super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Tuesday, March 09, 2010

Apelo para encontrar dador de medula compatível

Bebé de oito meses luta contra leucemia in Correio da Manhã

A vida da Sofia "poderá depender de si". Este é o apelo lançado por familiares e amigos de uma bebé de oito meses, a quem foi diagnosticada leucemia, para encontrar um dador de medula óssea compatível.
Para poder "continuar a viver" a menina, residente no concelho de Condeixa-a-Nova, necessita de um transplante. "É a sua única hipótese", refere Ana Bernardes, amiga da família e dinamizadora da campanha, surpreendida com a quantidade de pessoas que já responderam.
Sofia Domingues Fonseca aparentava ser uma menina saudável até que, de repente, tudo mudou com a descoberta da doença, há dois meses. "A bebé estava no infantário e ligaram à mãe a dizer que estava febril e tinha vomitado", recorda Ana Bernardes. Foi encaminhada para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde os médicos estranharam a "barriga muito dilatada" e confirmaram as piores suspeitas. Sofia tem leucemia mieloide crónica, uma doença rara em crianças.
O drama dos pais, Margarida Domingues e Francisco Fonseca, de 36 anos, começou nesse momento. "A bebé tem de fazer quimioterapia todos os dias. A mãe, que trabalhava, está em casa com ela e só sai duas vezes por semana para a levar ao hospital. É um sofrimento enorme para todos", descreve Ana Bernardes.
Segundo a amiga da família, a menina só poderá ser transplantada quando tiver um ano, mas a campanha para encontrar um dador compatível já está em marcha. Quem quiser ajudar a Sofia deve contactar o Centro de Histocompatibilidade nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

QUEM PODE AJUDAR
Ter entre 18 e 45 anos, pesar mais de cinquenta quilos, nunca ter recebido uma transfusão de sangue, não sofrer de doenças crónicas e não estar já inscrito na base de dados: são estas condições exigidasa quem quiser ser dador de medula óssea.
ONDE AJUDAR
Se cumprir estes requisitos,apenas tem de se dirigir aos centros de histocompatibilidade existentes em Lisboa (telefone: 217 504 100), no Porto (telefone: 225 573 470) e em Coimbra(telefone: 239 480 700/719).
AMOSTRA DE SANGUE
Para verificar se é compatível com as inúmeras crianças que precisam das suas células para sobreviver basta a recolha de uma pequena amostra de sangue. Não dói nada.


E hoje estamos em pensamento com as nossas amigas. Muita força e que tudo corra bem.!

4 Comments:

At 9/3/10 11:06 AM, Blogger Nela said...

Força para quem está hoje com o coração mais apertadinho.
Beijinhos e vão até ao Centro de Histocompatibilidade. Não custa nada!

 
At 9/3/10 11:41 AM, Anonymous Anonymous said...

Também já coloquei um post com este apelo.

Desejo do fundo do coração que alguém consiga ser compativel com o sangue desta bébé!

Dizem que os portugueses são solidários, mas sinceramente não acho muito. Ainda há muitos medos e receios à custa da ignorância e que nada fazem para se informarem melhor. Não custa nada e podem salvar um ser humano.

Não virem as costas, não ponham a cabeça na areia fingindo que nada disto existe, porque infelizmente existe e é muito cruel viver com esta realidade.

Ajude porque é a sua obrigação!

 
At 9/3/10 3:44 PM, Blogger Natália Fera said...

Também já meti o apelo no meu blog,é a segunda vez que o faço e espero que desta vez mais gente se junte e realmente a pequenina Sofia encontre quem a ajude.
Beijinhos e uma terça feira.

 
At 9/3/10 8:40 PM, Blogger Lina Querubim said...

Boa noite Isa,
tb já tenho no meu blog e espero que seja encontrado o dador :))) a Sofia precisa e merece!!!!

Beijinhos

 

Post a Comment

<< Home