super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Monday, June 11, 2007

O luto chega mais tarde

Em Varsóvia chorei todas as lágrimas que não tinha chorado no funeral da Cláudia nem nos dias que se lhe seguiram. Só aí tomei consciência que nunca mais a veria, que nunca riria com ela. Até aí tinha andado a pairar numa espécie de irrealidade temporal. A partida é demasiado abrupta para me ter apercebido imediatamente dela.
Obrigado a todos que aqui me deram alento, às queridas «galinhas» que me mandaram SMS's, e à minha amiga Ana Catarina que tem sido inexcedível em cuidados e mimos comigo neste período tão difícil. Uma amigona!
beijos

21 Comments:

At 11/6/07 12:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Manela, eu não tenho escrito, porque tenho dificuldade nas expressões de consolo. Penso em ti muitas vezes, penso na dificuldade que deves sentir em lidares com esta perda. Não sei se estou correcta, mas sempre tive a ideia que tu e a Cláudia eram a companhia uma da outra para momentos muito importantes da vida, uns mais sérios, e outros menos sérios, mas não menos importantes - férias, etc.
A única coisa que consigo dizer é que o ser humano e o tempo têm uma força e um poder que não imaginamos. Um beijinho muito grande.

 
At 11/6/07 1:56 PM, Anonymous Anonymous said...

em algum momento isso teria de acontecer. Por vezes, é mais cedo, outras mais tarde. Mas quando decidimos e aceitamos a realidade, é duro.
Mas, Manuela, acho que a paula tem razão, o ser humano e o tempo (então o tempo) têm muita força.

É claro que vais sempre estar rodeadas dos amigos e família, que também vai ajudar.

Desejo que o sofrimento possa, o mais depressa possível, passar a uma recordação agradável, pela pessoa que era. Saudosa mas sem sofrimento. Nós vamos passando por cá. É bom ter notícias vossas.
Um beijo grande
melga(cmsilva@mac.com) se te apetecer

 
At 11/6/07 3:25 PM, Blogger manela goucha soares said...

Bem, Psycho e Melga...vocês têm razão. Este blogue continua a ser terapêutico porque escrever alivia
beijos

 
At 11/6/07 6:56 PM, Blogger Aida guimarães said...

Olá Manuela. Eu sou a Aida e acompanhei,desde que descobri, o blog das SG e então a luta da Claúdia. Sei perfeitamente o que sente, porque neste momento ainda, agora mais do que nunca, sinto esse luto enorme que fala, pela minha MÃE, que partiu quase á 5 anos e da minha cunhada á 6 (com apenas 37 anos). A vida é dura e prega-nos cada partida......... Mas nós estamos cá e ELAS agora estão bem e a olhar por nós. Criei um blog logo a seguir á partida da Claúdia, se quiser lá passar é: http://aida-guimaraes.blogspot.com ( Acredita Que Podes Vencer)
Muita força para essa dor que não passa, a saudade fica e nunca saem do nosso coração.

Beijinhos

 
At 11/6/07 10:33 PM, Blogger Cristina J. said...

TORTURA

"Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida verdade, o Sentimento!
- E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...

Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
- E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento...

São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto"!!!

Florbela Espanca



Bjos de saudade, neste primeiro mês de ausência

 
At 11/6/07 10:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Sei que estou só e gelo entre as folhagens
Nenhuma gruta me pode proteger...

Sophia de Mello Breyner Andresen

 
At 11/6/07 10:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Cristina J. com outros nomes já nos cruzamos, com mesmo desgosto nos encontramos. O meu nome...tanto faz!

 
At 12/6/07 11:00 AM, Blogger Nela said...

Manela, que dizer? Ainda bem que choraste, ainda bem que a dor do luto te deu um murro de repente. Esta fase tinha que ser vivida. E a seguir vem outra e outra até que toda a dor seja um névoa indistinta e permaneça uma lembrança doce.

Esse dia vai chegar. Mas para que ele chegue, estes têm que ser vividos.

Só nos resta estar aqui, ao lado, e dessa forma dar-te a saber que não estás só. Nenhuma de nós é a Cláudia e ninguém ocupará o lugar dela. O mundo que ela construiu, com cada uma de vós, é único. E é esse mundo que agora vos faz falta...

Que dizer?

Deixar um beijo e um ombro. Só.

 
At 12/6/07 11:25 AM, Blogger Mimas said...

1 mês...

Ontem os SMS não me bastaram e senti a falta de vir ao SG, por isso aqui fica:

Manela Prima, mais um grande beijo e...só boas recordações, já sabes...

CristinaJ, ontem foi um dia particularmente difícil para ti com a lembrança da última visita, um beijo enorme.

Aos restantes que por aqui vão passando, um beijo de saudades e obrigada a todas, Mimas.

 
At 12/6/07 12:23 PM, Blogger manela goucha soares said...

Eu tenho estado a fazer um grande esforço para ir levando... mas levarei!
Foi uma grande pressão durante um ano inteiro a doença da Cláudia. E como se esse não fosse o problema verdadeiramente grave tem havido muito outros à minha volta... que sempre moem. Mas tudo se recomporá
BEIJOS PARA TODOS

 
At 12/6/07 3:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Beijos para todos

 
At 12/6/07 6:07 PM, Blogger washthehands said...

Beijos de saudades para a Cláudia!
Abraço a todas as Amigas e quantoso por aqui passarem!

 
At 12/6/07 7:16 PM, Blogger Anixinh@ said...

