super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Wednesday, July 08, 2009

Como pode a moda combater o cancro


UpDate: Hoje, 9 de Julho, às 21h30, a iniciativa O PODER DA MODA – contra o cancro, uma acção que conta com a parceria do Alto Comissariado da Saúde/Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas e que terá lugar no átrio exterior do Palácio de S. Bento, em Lisboa. Foto : logotipo desta iniciativa.




Moda: Desfile quinta-feira da Assembleia da República no âmbito de projecto dedicado a mulheres que têm ou tiveram cancro


Lisboa, 07 Jul (Lusa) - A Assembleia da República é quinta-feira palco de um desfile de moda da responsabilidade da Comissão Parlamentar de Saúde, o primeiro passo de um projecto dedicado a todas as mulheres portuguesas que têm ou tiveram cancro.
"O desfile serve para juntar quem pode concretizar um objectivo. A Assembleia assume-se como uma instituição política, que actua na sociedade em busca de uma resposta", disse hoje a deputada do PS Sónia Fertuzinhos, da Comissão de Saúde, durante a apresentação da iniciativa «O Poder da Moda contra o Cancro».
A resposta, explicou, é incentivar a criação de acessórios de cabeça para mulheres que tiveram, têm ou podem vir a ter cancro e que na consequência dos tratamentos perdem o cabelo.
Segundo a deputada, vários estudos mostram que as mulheres mais jovens estariam disponíveis a abdicar das perucas, se houvesse acessórios à venda no mercado.
A Assembleia da República dá o primeiro passo com a disponibilização de um lenço, criado pela Associação ModaLisboa em parceria com o gabinete de design RMAC, que terá uma primeira edição limitada de 500 exemplares para venda durante o desfile.
O lenço, que custa 15 euros, será depois comercializado na livraria parlamentar, a loja da Assembleia.
Para a directora da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, o lenço é "a bandeira da acção".
"É uma peça de design inclusivo, para quem precisa mas também para quem quer e gosta", disse.
A peça, em tons de rosa, roxo e branco, é fabricada em algodão - "se fosse seda escorregaria" - e "pensada no poder da moda contra o cancro".
Na embalagem do lenço, está também um pequeno folheto informativo que mostra seis maneiras possíveis de o usar.
Além deste lenço, dez designers de moda criaram acessórios de cabeça, que serão apresentados quinta-feira à noite e que a deputada Sónia Fertuzinhos espera ver produzidos e comercializados.
"É uma iniciativa que começa quinta-feira e tem o objectivo de produzir efeitos no tempo, de apoio a uma situação difícil", afirmou.
A anteceder o desfile, decorrerá a assinatura de um protocolo, entre o Alto-Comissariado da Saúde, Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion, "em que as partes assumem o compromisso formal de que vão desenvolver estratégias para conseguirem que os designers criem, a indústria produza e chegue às pessoas".
Na quinta-feira, desfilarão na Assembleia da República várias manequins mas também figuras públicas de várias áreas.
Fátima Lopes, Katty Xiomara, José António Tenente, Filipe Faísca e a dupla StoryTailors são alguns dos designers de moda que aceitaram o convite para fazerem parte do projecto do grupo de trabalho «O Poder da Moda Contra o Cancro» da Comissão Parlamentar de Saúde.
Deste grupo de trabalho fazem parte, além de Sónia Fertuzinhos, Fátima Pimenta (PS), Maria Manuel Oliveira (PS), Helena Oliveira (PSD), Bernardino Soares (PCP), Teresa Caeiro (CDS-PP), João Semedo (BE) e José Luís Ferreia (PEV).




18 Comments:

At 8/7/09 12:37 PM, Blogger Cristina J. said...

Isalenca, vou re-colocar o meu comentário neste post, assim não se perde no anterior.

"Esta iniciativa faz-me lembrar o "Rosa, Esperança" na medida em que se Movimenta para que a mulher não perca de vista a sua auto-estima, o seu bem estar, a sua imagem como factor importante na recuperação e no "viver" o quotidiano o mais normal possivel.

O Verão pede cor e a cor ajuda á boa disposição. E as mulçheres têm que se sentir bonitas, até na doença.

Este tema tem que deixar de ser tratado como se fosse uma futilidade.
É um caminho, uma via, uma forma de...
Não deve ser um factor isolado ou por si só determinante, mas deve fazer parte do caminho sinuoso da cura e do bem estar da mulher que está a lutar contra a doença e muitas vezes contra a idéia que deixou de ser mulher porque ficou sem mama(s), sem cabelo, sem beleza.
Primeiro a mulher, sempre a mulher".

Bjokas a todas

 
At 8/7/09 12:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Esta coisa é bué da fixe!!!
KROMO

 
At 8/7/09 12:57 PM, Anonymous Pittbull said...

