super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, July 16, 2010

Curar a mente


Hoje esteve em destaque no Facebook o seguinte texto:

"DEPRESSÃO: Não é sinal de fraqueza, é sinal que tentaste ser forte durante demasiado tempo.Transcreve isto para o teu mural se conheces alguém que está ou tenha estado em depressão e deixa a publicação durante 1 hora. Serás capaz de o fazer? Muitas pessoas não o farão... Estamos na semana da Saúde Mental e 1 em cada 3 ... sofre ou irá sofrer desta doença."

A este propósito e pela importância de que este assunto se reveste, aqui fica um excerto de um artigo publicado na revista Activa :

Curar a mente

Paula Viegas, psicóloga e vice-presidente da Associação Portuguesa de Apoio às Mulheres com Cancro da Mama, confirma que aparecem mais casos jovens por lá. Nem todas pedem ajuda nas mesmas fases da doença. 'O ideal é virem num estágio inicial', comenta. As primeiras reacções são quase sempre de incredulidade, rejeição e revolta. 'Depois, vêm o cansaço e o desespero, até que se acaba por aceitar. Mas primeiro perguntam: 'Porquê eu? Não fiz mal a ninguém!'' Com o cancro chegam também a ansiedade, a depressão, um stresse profundo que acompanha as rotinas de tratamento.
Um cancro da mama vive-se de maneira diferente aos 30 e aos 50 anos. No pico da sexualidade, da beleza física, da força e da realização profissional, uma mulher jovem sofre tal como uma mulher madura, mas o foco da sua dor incide noutras questões. 'Em ambas as idades se sente medo, angústia e até culpa. Uma mãe casada acha que não está tão disponível como antes para acompanhar os filhos e o marido. Numa jovem, o medo passa pela incerteza de saber se ainda vai poder casar e ser mãe. Têm outros projectos de vida que ainda querem realizar', diz a psicóloga. Ana Paula Pé-Curto confirma. 'Temos outra força para lutar... e os filhos ajudam nisso. Mesmo quando estou em baixo, sou incapaz de ficar na cama quando eles chegam a casa. Arranjo-me e ponho a minha melhor cara.'
A psicóloga é de opinião de que ninguém deveria passar por este cenário sem o apoio da psicoterapia ou dos grupos de auto-ajuda, onde várias mulheres com o mesmo problema falam de medos e dúvidas comuns. 'Família e amigos evitam muitas vezes falar do assunto; não sabem como alegrar e transmitir coragem. O essencial é disponibilizarem--se a ouvir e deixarem a pessoa falar do que a atormenta. Ninguém ajuda uma mulher dizendo 'Não penses nisso, tu vais melhorar'.'
No
Movimento Vencer e Viver, associado à Liga Portuguesa contra o Cancro, dão-se conselhos de amiga, fala-se de tratamentos, ajuda-se a superar a fase pós-mastectomia. Também se vendem lingerie e próteses a preço de custo que são doadas a quem não pode pagá-las e ensina-se a viver com a nova geografia do corpo. Foi criado por mulheres que já passaram por um cancro da mama para ajudar os novos casos. 'Perguntam-nos muito sobre a reconstrução do peito; querem saber se a fazem ou não. Pedem-nos para verem o resultado em nós. É um momento muito íntimo; expomo-nos, mas estamos a ajudá-las', conta Conceição Matos, presidente e voluntária do Movimento.

6 Comments:

At 17/7/10 3:26 PM, Blogger Lina Querubim said...

Conheço o Movimento ( no IPO ) já lá estive para comprar a minha prótese, quis melhorar o aspecto da minha mama que ficou mais pequena. Falei com elas e gostei do atendimento, são simpáticas e de fácil comunicação a quem precisa recomendo!
Beijinhos e bom fim de semana!

 
At 18/7/10 3:44 AM, Blogger Marcia said...

xíii...acho que por esses dias,cansei de ser forte,então...
beijins Isalenca e SG´s

 
At 20/7/10 1:39 PM, Blogger IsaLenca said...

