/07 6:12 PM, Blogger BiChOs Do MaTo said...

Tão bom...........ainda bem que vais fazer os dois ao mesmo tempo....é porque realmente és uma mulher forte...
Olha eu fracota que sou tive que esperar um mês, só depois iniciei a radio.
Olha Claudia,
gostava que pusesses algo no teu blog sobre o problema do pai do André.

http://ajudarnaocustanada.com.sapo.pt/
http://silvavanda.blogspot.com/

obrigado e beijocas grandes
Lara

 
At 19/1/07 6:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá "miúda", o teu gosto pelos espanhóis não era tão forte pois não? Essedeve ser muita bom! e isso verdade seja dita sempre soubeste apreciar, aproveita e regala o olho. Já agora recomenda-lhe o restaurante das sevelhanas, sabes se ainda está aberto? o do Chiado... quando quiseres voltamos lá, sim é isso sou a Ana. E estou a torcer por ti. Beijicas boazona.

 
At 19/1/07 7:28 PM, Blogger Nela said...

Bom! Ainda bem que está tudo a correr em grande na direcção da tua cura.

Relativamente ao Dr. Justo, sei muito bem quem é. Cada vez que ele passava nos corredores era ver as meninas todas a virar a cabeça até ficarem com torcicolo. Eu incluída! E a voz dele? Era bem simpático e dizia, como dizem os espanhóis: Ôlá...

Os tratamentos fazem muito melhor com um espanhol de um metro e noventa a dizer Ôlá...

Bom, Cláudia, deixa-te disso, vá... Envia-me um mail, para as combinações do Encontro e as outras Glamorosas não querem ir?

Beijinhos e força para esta batalha a dois níveis.

 
At 19/1/07 7:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Boa sorte Claudia.
Estou a torcer por ti e apesar de nao perceber nada sobre tratamentos tambem fiquei contente por ires atacar em todas as frentes ao mesmo tempo.
E claro que e facil falar ne?
Força.
Beijinhos linda,
S.

 
At 19/1/07 9:26 PM, Anonymous Anonymous said...

Claro, que mulheres da tua força "só" podiam aguentar....prá frente. Beijinhos (mulher do norte)

 
At 19/1/07 11:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Onde estiveres
Eu também estarei
Para te dizer que és
Para me ensinares o que eu não sei
Para te fazer feliz
pede-me tudo o que quiseres
Só não me peças
que te esqueça. Jamais o farei!

 
At 20/1/07 8:51 AM, Blogger Anixinh@ said...

Ola , Claudia
bom dia
Fico feliz que vais fazer a quimo e a radio junta isso é bom sinal , só podias uma mulher forte como tu não se esperava outra coisa, eu tambem comecei ontem mais uma batalha hoje ´já estou a trabalhar sinto bem por enquanto só um pouco sonolenta mas isto passa,
Amiga a tua cura está pertinho , força muita força , é o que eu mais te desejo
beijinho grande

 
At 20/1/07 11:57 AM, Anonymous Anonymous said...

Bom dia Cláudia. Fico feliz por perceber que continuas com a confiança em alta (foi algo que nunca te deixou), e antes de mais quero dizer-te que fico muito feliz por saber que continuas a não dar tréguas a essa "porcaria".
Depois fica a saber que só tu me farias meter nestas coisas de blogs... (sou uma naba nisto) já tentei enviar mensagens 3 vezes e só com a ajuda da Ritinha é que eu me entendo (isto é uma vergonha!!!).
Aqui em casa estamos todos a torcer por ti, todos os dias falamos sobre o assunto e pedimos para que tudo se resolva da melhor forma e o mais breve possivel.
Quando li os comentários das várias pessoas ao que tu vais relatando fiquei emocionada, porque de facto qualquer palavra de incentivo nestes momentos é de ouro, mesmo de quem não se conhece pessoalmente e a essas pessoas eu também desejo melhoras.A ti já sabes: força e mais força para venceres esta fase menos boa.
E já agora... que história é aquela do médico espanhol? não acredito que nem no hospital tu de deixes dessas coisas!!! (mas se ele é assim tão bom para a próxima vou contigo).
Hoje já deves estar a sentir os efeitos do tratamento, não deve ser um dia muito bom para ti ( pensa no espanhol!) por isso um grande beijo e até breve.
Cristina Jordão

 
At 20/1/07 3:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Boa Cláudia, atacando de todas as frentes e em português e espanhol. Nada como uma boa soneca e arregalar a vista! Força com os tratamentos e continua sempre a arregalar o olho! Faz bem à alma! Bjs.
IsaLenca

 
At 21/1/07 7:39 PM, Anonymous Anonymous said...

