super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, February 09, 2007

Resposta a vários

Tenho estado a evitar dar uma resposta às diversas conversas que se cruzam nos comentários deste blog, mas queria esclarecer algumas coisas.

Primeiro, eu falo com muita gente, umas que aparecem neste blog, outras que apenas o lêem e outras (sobretudo as mais velhas) que apenas sabem da sua existência. Como podem imaginar, essas pessoas dão opinião, conselhos, conversam comigo. E essas conversas, na maioria dos casos, não têm nada a ver com os comentários deste blog. São conversas mais sérias, são conversas no sentido de procurar alternativas. Aquilo que eu passo neste espaço é uma pequena parte de mim. Quem me conhece sabe bem! Ou acham que eu não choro? Que não me sinto desanimada? Que não penso que posso morrer e até lá estar em sofrimento? Só se fosse muito tonta e pouco inteligente.

Este blog anima-me, dá-me força, é um momento de lazer e descontração para mim! É bom vir aqui ler as palavras de força, de carinho, de amizade. Fazem-me sentir melhor!

Por tudo isto, e espero que fique claro e que ninguém me leve a mal, gosto mais de ler os comentários de ânimo e força que os comentários de conselhos sobre a doença. Estes últimos oiço-os pessoalmente, da boca das pessoas que me conhecem bem e me acompanham quase nas 24 horas do meu dia.

Surviver, Joaninha e outros, aprecio a vossa preocupação, fico muito sensibilizada com ela, mas tudo o que disseram eu já ouvi, já falei, já discuti com as pessoas perto de mim. Estou doente há 10 meses, já deu para tudo!

A intenção deste blog é ser leve, animar, falar de coisas sérias com um pouco de humor. As outras coisas mais sérias também as ouço, mas prefiro que aqui seja o meu espaço de lazer, de ânimo e de amizade.

Obrigada a todos e espero que não me levem a mal!

9 Comments:

At 9/2/07 2:56 PM, Anonymous Anonymous said...

És realmente uma pessoa especial. Paula

 
At 9/2/07 3:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Esperar por ti.
Pensar em ti, no vazio do silêncio.
Procurar em cada mulher,
um pouco, do muito que tu és,
e nada encontrar!
Esperar todos os dias por ti,
é continuar a viver,
para um dia te ter.

 
At 9/2/07 3:39 PM, Blogger Mimas said...

Por alguma coisa esta mulher é a Presidente "do blog" e quiçá chegará a "da República! Quanto a mim ficou tudo esclarecido, de uma forma brilhante. Beijo enorme da tua Amiga que te continuará a apoiar em todas as vertentes que aqui falaste, dentro e fora deste blog e com muito orgulho, Mimas.

 
At 9/2/07 3:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Mensagem recebida, Cláudia. Fique tranquila, não a vou atormentar mais com conselhos e sugestões. Compreendo tudo e nada levo a mal. Quem convive com doentes oncológicos e quem já leu uns livros sobre a vida de doentes oncológicos aprende, antes de qualquer outra coisa, que o doente oncológico tem que fazer uma opção de vida de extrema dificuldade. E a Cláudia já tomou a decisão de entregar a sua vida às mãos dos médicos que a acompanham em Lisboa, sem querer "perder" tempo a perceber tudo o que se vai passando e a disfrutar de cada dia que passa da melhoir maneira.

É bastante comum até, nesta doença, que o doente não queira “perder” tempo a estudar mais sobre as quimioterapias, sobre os meios de diagnóstico, sobre as experiências que se fazem neste país e neste mundo... só essa decisão justifica que a Cláudia diga que já ouviu todas as sugestões e opiniões da sua família e amigos. Mas, por favor, mantenha a clarividência e não se deixe convencer que a família e os amigos, por muitos que sejam, já a elucidaram sobre tudo o que existe! Senão repare que se passaram 10 meses e parece não haver ainda um vislumbre de solução passível de a curar.

Enquanto doente, eu tomei a opção que está no extremo oposto da sua: a dos “estudiosos”, que tomam efectivamente conta da sua própria vida e que não a entregam a ninguém nunca; que só fazem cada coisa depois de muitíssimo bem explicada, depois de considerar alternativas, depois de fazer o devido trabalho de investigação. É verdade que eu podia ter morrido sem ter gozado cada dia que ia passando pela minha doença, mas também é verdade que usei esses dias todos na minha batalha de conhecimento e que, agora, tenho o resto da vida para gozar.

Vou rezar por si e voltarei a consultar o seu blog para saber como está. Espero encontrá-la durante MUITO tempo e espero ouvi-la falar, quanto antes, como ex-doente.

Que Deus a acompanhe.

 
At 9/2/07 4:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Ena pá, vai buscar! Agora é que o survivor pos o dedo na ferida... haja coragem para chamar as coisas pelos nomes. A irmandade de galinhas (saudáveis, felizmente para elas!) vai cantar outra vez os cânticos da amizade (todas abraçadas de isqueiro na mão), o que vai ser optimo porque a Cláudia quer mesmo no meio disto tudo é divertir-se.

Tenho lido este blog desde que saíu no expresso e subscrevo tudo o que foi dito pelo survivor. Mas ó survivor, tu próprio explicaste que a Cláudia não quer ouvir nada e que já decidiu. Ela só quer mesmo viver da melhor maneira cada dia que passa, sem ter que se preocupar com os detalhes da doença e acima de tudo sem querer pensar quantos dias é que isso vai acontecer. também sei que é uma atitute muito geral entre os doentes de cancro, acreditar que só os médicos sabem tudo e que o resto da natureza humana não pode opinar nada sobre saúde.

