Parabéns Nela!
Ora bem, uma delas faz anos hoje mas isto tem sido tão confuso que já não sei bem qual é: será a Manuela, será a Nela, será a Mandonna, será a Gosma-Mor, será a per...bem, isto cansa!!
Nelinha, parabéns minha querida, obrigada por estares sempre presente e atenta, e sabes que também podes sempre contar connosco.
Que faças muitos, com saúde e na companhia do teu Paulinho, da tua filhota e de mais quem queiras, ou seja, nós todas, claro!
Beijocas, MUITOS PARABENS aqui da malta do SG!
65 Comments:
"As várias faces da mesma moeda"- com peruca, sem peruca, com boina (ou penico como já lhe chamaram)com ou sem lunetas de sol o sorriso aberto está lá sempre. E assim é que deve ser por muitos e muitos anos.
Muitos parabéns e...estejas onde estiveres hoje (depois não te livras de dizer por onde andas...)aproveita muito.
E já sabes...agora tens sempre uma data de gosmitas, gosmas,etc à perna! Muitos bjs
Mas qual quê?!!!!
A gaja foi só com o seu Paulinho de férias... e eram 10h ainda estavam a sornar!
Estas fotos estão o máximo Mimas.
A gosma é mesmo multi-facetada, ehehehehe e isto vai dar pano para mangas... esperem!
Nela, um dia feliz muitos anos de vida e muita saúde.
Beijinhos grandes.
Góti!!!!!!
Tchim! Tchim!!
Parabens Nela.
Operação Pijaminha para o IPO
in Ajudascom
São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente.
Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de *Movimento Pijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos!
As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino.
Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam.
No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO de Lisboa ficou muito satisfeito com esta dádiva.
Este ano vamos repetir a façanha, e se possível ultrapassar este número.
ola SG.
Um beijinho
e para a nela...que anda algures por esse mundo fora.parabéns pelo meio seculo...eheh
PARABÉNS... e que partida....Mimas, hoje não devias ter posto a nossa aniversariante de peruca loura
Estafermo do Kromo! eu bem lhe disse ontem á noite que não queria beber mais. Agora vejo a Perua clonada, e a culpa é dele. Mas eu é que tenho que levar com três Peruas velhas!
Chochudo, não pense que me escapou a sua presença! É um graxista com as galinhas seu anafado.
Essa da clonagem foi giríssima!
Está mesmo inspirado Mr.Pitt!
Chikenzinha, como estou delirante com o seu comentário. Ainda bem que a Chiken é só uma, assim é só minha e sempre com a mesma cor de cabelo.
Eh pá a nossa Glu-glu clonada faz anos!! Fixe, quero comer bolo e cantar-lhe os Parabéns
KROMO
Eh pá digo eu! Onde andou que só me chega aqui a estas horas? Já viu a Perua a três dimensões? é pior que o deus me livre
Beijoka para a aniversariante e para os bloguistas ;)
Não sejam parvos, não se ve logo que a Mimas pôs as pics por decadas, devem ser os 30 os 40 e agora os 50! E olhem que ela até me parece estar muito bem para quem faz meio seculo, alguém o disse.
E já agora parabens, eu tambem alinho no bolo kromo!
Parabéns!!!!
Com peruca platinada ou com um penico enfiado na cabeça és sempre bonita chavala! Que tenhas um dia muito feliz na companhia do Paulo e tua filhota.
Venham mais 50!
Jokas grandes
Boa tarde a todos!
Bolo???
Aquela pão duro???
Qual é o cúmulo da avareza?
Espreitar por cima dos óculos para não gastar as lentes é o que ela faz!
