Informações várias
Hoje, 23 de Fevereiro a Eugénia está de Parabéns! Muitas felicidades e tudo, tudo de bom!
Welcome to Breast Cancer TV! http://www.breastcancertv.net/
Este site foi concebido para ser um recurso para qualquer um lidar com o cancro da mama.
Os vídeos no site são divididas em três categorias:
MÉDICA: informações de uma variedade de médicos / terapeutas para as questões de cancro de mama
APOIO: histórias pessoais dos sobreviventes do cancro da mama e membros da família
COMUNIDADE: dentro daqueles que estão envolvidos no apoio à luta contra o cancro da mama
Rastreio ao cancro da mama em Rio Maior
O Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a desenvolver uma campanha de rastreio ao cancro da mama, nos concelhos da sua área de influência, avança o semanário regional, Região de Rio Maior.
Desta vez, o rastreio está a ser efectuado no concelho de Rio Maior, junto ao centro de saúde de Rio Maior, entre 23 de Fevereiro e 6 de Maio de 2010.
Para a consecução desta campanha são utilizadas unidades móveis e fixas com técnicos credenciados em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres com idades entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.
Esta iniciativa tem como objectivo a redução da mortalidade da doença, uma vez que, através do diagnóstico atempado, é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O rastreio, iniciado em Novembro, é promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro que engloba os concelhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Santarém, Leiria e Setúbal.
4 Comments:
Médico realiza mastectomia desnecessária in Portal Oncologia
Um hospital canadiano atribuiu a um erro humano a remoção desnecessária da mama de uma mulher em Windsor, Ontário, em Novembro passado, avança o site UPI.com.
Numa conferência de imprensa, Chant Warren, director do Hotel-Dieu Grace Hospital afirmou que a mulher não identificada foi inicialmente diagnosticada com cancro da mama e refere-se à Dr. Barbara Heartwell, uma cirurgiã com quase 30 anos de experiência.
O director do hospital explicou que uma biópsia subsequente indicou que o nódulo descoberto na mama da paciente era benigno, mas que foi mal interpretado, e entretanto essa mama tinha sido removida a 5 de Novembro, relatou o Windsor Star na passada quinta-feira.
"Estamos muito tristes com este evento e lamentamos profundamente", afirmou Chant Warren.
O Dr. Art Kidd, que era chefe de equipa na altura, disse que só havia uma explicação para o erro.
"Este foi um erro humano", afirmou. "Os seres humanos não são infalíveis."
A paciente não apresentou uma acção judicial contra o hospital e está em contacto com a unidade de serviços de apoio e aconselhamento ao paciente, avançou um porta-voz.
"Este foi um erro humano", afirmou. "Os seres humanos não são infalíveis."
Tudo bem!!!
Mas para quem passa por isto não deve ser pêra doce.
Beijinhos e boa tarde
Tenho conhecimento, através da minha mãe, de que pelo menos 2 casos de cancro da mama foram detectados, em anos anteriores, no rastreio feito em Rio Maior.
Para quem não tem o hábito de ir ao ginecologista (e há tantas mulheres que nunca tiveram uma consulta destas!), esta é uma oportunidade, sem custos monetários, a não perder.
Pelo menos, a mamografia é feita. è um passo...
Bjinhos a tdas
Extracto de melão amargo poderá prevenir e tratar cancro da mama in Portal Oncologia
Um suplemento nutricional popular – extracto de melão amargo – pode ajudar a proteger as mulheres contra o cancro de mama, dizem os investigadores, citados pelo site HealthDay.
O melão amargo (rico em vitamina C e falvonóides) é comum na Índia, China e América do Sul, e o seu extracto é usado pela medicina popular, na diabetes, devido à sua capacidade para reduzir o açúcar no sangue.
No estudo, que vai ser publicado na Cancer Research, os cientistas trataram células humanas do cancro da mama com extracto de melão amargo e perceberam que o componente retardou o crescimento e destruiu essas células. Além disso, o extracto destruiu apenas as células cancerosas, não as saudáveis.
A autora do estudo, Ratna Ray, professora de patologia na Universidade de Saint Louis, observa que o trabalho foi feito em um laboratório, não em humanos. O próximo passo será repetir estes resultados em animais.
Este estudo não prova que o extracto de melão amargo previna ou cure o cancro da mama."Não acredito que vá curar o cancro, mas provavelmente vai atrasar ou talvez prevenir a doença,” afirma a investigadora.
Marji McCullough, da American Cancer Society, diz que "antes de recomendar suplementos com extracto de melão amargo para a prevenção do cancro, precisamos de ensaios clínicos adequados para estabelecer a sua segurança e eficácia em humanos".
Por agora, a American Cancer Society recomenda "uma dieta rica em legumes e frutas.”
As recomendações actuais para prevenir o cancro da mama incluem manter um peso saudável, limitar o consumo de álcool, realizar exercício e manter uma alimentação saudável, conclui.
Post a Comment
<< Home