Subscrevo 100% o survivor, também sou dos que escolheram ficar do lado dos estudiosos, não havia fórmula de quimio que eu não soubesse de cor e salteado, não havia "novidade" nenhuma que eu não exigisse de imediato uma biópsia, NUNCA nada foi suficiente para mim até ao dia em que me decretaram a CURA. Aí, sim, é que é bom ouvir os médicos e poder ficar e^m silêncio e em paz! É realmente muito bom pensar que tenho o resto da vida para gozar, sabe mesmo bem.

Como a Cláudia só quer mesmo é passar um bom bocado, sugiro que as pessoas mais divertidas deste blog voltem - o kromo, a joaninha, a patachoca - o hartolas é um chato do caraças, toda a gente fala com o gajo e o gajo só manda versinhos e quadrinhas... que enjoo pá.

E agora que o survivor parece que se vai retirar (porque não deve ter tempo, como nós, para conversas da treta), não resisto a assinar survivor2 (porque também sou) e aguardo que a ordem das bem-aventuradas me caia em cima com os seus mantos cor de rosa a disparar raiozinhos de amizade aos corações cheios de laços.

 
At 9/2/07 4:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Como te entendo.......O que é preciso é espantar os fantasminhas;eu alinho na tua filosofia de vida. Há fantasminhas de muita qualidade, filhos doentes, maridos rabujentos, mas nós vamos prá frente, sempre......

É fantástico este blog, isto é uma corrente de esperança, para todas nós; e vê como te queremos, esperamos as tuas noticias, como nós ficamos sempre felizes quando vemos ou deduzimos uma frestinha duma janela a abrir-se a dar-te ânimo.

Beijinhos, beijinhos, todas estamos contigo. Confia

(mulher do norte)

 
At 9/2/07 5:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Kromo... até pareces o meu sub-director a falar connosco nos dias Sim!! Fizeste-me rir... e obrigado por isso.
Agora para o Survivor: olhe que eu gosto de me rir. Mas eu (que sou a Manela prima da Cláudia, já que neste blogue navegam várias Manelas), concordo consigo que é preciso encarar a dinâmica da doença com espírito crítico, racional e analítico. Mas também com ânimo - e isso acho que a minha prima tem feito das tripas/coração, para se aguentar à tona de água. Naquele nível em que o importante é mantermo-nos à superfície.
Mas volto-lhe a dizer que concordo consigo em muita coisa. Não acredito em forças superiores, até porque a doença da Claudia - e outras ocorrências dos últimos anos - me têm tornado cada vez mais agnóstica. Ou pelo menos estou a caminhar para isso...
Mas, ACREDITO NA ENERGIA. Não, numa energia superior, mas aquela que vem para dentro e se alia à medicina, à ciência e aos medicamentos no caminho da cura.
Hoje falei com um médico meu amigo que me esteve a explicar - para uma leiga (e galinha como diria o Kromo) que sou - a historia da resistência às taxinas. Desde quarta-feira que precisava de entender isto como deve ser. Se a revisão das lâminas confirmar este cenário é preciso encontrar um quimio alternativa.
SURVIVOR, não se vá embora. Eu acho que os seus comentários são sisudos e sensatos.
E agora, um toque de glamour: falemos de gajos bonitos, Meninas! Leiam o conto do Mia Couto na Unica e vejam as fotos do mesmo do Antonio Pedro. E se tiverem muita pachorra leiam a minha reportagem. Mas não percam as fotos do Mia!

 
At 9/2/07 6:06 PM, Blogger Mimas said...

Quem me fez rir mesmo foi o Survivor2, então naquela do hartolas, sorry H...embora pense que compreendeu mal a Cláudia, mas é um sobrevivente e só por isso merece o nosso respeito e deve respeitar-nos a nós que na realidade, acredite, fazemos muito mais do que cacarejar!

E o Survivor, apoio a Manela, gosto do que ele escreve e como escreve, pronto!
Cláudia, you're the boss...

Bjs a todas(os) e bom fim de semana...com ou sem Mia Couto! Mimas.

 
At 9/2/07 6:06 PM, Blogger sof said...

Já que está na moda subscrever o que dizem os outros, eu subscrevo a Manela-prima. Há já algum tempo que não aparecia por estas bandas, mas confesso que me diverti com as várias trocas de galhardetes. O kromo fez-me rir e a patachoca escolheu com muito sentido de humor o knick perfeito para quem chama galinhas às outras. Se a Cláudia quer um espaço para se divertir, então parece que é mesmo por aqui! Acho que vou aparecer mais vezes! Opiniões e sugestões dou-as à Cláudia porque falo com ela várias vezes por dia mas, por favor sr. survivor e outros, se tiverem alguma indicação que possa ajudar no caso da Cláudia, não façam caso do que ela diz e venham aqui dizer tudo, porque a Cláudia fecha os olhos para não ver mais sugestões e alguém se encarrega de lhas transmitir (quanto mais não seja, eu, que sou a grande praga das opiniões e das sugestões e que quero muito que se encontre rapidamente uma solução para a doença da Cláudia).
Parece-te bem Cláudia? É uma espécie do que tu costumas dizer, mas que agora se aplica a ti "e quem não gostar come só as batatas fritas"!

kromo, patachoca, tio patinhas, 7 anões, voltem todos os desconhecidos que nos fazem rir... é uma bela terapia e a Cláudia gosta!

 

Post a Comment

<< Home