A minha Chiken é o máximo do mais elevado.E você Kromex já tá a sonhar com galinhas envoltas em lenços coloridos e tecidos esvoaçantes. Eu já o conheço de ontem, sua estampilha. Será que a capoeira vai participar no desfile com aqueles fatinhos janotas?

 
At 8/7/09 12:59 PM, Anonymous pittbull said...

Ai credo! será que a Manelinha também vai desfilar na assembleia? Nã, era a ruina parlamentar

 
At 8/7/09 1:44 PM, Blogger Lina Querubim said...

Boa tarde
eu tinha e tenho muitos lenços iihihiihih de muitas cores para dar com as roupas ;) é uma opcção mais fresca que as perucas.
Muito boa iniciativa! :)))
Beijinhos

 
At 8/7/09 2:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Que engraçado!
Quando me deparei com o cancro pensei precisamente nisto. Até porque pensei, seria um excelente negócio, pois cada vez há mais pessoas com cancro. Inclusivé enviei alguns mails a estilistas portugueses :0)
Achei que deveria haver uma linha,não só com lenços, mas da cabeça aos pés, a pensar nas mulheres com cancro.
Fico feliz que esta iniciativa esteja para acontecer.

Beijinhos capoeira (eu pensei que a hibernação acontecesse no Inberno mas aqui no SG, é sempre diferente, mais in, e então, hibernam no verão)
:p

 
At 8/7/09 2:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Ai

O comentário é meu: VandaReis

 
At 8/7/09 3:25 PM, Anonymous Raposão said...

Kromo e Pit, a que horas é para estarmos lá a ver as nossas galinhas desfilarem?

A galinhos VR além de ser do baril tem olhão para o negócio!

 
At 8/7/09 3:35 PM, Anonymous pittbull said...

Raposo não diz a hora mas por aquelas bandas não se começa cedo. E tem razão a VR é de longo alcance. Tá aqui uma boa amiga pr'á gente.

 
At 8/7/09 5:20 PM, Blogger Lina Querubim said...

Oh Sr Raposão?????
Anda muito atrevido!
Que é isso de chamar Galinhos VR hummm?????
E as nossas Galinhas como dizem não desfilam neste evento é pena...esta da pena teve graça ihihiiihi.
Pronto lá está o ciumento do Pitt :p a VR não é de longo alcance é mais perto do que imagina!
E é verdade a Capoeira no verão mais parece inverno :) dão melhor ao dedo com o frio do que com calor :p beijinhos a todos

 
At 8/7/09 11:54 PM, Blogger Liliana said...

fico sempre muito feliz com todas estas iniciativas, mas da Comissão Parlamentar de Saúde, esperava que para além do lenço, podessem restaurar os direitos que as mulheres com cancro perderam, nomeadamente quanto ao Grau de incapacidade. Agora é só atribuido 60 % e por 5 anos, ao fim dos quais quem não tiver recaídas sofre uma dimunuição.
Que Pais é este, que apesar de legislar uma coisa, pratica outra, sob o pretexto de ser do entendimento do Sr. Director geral da Saúde? Precisamos de lenços, sim ,Sra, mas também precisamos que olhem pelos direitos negados.
Será que o dito Sr. descobriu uma cura para o cancro e não disse nada a ninguém???!

Beijinhos

 
At 9/7/09 10:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Chicken, venha aqui botar a hora do desfile faz favor k'a malta quer saber!!!
KROMO

 
At 9/7/09 10:30 AM, Anonymous pittbull said...

Qué que é isso seu estupor a dar ordens á minha Chiken. Nem pense em se armar em machão pra cima dela ouviu? Obrigo-o a beber cerveja sem alcool, como o beto do Raposo.

 
At 9/7/09 10:44 AM, Blogger Lina Querubim said...

Bom dia
Pimba Lilly tens toda a razão esta parte da preocupação da moda nos doentes oncológicos é boa mas antes dela existir já nós usávamos os nossos á nossa maneira. Poderiam sim se preocupar com as leis existentes e fazerem alteração. Tem algumas "regalias" chamamos-lhe assim que nos foram retiradas e um dia lembram-se e retiram o pouco que ainda existe!!!!!
Beijokas

 
At 9/7/09 10:47 AM, Blogger IsaLenca said...

Vou também colocar em destaque para quem estiver interessados (só hoje consegui a informação e o Programa completo). Cá vai:

A Assembleia da República promove, no próximo dia 9 de Julho, às 21h30, a iniciativa O PODER DA MODA – contra o cancro, uma acção que conta com a parceria do Alto Comissariado da Saúde/Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas e que terá lugar no átrio exterior do Palácio de S. Bento, em Lisboa.

O projecto O PODER DA MODA – contra o cancro, cuja proposta partiu da Comissão Parlamentar de Saúde, tem o alto patrocínio da Assembleia da República e tem como parceiros o Alto Comissariado da Saúde, a Associação ModaLisboa, o Portugal Fashion e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foram igualmente envolvidas Organizações Não-Governamentais ligadas à causa do cancro da mama, nomeadamente a Associação Laço, a Europa Donna – Portugal e o Movimento Vencer e Viver.