Excerto de uma reportagem que saiu no suplemento do Público, que vale a pena ler:

Mais apoio psicológico

Também Luzia Travado, directora da Sociedade Internacional de Psico-Oncologia e psicóloga clínica no Centro Hospitalar de Lisboa Central, contactada pelo P2 depois do encontro de Barcelona, sublinhou que "em Portugal existe uma grande determinação no tratamento dos doentes oncológicos e às vezes até se questiona é o oposto, ou seja, o "encarniçamento" terapêutico com doentes que deviam ir para cuidados paliativos". Sobre o acompanhamento psico-oncológico admitiu que só os grandes centros hospitalares estão a conseguir dar resposta, apesar de as recomendações europeias dizerem que deve ser "parte integrante e não acessória do tratamento".
António Almeida, do IPO de Lisboa, destacou igualmente que "os doentes que tradicionalmente são considerados idosos, e a quem qualquer investimento mais agressivo faria mais danos do que bem, agora podem ser tratados de uma forma mais agressiva e mais intensiva porque têm uma esperança de vida de mais 20 anos à sua frente".
O também professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa admitiu que "há sempre uma carga emocional muito forte nos doentes mais novos e que leva a um conceito errado de que a vida de um jovem vale mais do que a vida de um idoso. É uma mentalidade que tem de ser alterada porque uma pessoa de 40 anos tem mais 40 anos pela frente mas uma de 60 também tem 20 que são importantes." E destacou a importância de novas terapias, em especial na área da epigenética, que atacam a origem da doença. "Detectamos as alterações de expressão dos genes que são reversíveis e tentamos que regressem à normalidade. Hoje já não temos de matar as células, mas sim modulá-las para que fiquem normais."
Para os casos em que não se trava a mielodisplasia, António Almeida deixa uma mensagem: "Com cancro, a vida continua de outra maneira mas continua, mesmo com tratamentos mutilantes. A escolha é entre não ter vida ou ter uma vida diferente. Perguntem e vão ver como a maior parte das pessoas vai querer essa vida diferente."

Em http://jornal.publico.pt/noticia/19-07-2010/a-vida-nao-acaba-aos--65-anos--e-a-medicina-sabe-disso-19844589.htm

 
At 20/7/10 1:42 PM, Blogger IsaLenca said...

Márcia, também tem direito ao descanso. Toca a retemperar as forças para depois voltar bem disposta e a brincalhona de sempre!

E hoje, para todas as Amigas, um dia excelente- hoje é o Dia Intercional do Amigo. Já sabem, estamos todas prontas a ajudar no que pudermos e, mesmo que sejam poucas a escrever pelo menos sabem que podem sempre contar connosco.

Bjs

 
At 20/7/10 3:29 PM, Blogger Marcia said...

Oi Isalenca e SG´s...Feliz dia da Amizade!!!

Isalenca,obrigado pelas tuas palavras,é difícil ser sempre forte mesmo,ainda bem que minha alegria nata,grita mais alto,e "retempera"a alma!
Bigadoooo,amiga de mio cuore!

VIVA A AMIZADEEEEE!!!!
beijins Isalensa e glamorosas todas!

 
At 21/7/10 10:06 PM, Blogger manela goucha soares said...

esse texto do facebook é razoavelmente idiota, embora tenha uma grande verdade: «depressão não é um sinal de fraqueza»
até aqui, absolutamente de acordo e tudo correcto
Agora o resto do texto, é melhor as pessoas não meterem os pés pelas mãos, porque foi o que fez quem escreveu estas frases.
Depressão pode ser um sinal de sensibilidade, sensitividade, esgotamento, doença... pode ser como lembra o outro texto uma fase que acompanha outra doença, pode ser muita coisa.
Mas não deve ser confundida com tristeza, outro erro muito em voga

 

Post a Comment

<< Home