Claudia,

Um beijo para ti!

 
At 22/1/07 12:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Claudia,

Fico contente por conseguires fazer os tratamentos em simultâneo.
São boas notícias, e essas são sempre bem vindas.
E como um espanhol de 1.90m,com uma bela voz a dizer "olá", os tratamentos seguramente que correm melhor!!!!
Um grande beijo para ti.
Zé(Henrique)

 
At 22/1/07 3:22 PM, Blogger Mimas said...

Amiga, acho optimo que finalmente te mandem fazer as duas coisas. E desculpa ser mais uma a opinar palpites mas acho também que devias ver bem isso do liquido no pulmão pois mesmo não tendo nada a ver com o resto são sempre coisas que têm de ser tratadas atempadamente para evitar complicações futuras. Não deixes andar...

Quanto ao médico espanhol giraço, tens cá uma tendência! Este consegue pôr para trás o Dr. Cateter?!

Beijo grande e aguenta firme a dose dupla que aí vem. Mimas

 
At 22/1/07 5:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Claúdia, vi a referência ao teu blog na revista do Expresso e vim dar uma olhada. Nós estivemos juntas na minha festa de anos em Julho no Algarve há três ou quatro anos. Eu sou amiga da Manela e tu deste-me um incenso do meu signo. Estavas quase a lançar a tua empresa. Tenho perguntado à Manela por ti, mas com o blog é mais fácil acompanhar os progressos. Impressionada com a tua força.
Bjs
Paula

 
At 22/1/07 11:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Ainda bem que vais fazer a quimio e a rádio ao mesmo tempo. Força tu aguentas, mas muita atenção a esse derrame pleural, não deixes passar tempo e pede que te façam uma biópsia ao liquido já, e que te comecem a tratar sem deixar arrastar porque eu sei que as pleuresias são muito frequentes nos doentes com cancro e quanto mais cedo forem tratadas melhor o prognóstico.

 
At 23/1/07 11:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Cláudia, espero que esteja já recuperada da "ressaca" da quimioterapia, bem como da biópsia que fez na passada semana. Pelo que percebi, essa biópsia é muito importante porque do seu resultado dependem caminhos de quimioterapia ligeiramente diferentes, portanto a próxima quimio já deve ser 100% ajustada ao seu caso.

Esta biópsia da passada 6ª feira é um bom exemplo do tempo que a Cláudia tem deixado fugir das suas mãos, facto a que me tenho referido com frequência porque, nunca é demais dizer, o TEMPO está sempre contra as doenças oncológicas. Senão repare como passou tão facilmente 1 mês desde que foi a Navarra, e também como já fez alguns tratamentos de quimio sem ter a certeza de que lhe está a ser administrada a composição de quimioterapia mais adequada. Se Deus quiser, os médicos estão já a dar-lhe a fórmula certa para si, facto que só ficará comprovado, segundo percebi, com o resultado da tal biópsia da semana passada, mas - desculpe-me a franqueza - não entendo como é que conseguiu viver descansada este mês sem ter essa certeza.

Quanto ao líquido do pulmão, ainda bem que não sou a única pessoa a achar que o devia mandar biopsiar de imediato. lembre-se que TEMPO É SAÚDE e lembre-se também que o tempo é a única variável que a Cláudia consegue manipular. Imagino que esteja exausta com tantos acontecimentos, bem como com tantas voltas nos hospitais todos da cidade, mas o seu descanso no momento actual de nada serve para a sua cura, enquanto o seu cansaço pode avançar qualquer coisa!