Fugiu sem dizer nada a ninguém para não pagar um café Grrrr...é uma Gosma-mor que lá no fundo bem no fundinho é muito boa pessoa :)*
Olhe lá Raposão não me diga que também andou num colégio a aprender linguas? Pics? mas que coisa é essa? oh homem ou engrossa a voz ou então vai continuar a beber sumol sózinho
E não alinha em nada que as partys desta capoeira são sempre privadas
Kromo, reparou naquela galinha nova que também disse que a Perua tem um penico na cabeça? Grande galinha aquela, hein? Nunca a tinha visto por aqui
Pit voce é um inculto e nao percebe um corno da linguagem da juventude mas eu que sou um gajo ainda novo e longe do meio seculo da perua, sei muito bem o que sao pics, sao pictures, fotografias. E fala fala mas depois manda com as partys pra frente!
E olhe que apesar de so ter olhos para a QBB tambem nao pude deixar de reparar na galinha nova.
não se arme em espertinho que eu vi primeiro. Mas temos que esperar pelo kromo porque ele é mais antigo aqui e tem opção de escolha antes de nós.
Já agora, a Perua tem meio século? C'um caraças! e não queria ela ser perua. È Perua e já rija!
Não me pergunte a mim, eu só repeti o que algumas galinhas aqui disseram e elas lá devem saber do que falam.
Olha pois foi. Eu fiquei tão deslumbrado com a foto que deixei de ler.
Chikenzinha, mas só tenho pestanas para si.
PARABÉNS´`A NELA QUE SEJAS MUITO FELIZ NA COMPANHIA DO TEU PAULO E DA TUA PRINCESA É O QUE TE DESEJA A MARILU
MAS NÃO POSSO DEIXAR DE DAR OS PARABÉNS ÀS SUPER GLAMOROSAS QUE TÊEM FEITO COM QUE ESTE BLOGG CONTIUE VIVO VENHO SEMPRE AQUI MAS CALADINHA NÃO ME ACHO À ALTURA DE COMENTAR NUM CANTINHO COM TANTO CARINHO, SÓ FALTA AQUI O MINI MILQUE E A TILA TENHO SAUDADES.
BJS.
Eu também cá venho caladinho. Continuo á espera de uma palavrinha da Tilinha. Quase me derreto de saudades.
Pode ser que com a chegada da Primavera ela resolva vir dar-me um mimo.Quem sabe ande de dieta?
Kromo quer levar dois sopapos para ver se acorda desse adormecimento hipnótico? Eu é que bebi e você é que está ko?
Claro que vamos broncar a Glu-glu da Perua, ela faz anos e nem uma palavrinha á Miminhas que veio dar a noticia!
Boa noite.
Ficou postrado com a Imel ela é linda!!!! ihiihihihi... ainda não está em si deve ter desmaiado :-o
fui
Parabénsssssssss, Nelinha! Adorei a montagem, Miminhas! Um beijo muito grande a todos, em especial à nossa querida aniversariante* :)
Cancro da Mama: Rastreio disponível em toda a região norte dentro de dois anos - LPCC
Porto, 17 Fev (Lusa) - A região norte do país vai estar integralmente coberta pelo rastreio do cancro da mama dentro de dois anos na sequência de um protocolo que será assinado quarta-feira no Porto, revelou hoje a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC).
“Este protocolo é de enorme importância para a população feminina da região Norte, já que permitirá que, em dois anos, todas as mulheres possam ser submetidas a rastreio do cancro da mama”, afirmou Vítor Veloso, presidente da LPCC, em declarações à Lusa.
O protocolo será assinado pelo Núcleo Regional do Norte da LPCC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, numa cerimónia que terá lugar na Exponor e contará com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge.
O cancro da mama é a principal causa de morte entre as mulheres, assumindo o rastreio uma importância acrescida já que este tipo de cancro “é completamente curável se for detectado na fase inicial”.
Actualmente, o rastreio do cancro da mama apenas abrange entre 25 e 30 por cento das mulheres residentes no Norte do país.
“A cobertura integral do rastreio é uma necessidade absoluta para diminuir a mortalidade provocada pelo cancro da mama”, frisou Vítor Veloso.