Manela prima , fez bem em chorar , chorar alivia a dor , eu sei como custa perder alguem , eu ainda hoje mesmo ao fim de 7 anos , por vezes dou por mim chorar com saudades da minha irmã, Manela tem aqui sempre o nosso apoio ,um ombro , e se se sente bem em vir aqui e escrever venha sempre , que nos cá estaremos , como a manuela diz não somos a Claudia e jamais poderemos substituir toda uma vida que passaram com ela , o Tempo ajudará a não ter dor só saudade .
Um grande beijinho para si e pra pra cristina,mimas,bebias,graça
E muita força pra todas.
beijinhos de saudade pra Claudia
Anixinha

 
At 12/6/07 9:49 PM, Blogger Nome : Graça said...

As palavras que nunca te direi...
Nas últimas vezes...
que nos falamos
Nos últimos dias e meses...
E em todos estes anos
Acabei por não lembrar( ou não ter tido coragem)
De dizer o significado
da tua existência
para mim,
Por isso digo agora, depois de um mês de saudade, que,
És,foste e sempre vais ser
Alguem especial!
Esqueci-me de dizer...
ainda que distante
o teu papel na minha vida
foi demais importamte.
És uma pessoa querida!

Esqueci-me de dizer no último encontro,
que não importa...
Se nunca mais nos vamos ver
Marcaste a minha vida
Fizeste-me crescer!
Esqueci-me de dizer...
Deveria ter falado!
Tu ensinaste-me a viver mesmo cansada.
Esqueci-me de dizer...
Que muitas pessoas
cruzaram o meu caminho
E nenhuma delas
com flores ou espinhos...
as más ou as boas...
permitiram-me conhecer
da maneira intensa como aconteceu contigo.
Agora reflito...
sobre isso eu penso
Muito mais que amiga
que pude ou não ser
Queria ter-te dito
Devagar, com calma
Que foste mais que um afecto
és estigma na minha alma.

 
At 13/6/07 5:15 AM, Anonymous Anonymous said...

Um mês com muitas saudades tuas, Cláudia. Estarás sempre no nosso coração. Manela prima, passo aqui todos os dias porque é a minha forma de dizer olá à Cláudia, de lhe prestar homenagem e de ver como estás tu, a sof, cristina j., mimas, graça. Um beijo enorme para todas.

 
At 13/6/07 10:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Faz hoje um mês...:-(( Claudia como vês lembramo-nos sempre daqueles que nos quiseram bem e nos também...um beijo da tua amiga Fátima...a toda a familia um beijo de saudade..:-()

 
At 13/6/07 9:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Estamos todas aqui!
Isa

 
At 14/6/07 4:11 PM, Anonymous Anonymous said...

continuaremos a vir!!!!

Um beijo para todas!!!

 
At 15/6/07 5:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Pastas de dentes de origem chinesa
que podem conter uma substância venenosa estão à venda em Cabo Verde, alerta a Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO), que assinala a existência no mercado de oito marcas suspeitas.
Os dentífricos estão à venda na ilha de S. Vicente. Contactada hoje pela Agência Lusa, fonte do Ministério da Saúde disse que não foi tomada qualquer decisão sobre retirar os produtos do mercado.
No dia 02 de Junho, a Food and Drugs Administration (FDA), organização norte-americana de controlo e supervisão de produtos farmacêuticos e alimentares,
advertiu os consumidores para os perigos do consumo de dentífricos chineses.
Foi esse alerta que levou a associação cabo-verdiana a agir, denunciando que na ilha de S. Vicente estão à venda pastas de dentes da China que podem
conter um produto venenoso, DEG (glicoldietilénico), que é utilizado como anticongelante nos radiadores e refrigeradores.
A ADECO identificou oito pastas de dentes de origem chinesa à venda:
GreenTea, SanXiao, Shuan Gland, Mengjie, Smile2, Giseng Aloes, Colgate e Angola, esta última fabricada no Gana.
Algumas das pastas, diz a ADECO, não têm qualquer indicação sobre os elementos que entram na composição e nenhuma delas tem rótulos em português, sendo que a maior parte tem rótulos exclusivamente em chinês, o que é contra a lei cabo-verdiana.
indústria farmacêutica chinesa, uma das maiores do mundo, sofre de uma invasão de medicamentos falsos e de baixa qualidade, falta de legislação
e fugas à legalidade.
Segundo números oficiais, nos primeiros 11 meses de 2005, as autoridades descobriram e ordenaram o encerramento de 114 mil fabricantes sem licença,
demoliram 461 fábricas ilegais, retiraram 66 licenças de produção e levantaram 24 processos-crime.

 
At 16/6/07 1:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Quanto vive o homem, por fim?
Vive mil anos ou um só?
Vive uma semana ou vários séculos?
Por quanto tempo morre o homem?
Que quer dizer para sempre?



Pablo Neruda

 
At 18/6/07 6:31 PM, Anonymous Anonymous said...

A dor, o sentimento de perda sao unicos para quem os sente! Cada um vive-o à sua maneira, todavia acho q neste blog partilha-se a dor, a vontade de seguir em frente, da-se o ombro amigo que faz falta, chora-se em conjunto.
Muitos dias, semanas, meses e anos vão passar mas jamais a Claudia sera esquecida.
Bem-haja aqueles que a mantem viva todos os dias. A estrelinha brilhante está muito orgulhosa desta linda união.

 

Post a Comment

<< Home