Uma sugestão: porque é que não se entrega aos cuidados dos médicos de Navarra, que além de parecerem estar na posse de algumas certezas, fazem todos os actos médicos dentro do mesmo hospital? Pense nisso porque, no seu caso, me parece que o provérbio é ao contrário... e dinheiro pode ser tempo!

Rápidas melhoras e oriente essa sua força toda para o processo médico! Se é mulher para mover montanhas, tal como testemunham os seus muitos amigos, ponha os médicos todos a MEXER MAIS DEPRESSA!

 
At 23/1/07 11:42 AM, Anonymous Anonymous said...

O Survivor fez um comentário muito sensato. Força

 
At 23/1/07 6:52 PM, Blogger bebias said...

Com o devido respeito pelo Survivor pela Rosaflor e até pela Mimas , acho que não estão a avaliar bem o caso da Cláudia. Desde o primeiro dia em que lhe apareceu a doença, nem a Cláudia, nem médicos portugueses pararam um só minuto. Fizeram análises, biopsias, operaram, fizeram quimioterapia, e nunca, nunca ficaram em impasse algum. Se uma quimio não funcionou logo, depressa passaram para outra. Se mesmo essa não parecia resultar, mudaram o anti-biótico, analégésico, anti-inflamatório. Retiraram os ovários como precaução, fizeram as análises que agora estão a repetir, interromperam consultas, férias, fins-de semana, sempre que a Cláudia precisou deles, eles estiveram ali.
Quando, nas últimas semanas de Dezembro, os médicos que a tratam pareceram confusos, deram à Cláudia todo o apoio possível para ela ir para Navarra. Enviaram exames e relatórios e puseram o Sistema Nacional de Saúde, esse que toda a gente adora dizer mal, mas que com a Cláudia nos apercebemos que quando é necessário, não há listas de espera algumas,completamente disponíveis para ela. Com os relatórios de Navarra, eles imediatamente mudaram a quimio, as drogas, o famoso Taxol e logo ela começou os tratamentos. Não houve filas de espera, houve só o tempo necessário para passarem três semanas desde a última vêz que tinha feito a quimio.
O que é que ela ganharia em fazer tudo isto em Navarra? Ficar sózinha e mal disposta num qualquer quarto de hotel? Conseguiria ela fazer 2 quimios numa semana em vêz de uma? Não, é um absurdo! Sei que é fácil darmos conselhos quando achamos que os outros não estão certos, mas neste caso concreto, amigos blogueiros, não me parece que seja o caso. Nem a Cláudia é de baixar os braços, nem nenhum médico que a tem acompanhado, me pareça que o seja.
Vamos aguardar e tudo vai correr bem. A Cláudia perecisa de confiança e serenidade, não precisa de modo algum, que duvidemos de quem a esta a tratar e bem.Não quer isto dizer, que oiça outras opiniões. Já o fez e pareceu-me que os médicos que a acompanham, as ouvem. se precisar de mais, claro que ela vai lá. Mas, o que a Cláudia não pode, nem deve, e agora muito menos, interromper os tratamentos para ir à china uma semana, só porque parece que há lá algum médico muito bom...Já não é bem assim, amigos blogueiros. Os portugueses adoram achar-se sempre os piores do mundo, mas há certos aspectos e a medicina até é um deles, em que não somos e isso é preciso aceitar com uma realidade e não ficarmos todos a fazer de treinadores de bancada.
Beijinhos e não levem a mal!O caso da Cláudia é mais complicado do que os outros, mas não me parece que a Lara, a Manuela, a Alda e tantas e tantos outros, estejam arrependidos/as por não terem ido para Navarra.....

 
At 24/1/07 12:36 PM, Anonymous Anonymous said...

A amiga Bebias talvez esteja a extrapolar. Ninguem disse - nem pensou - que a Claudia baixou os braços na luta contra o cancro. E também não é a qualidade dos médicos portugueses que está em causa...
O que interessa é reflectir sobre todas as formas de combate á doenção. E isto é um sitio onde podemos falar e reflectir...