O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Contra, que iniciou há cerca de 10 anos o rastreio do cancro da mama nesta região, investiu em 2008 cerca de dois milhões de euros na aquisição de equipamentos digitais para as suas unidades móveis de rastreio, além de um milhão de euros nas suas instalações no Porto.
Desde 1999 até ao final de 2008, foram realizados rastreios de cancro da mama a 259.408 mulheres na região norte do país, das quais 1.080 foram enviadas para tratamento hospitalar.
Na sequência do protocolo que será assinado quarta-feira será necessário adquirir novas unidades de rastreio móveis e fixas, além de um reforço de meios humanos para assegurar a leitura e aferição das centenas de milhar de mamografias que serão feitas.
Os dados recolhidos nestes exames, segundo o Núcleo Regional do Norte da LPCC, permitirão à ARS/Norte a realização de importantes estudos epidemiológicos.
Taxas de sobrevivência ao cancro variam de acordo com a região
in TSF
As taxas de sobrevivência ao cancro variam segundo a região onde vive o doente. Em Lisboa ou na área do Vale do Tejo as hipóteses de ultrapassar a doença são maiores. Portugal é também um dos países da União Europeia onde surgem mais tumores entre as crianças.
Não há uma explicação oficial, o problema vai ser investigado, mas tudo indica que é a diferença entre o número de rastreios que justifica o facto de no sul do país, quem vive em Lisboa ou Vale do Tejo, ter mais hipóteses de sobreviver a um cancro do que se habitar numa outra região.
A conclusão vai ser apresentada, esta manhã, nas jornadas do Registo Oncológico do Sul.
O cancro da próstata é um dos tumores com grandes diferenças regionais nas taxas de sobrevivência.
Em 2001 a doença foi diagnosticada a mais de 4.000 homens na região Sul do país. Cinco anos depois, 85 por cento dos doentes de Lisboa e Vale do Tejo continuavam vivos. No Alentejo e Madeira, a percentagem desce para 70 por cento.
As maiores hipóteses de sobrevivência na região de Lisboa repetem-se noutros tipos de cancro com diferenças significativas. A directora do Registo Oncológico Regional do Sul, Ana Miranda, diz que é preciso estudar o fenómeno.
A culpa, tudo indica, será da falta de rastreio. Os doentes chegam tarde ao hospital. A Directora do Registo Oncológico Regional afirma que nada aponta para falhas nos tratamentos.
O Registo Oncológico Regional do Sul promete estudar o fenómeno para perceber e apresentar soluções que resolvam as desigualdades regionais na sobrevivência ao cancro.
Nas jornadas que decorrem esta quarta-feira, em Lisboa, a presidente do registo oncológico do sul do país, Ana Miranda, vai revelar ainda que Portugal é um dos países europeus onde surgem mais tumores em crianças.
Ana Miranda considera a situação preocupante e reconhece que não estava à espera deste dado.
Esta conclusão é muito recente e por este motivo não existe ainda uma explicação para o facto de Portugal ser um dos países europeus onde há mais casos de cancro entre as crianças.
Quem é que anda a boicotar as minhas intervenções no SG??? Ontem, comentei, agradeci e até insultei quem era de insultar. E o meu comment desapareceu... Hum... Sarnosos????
Então, volto a agradecer os mimos da Miminhas e os parabéns de quem é sincero. E não, não faço 50 anos, irra!!!! Fiz 48.
Aconteceu-me o mesmo ontem no blog da Loulou, ou entao pensei que tinha comentado e nao o cheguei a fazer, ja nem sei. E não te acanhes com os insultos, estás à vontadinha!
Kromo, não se sirva de mim como desculpa para se enfrascar!
Bjs a tds
Boa tarde
a Gosmor-mor depois de ter descoberto algo que faz muito bem á pele disse que ainda tinha outro segredo mas que ainda não contava, será que ela fez uns 70 e tal e toma ou mete mais alguma coisa na pele para parecer mais nova?!