O compromisso de criação e comercialização dos acessórios de cabeça será objecto de um protocolo a ser assinado entre o Alto Comissariado da Saúde, Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion, antes do início do desfile.

Nesta ocasião, será também lançada uma primeira edição limitada de um lenço, símbolo da acção O PODER DA MODA – contra o cancro.

PROGRAMA

21.30H
ABERTURA POR S. EXA. O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSINATURA DO PROTOCOLO
entre o Alto Comissariado da Saúde, a Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion

DESFILE O PODER DA MODA – CONTRA O CANCRO

FÁTIMA LOPES
Convidada: Dália Madruga

STORYTAILORS
Convidada: Inês Castel-Branco

RITA BONAPARTE
Convidada: Teresa Nunes

JÚLIO TORCATO
Convidada: Astrid Werdnig

FILIPE FAÍSCA
Convidada: Sofia Aparício

NUNO BALTAZAR
Convidadas: Lúcia Moniz e Cristiane Vasconcelos

KATTY XIOMARA
Convidada: Catarina Wallenstein

ANA SALAZAR
Convidada: Xana Nunes

MANUEL ALVES / J. M. GONÇALVES
Convidadas: Maria João Bastos e Joana de Sousa Cardoso

J. A. TENENTE
Convidada: Beatriz Batarda

COCKTAIL
(Claustro)

 
At 9/7/09 11:27 AM, Blogger IsaLenca said...

Marta inicia primeira fase do transplante
Medula óssea: Operação deverá realizar-se a partir do dia 26
in Correio da Manhã

Marta, a menina de cinco anos a quem foi detectada uma Leucemia Mioloblástica Aguda – uma das piores formas deste tipo de cancro – deverá ser submetida ao transplante de medula óssea "a partir do dia 26," de acordo com a sua tia Maria João Dray. O dador português, um jovem nascido na década de 80, foi considerado apto, pelo que a menina irá ser internada dia 19, para a primeira fase da operação.
Internada no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, a menina de Carcavelos irá receber um cateter venoso, através do qual, numa segunda fase, será feita a transfusão de células-mãe da medula óssea do doador (transplante). Pelo cateter receberá também quimioterapia, transfusões, antibióticos e medicamentos.
Nesta primeira fase anterior ao transplante, o organismo de Marta será preparado para receber as células sadias da medula óssea (transplante). Este é um processo realizado com elevadas doses de quimioterapia cujo objectivo é destruir as células imunes para que o paciente possa receber a nova medula óssea.
A segunda fase tem início com o transplante, que se realiza como se fosse uma transfusão de sangue através do cateter. As células do sangue do dador são levadas pela corrente sanguínea até à medula óssea, onde, lentamente, iniciam o processo de produção de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.
Na fase pós-transplante, Marta irá receber medicamentos que estimulem a produção dos glóbulos brancos, importantes para defesa contra as infecções.

RITMO DE NOVOS DADORES NÃO ABRANDOU
A onda de solidariedade criada em torno da necessidade de Marta precisar de um dador de medula óssea não terminou, apesar de já serem conhecidos os potenciais dadores há cerca de um mês. Helder Trindade, director do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE), explicou ao CM que o banco "conta com cerca de 175 mil dadores". O mesmo responsável acredita que, até final do ano, o banco poderá atingir os duzentos mil dadores, embora, no próximo mês, com as férias, possa haver um abrandamento das inscrições.

DADOR ESCOLHIDO APÓS CAMPANHA
O jovem com menos de 30 anos, que foi escolhido para doar as células progenitoras de medula óssea para a pequena Marta, inscreveu--se no banco nacional depois de ter início a campanha levada a cabo pelos familiares e amigos de Marta e que levou milhares a inscreverem--se, numa acção sem precedentes. A sua inscrição ocorreu depois dos médicos se terem decidido em Abril pelo transplante. O facto de ser compatível só viria a ser conhecido em Junho, depois de realizado um conjunto de testes para determinar o seu perfil genético.
Três outros dadores, de nacionalidades espanhola, norte-americana e britânica, foram seleccionados do banco de dadores mundial que reúne, cerca de 14 milhões de pessoas. Por questões de logística, uma vez encontrado um português, a equipa médica liderada por Manuel Abecassis optou por esta escolha. A identidade do dador não é revelada uma vez que a lei proíbe a troca de dados entre dador e receptor.

 
At 9/7/09 1:38 PM, Blogger Lina Querubim said...

Que bom que a Marta encontrou um dador que Deus a ajude e ao dador também.
É um acto muito lindo salvar uma vida com uma parte de nós :)
Beijinhos

 
At 10/7/09 12:29 PM, Blogger Lina Querubim said...

Olá Boa tarde
venho desejar um bom fim de semana a todos :))))

 

Post a Comment

<< Home