 
At 24/1/07 2:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Clau, querida, pelo comentário da amiga Bebias, parece-me de facto que estás muito bem acompanhada, alíás sou das pessoas que acho que os médicos(enfermeiros, etc.) portugueses (quando não se preocupam com o orçamento do hospital) são fantásticos e fazem autenticos milagres, o que muitas vezes é necessário é ter sorte ou conhecimentos para nos retirar do meio da confusão que é o nosso sistema de saúde, mas passada essa etapa, só não fazem ou recomendam aquilo que não conseguem mesmo adivinhar (eu posso comprová-lo, sou um caso desses, hoje estou muito bem mas este verão podia ter morrido ou ficado com gravíssimas mazelas e a rapidez de diagnóstico e de tratamento curou-me a 100%), no caso da Claúdia, tudo isto já foi utrapassado, ela já faz parte do sono (ou falta dele) de muitos médicos, então temos que os deixar actuar para conseguir o tão desejado milagre, mas também acho que a Cláudia já percebeu isso, ela é muito viva. Força miúda, também já tens a necessária SABEDORIA para saber que a serenidade e a paciência são essenciais à cura. Força, estou a rezar por ti.
Sim porque tenho Fé e acredito que há forças muito superiores a nós e que só porque nos dão liberdade (e não andam a fazer milagres permanentemente) é que nos fazem CRESCER convivendo com a dor. Tu sofres muito, mas sei que já ÉS muito mais que já eras, e já outros à tua volta, ao verem o teu exemplo de força também já cresceram contigo. Beijinhos MUITO MUITO GRANDES e CHEIOS DE FORÇA. Clau Obrigada.

 
At 24/1/07 6:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Confesso ser esta a primeira a vez e até ao momento única que participo num blog. Ao contrário de muitos de nós, tenho o privilégio de conhecer pessoalmente a Cláudia, e posso mesmo dizer, de ter com ela passado momentos muito agradáveis.

Devo à Cláudia uma atitude de grande generosidade, quando aceitou ajudar-me num desafio a que me propus.

Muitas vezes senti dificuldade em fazer os comentários porque a próximidade que sinto é maior do que a intimidade que tenho (atenção, comecei a comentar quando quase só as grandes amigas o faziam).

Esta grande introdução, é para me justificar, de intervir num comentário colocado por uma das fundadoras. No entanto não acredito que a Bebias, tenha tido por algum momento, a intenção de condicionar o debate. Desde que aqui participo, sempre senti que, mesmo dirigido à Claudia, o Blog não descura o seu potencial, em ajudar as mulheres e familiares que neste momento se debatem contra esta doença, e a todas nós, que podemos vir a passar pelo mesmo.

Não acredito, nem assim entendi, que aqui alguém queira correr o risco de destabilizar a Claudia, mas antes dar-lhe força e dar o contributo que estiver ao nosso alcance. Um beijinho para todos e um especial para a Cláudia.
Paula

P.S. Aproveito o registo em que estou, para perguntar - quem és tu Hartolas. Surviver, és homem ou mulher?

 
At 24/1/07 6:47 PM, Anonymous Anonymous said...

O Hartolas é a grande incógnita deste bloque??
Palpita-me que é homem, jovem, gay, e pouco ocupado
O Survivor terá de continuar o misterio para manter o glamour...

 
At 25/1/07 9:39 AM, Blogger Anixinh@ said...

OlA Claudia , espero que esteja tudo a correr pelo melhor , como não tens dado noticias eu vi aqui ao teu blog para mais uma vez te dar um grande beijinho de carinho , força e amizade.

Amiga Bebias , em relação ao teu comentário , podes crer que tens razão, nestas situações não há listas de esperas , não há ferias , nada ...

E podes crer que eu tambem tenho sido muito bem tratada por os nossos profissionais , que tem estado sempre muito alertas com a minha situação e dando me sempre o melhor tratamento possivel , ainda agora cerca de 1 mês os meus valores dispararam a pet deu novamente metastases e passada 1 semana eu já estava a fazer novamente quimo , e não há nada melhor que estarmos perto que quem nos ama , e para a nossa situação é sempre melhor estarmos onde nos sintamos bem ,
Desculpa bebias todo este relatório mas é só pra que todos saibam que em portugal há muitos bons profissionais de norte a sul (eu falo do sul)

Um beijinho grande para ti e obrigado

 

Post a Comment

<< Home