Para além da nhanha de caracol que essa já todas sabemos!
Ela tem que partilhar onde fica a fonte da juventude!!!
Bjssss
Mimas, a foto-montagem está incompleta!
O Natal ainda é só daqui a um porradão de meses. Será que ela começa a beber tão cedo? Se isto continua assim quem começa a shotar também sou eu.
E o parvo do raposão, anda de volta da latinha de pepsi?
Parvo é voce e fique sabendo que ainda ontem bebi um Barca Velha que estava uma categoria mas isso nao é para o seu focinho! Peruazinha, agora fiquei radiante, essa cabeleira laranja, cor de raposa, magnifica!
Ah raposão, que alegria, alguém com um gosto requintado...!
mas deixe-me dar-lhe um conselho: uma garrafinha fresquinha de branco Ermelinda de Freitas... o paraíso.
Perúa eu a si dava-lhe uma garrafinha de Cabeça de Burro, e não se faça de esquisita que também é bom.Ermelinda de Freitas não são aqueles pacotes de cartão que se vendem agora por ai? aqueles que já trazem torneira e tudo?
Raposão claro que sei que você tentou beber disso, mas só estragou porque vomitou metade! É por isso que o kromo não aparece, ainda está a fazer a digestão dese estrago
Raposão, não acredito! Vai para os copos com o Kromo??? Menos 15 pontos.
Pit voce é um desbocado, pra proxima deixo-o shotar-se até entrar em coma alcoolico!
Peruazinha Laranja eu pensei que isso era uma canção do Variações.
Não Raposo, a Perua é que é uma versão mal engendrada do variações!
Ainda está bêbado?
E páre lá com essa conversa de menina da primária! As únicas aqui que podem acabar em "inhas" são a Miminhas, a Patinha, e a Cikenzinha mais ninguém
Eu "inho" quem eu quiser! E onde para o kromo, esse é que deve estar a ressaca-la bem.
Deve estar a ver se ainda apanha alguns pingos de Barca velha do chão! Foi a primeira e última vez que saiu c'agente! afastou as cachopas e estragou pinga da boa
Primeira Parceria Público Privada
Hospital de Cascais investe na Urgência
A HPP Saúde – Parcerias Cascais iniciou a gestão no actual hospital de Cascais a 1 de Janeiro de 2009. Esta parceria público privada (PPP), a primeira do País, irá funcionar naquelas instalações até ao final do primeiro trimestre de 2010, altura em que está prevista a abertura do novo hospital. A nova gestão toma posse com novas especialidades médicas.
Uma das novidades da nova gestão é a implementação, há cerca de duas semanas, do sistema de triagem de Manchester, para definir as prioridades no atendimento dos doentes, uma medida que visa solucionar o problema do congestionamento naquele Serviço de Urgências.
A medida foi anunciada ao final da manhã por José Miguel Boquinhas, presidente da administração da unidade de saúde. “Este sistema vai permitir dar prioridade aos doentes mais graves e os menos graves podem ser assistidos no ambulatório.”
Outra novidade é a constituição de equipas dedicadas à Urgência. O director João Varandas explicou que essas equipas são “pluridisciplinares e transversais”.
Quanto à oncologia, que causou polémica, José Miguel Boquinhas adiantou que “foi contratualizado com o Estado cedermos as instalações “e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) responsabiliza-se pela prescrição e cedência dos médicos”. Isso significa que diariamente, especialistas em oncologia do Hospital de S. Francisco Xavier deslocam-se ao Hospital de Cascais para tratar os doentes de cancro.
O Hospital de Cascais passou a ter, desde o início de Janeiro as especialidades de dermatologia e neurologia. O futuro hospital irá dispor de psiquiatria e da especialidade cirúrgica urologia.
Nos meios de diagnóstico clínico, o hospital de Cascais passou a ter mamografia, TAC – tomografia axial computorizada -, ecografia e implantes de pacemakers provisórios. Não dispõe de ressonância magnética porque, salienta José Miguel Boquinhas, “o Estado entendeu não haver movimento (de doentes) que justificasse ter”.
O hospital de Cascais funciona com cinco departamentos: médico, cirúrgico, bloco e anestesiologia, mulher e criança e ainda Urgência e Cuidados Intensivos.
Fonte: Correio da Manhã
Olá eu gosto mais de tinto mas uma Quinta de Camarate branco também vai, há tanto tempo que não bebo que acho que já nem vai bater tenho que exprimentar um dia destes :) e Pitt e Kromo não podemos usar o termo inho e inha???
Olha agora...
A Nela ruiva fica gira :) bem...vou tratar da janta. Inté bjss
Hei cambada foram á bica???
Andam nos Shots??? Olhem, metam-se na bebida e depois venham para aqui curá-la não se esqueçam...não tenho paciência para bêbedos estou já a avisar!
Alguém escreva qq coisa ou ainda tenho que propôr ao Comandante que me arranje um monólogo lá no teatro :) já venho!
Esta menina das perucas já foi e veio de férias, já fez anos há dias....não estão com vontade de mudar o visual?
Chikenzinha, não lhe parece que a Perúa já muda de visual o bastante? É uma canseira ter que estar sempre a vê-la transfigurada. Um dia destes passa de perua a Camaleoa
Bom dia!
Olhe Pitt eu gosto de mudar a minha foto de vez enquando,tal como gostamos de trocar de roupa, penteado,etc...aqui no blog vou trocando de foto :) agora Isa achas que devem mudar o post né???
Anda aqui esta Gosma-mor toda lambuzada de beijos e abraços grrrrr até arrepia xôooooo...
Bjss
Eiiiiiiii... Sarnoso e kromo?
Já chega de melgarem a Nela. Afinal ela fez anos ontem e qual de vocês lhe deu os parabéns? Nenhum!
O Kromo só teve olhos para o bolo, o Pit só lhe vieram nomes á ponta da lingua... vamos lá a tratar melhor a menina dos cinquenta.
A mim parece-me que está magoada com os dois... ou três se pensarmos no Raposão.
Distribuam os mimos pela capoeira toda, sejam bonzinhos.
Bjinhos a todas
Não é preciso apelar à boa vontade de ninguém. Estas coisas ou são sinceras e espontâneas ou não valem a pena.
E, neste caso, não me acharam merecedora de parabéns. Paciência...
Mais á raça dos animais...hâ nem um parabéns...
E vcssssss ó Gosmassssssssssss combinam a hora que aqui vêem???
Hãaaaa????
Paciência nós Perúa Camaleona. Eu dou os parabéns se houver fatia de bolo e Möet a acompanhar.
E a Pata não diga nada que nunca retribuiu os mimos que lhe dava antes de cair de paixão pela Chiken Isalenca!
E o kromo anda onde mais o atulambado do Raposão que nem aqui vêm? Estão a provar os fatos para o desfile em Torres?
Kromo, vendo bem e como a Perua já está entradota é melhor dar-lhe os parabéns, não vá dar-lhe a filoxera e depois ainda nos culpam.
Parabéns Perúa. Hoje até bebo um fino á sua saúde.
Eu é que vomitei à porta de casa mas o Kromo é que ainda tem as ideias atrofiadas, o Pit referia-se à sua chefa pá! E eu dei os parabens à Miss GluGlu sim senhor que sou um gajo educado. É verdade que depois apareceu aí uma galinha com nome daqueles sacanas que nos põem uma fitinha amarela a embrulhar o carro e distrai-me um bocado, mas dei!
Atão qual é o problema da Pata? Aqui a Perúa é igual ás outras galinhas, mas é perua.
Raposo, nunca mais fale ao mesmo tempo que eu, quando um burro fala o outro baixa as orelhas, ouviu?
Vá tomar banho, vá, andor.
Raposo, raposo! Olhe que ainda é um leitãozinho nesta casa. não se estique que eu dou-lhe de volta e obrigo-o a beber uma garrafa de aguardente velha num só trago!
Saúde: Proteína de esponja marinha pode combater doenças como a malária ou o cancro
Faro, 19 Fev (Lusa) - O uso de uma proteína contida numa esponja marinha que apenas existe na costa portuguesa no fabrico de medicamentos pode ajudar a tratar doenças como a malária cerebral ou o cancro, de acordo com um projecto recente.
A esponja na qual foram detectados compostos com efeito terapêutico no combate a estas doenças foi recolhida junto ao Banco de Gorringe, numa expedição científica que decorreu no ano passado.
O projecto está a ser desenvolvido pela empresa Bioalvo em colaboração com o Instituto Português de Malacologia (IPM), sedeado no Zoomarine, em Albufeira, onde já tinha sido desenvolvido um estudo semelhante com lesmas-do-mar.
A descoberta de novos fármacos de origem marinha em Portugal está a dar os seus primeiros passos, mas Helena Vieira, da Bioalvo, acredita que podem ser descobertos mais compostos que podem ser úteis noutras doenças.
"O próximo passo é identificar a estrutura responsável por esta actividade e ver se pode ser aplicada à indústria farmacêutica", referiu, acrescentando que aquela esponja nunca tinha sido explorada do ponto de vista biotecnológico.
A identificação da proteína que poderá ter um papel chave no combate ao cancro e à malária foi identificada através de uma plataforma tecnológica de alto débito, que permite fazer o rastreio de milhares de compostos num curto espaço de tempo, explicou.
"O facto de conseguir identificar logo numa espécie que não existe em mais lado nenhum do mundo um composto bio-activo dá-nos muitas lições", refere Gonçalo Calado, biólogo e presidente do IPM.
A ideia é agora testar o uso dessa plataforma noutras espécies, para alargar o leque de invertebrados marinhos dos quais possam vir a ser extraídas proteínas de interesse farmacológico.
Há cerca de cinco anos, iniciou-se no IPM um projecto de aquacultura de lesmas-do-mar com interesse para a indústria farmacêutica, cujos ensinamentos têm possibilitado a prospecção de outras espécies.
As lesmas-do-mar, pequenos moluscos coloridos aparentados com os búzios e as lapas e que produzem substâncias químicas com potencial farmacológico, podem estar prestes a apontar o caminho de novos anti-cancerígenos, anti-inflamatórios e analgésicos, segundo os investigadores.
Apesar de ainda não haver no mercado nenhum medicamento derivado de substâncias retiradas de lesmas-do-mar, existem outros organismos marinhos, como os corais e as esponjas, que têm dado um importante contributo à investigação científica.
Um dos mais importantes medicamentos utilizados no tratamento da SIDA - o AZT (zidovudina) - foi isolado a partir de uma esponja das Caraíbas e o analgésico mais forte do mundo, 50 vezes mais forte que a morfina, foi retirado de uma espécie de caracol.
Pit, Kromo e Raposão- vocês já viram bem a utilidade que estão a descobrir das lesmas-do-mar, lapas, búzios e de uma espécie de caracol? Ele há seres que contribuem muito para as pesquisas científicas e melhoramentos a nível de medicamentos!
Mas não fiquem tristes, vocês contribuem muito para o bem-estar psicológico de todas (e todos) que por aqui passam! Como vêem também são muito úteis!E só estou a constactar um facto não estou a "fazer-vos festinhas" no lombo!
Chikenzinha, não diga uma coisa dessas. As sua palavras são mais que uma festa no lombo, são luz para o meu coração.
Post a Comment
<< Home