super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Thursday, July 16, 2009

Cuidados com as unhas



Hoje soube que a minha cunhada Rosa ficou sem as unhas nas mãos - efeitos da quimioterapia. Não a avisaram deste facto nem lhe explicaram o que fazer. Disseram apenas “não corte as unhas”.

Lembro-me bem que a nossa Amiga Cláudia sempre teve o cuidado em ter umas unhas impecáveis – mesmo nas alturas mais difíceis continuava bem feminina e atenta a todos os pormenores – sempre SuperGlamorosa!

Assim, depois de várias pesquisas na net encontrei esta informação muito útil.

“Alguns medicamentos provocam uma pigmentação acrescida, de tal modo que as unhas ficam mais escuras. O tratamento de quimioterapia, pode também ter repercussões nas unhas que ficam com estrias, secas e partem com facilidade, podendo até cair.
Se as unhas estiverem secas ou quebradiças, não deve usar acetona e vernizes à base de álcool. Os cremes específicos para as unhas podem ser úteis nestes casos.
As unhas postiças são desaconselhadas durante tratamentos de quimioterapia ou radioterapia. Se quiser usar unhas postiças, use cola que se dissolva na água, e se forem postiças fixas, deve removê-las antes do início dos tratamentos.
Muitos dos tratamentos de quimioterapia são acompanhados por uma diminuição de glóbulos brancos e plaquetas. Deve, por isso, ter muito cuidado quando tratar das suas unhas, tendo como objectivo evitar o risco de infecção ou hemorragia.

Unhas das mãos

Para cuidar das unhas, comece por mergulhar as mãos durante dois minutos em água morna e seque-as com a ajuda de um toalhete suave. Use pequenas limas de unhas descartáveis de cartão para as encurtar. São menos rígidas do que as de metal e menos agressivas que o corta unhas diminuindo o risco de partir uma unha.
Deve limar as unhas de baixo para cima, sempre na mesma direcção. O facto de limar num sentido e depois noutro, torna as unhas frágeis e quebradiças.
Massaje as unhas delicadamente com um óleo especial ou com um óleo para bebé, deixando actuar durante dois minutos.
A remoção de cutículas das unhas é desaconselhada, sobretudo se as suas plaquetas e glóbulos brancos estiverem baixos. Deve optar sempre por as afastar com um objecto apropriado não cortante. Verifique sempre se mantém a sua pele intacta para evitar qualquer infecção.
Se gosta da jardinagem deve usar sempre luvas especialmente concebidas para esse efeito.

Unhas dos pés

Evite cortar as unhas dos pés muito curtas, assim como fazê-lo com corta unhas, deve usar de preferência uma tesoura e, para os cantos, deve usar uma lima.
As unhas são mais fáceis de cortar se mergulhar os pés em água, durante cerca de dez minutos.
Se tiver possibilidade confie os cuidados dos seus pés a um podologista ou a uma pedicura.” Esta informação foi retirada do
http://cancrodasmamas.blogs.sapo.pt/ .

Informação que seria excelente ser complementada com os vossos testemunhos e conselhos. Há que continuar
sempre SuperGlamorosa!

10 Comments:

At 17/7/09 9:41 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá
Pois é, parece que os médicos se esquecem deste "pormenor" das unhas.
A minha tia fazia, para além da quimio, tratamento de homeopatia, não recordo qual o medicamento que tomou, mas sei que quando elas começaram a fica em muito mal estado ela começou a tomar algo, o homeopata lhe receitou, o que é certo é que elas não cairam, mas estavam realmente muito danificadas.
Na altura era eu que lhe arranjava as mãos, ela tinha vergonha de ir á manicure, aquilo que lhe fazia era só cortar e nem as podia limar, fazia lhe massagem nas mãos e pintava as unhas só com verniz incolor, para dar brilho.....
Ela ficava toda vaidosa, afinal de contas á que manter sempre o glamor.

Beijos

Vanda

 
At 17/7/09 10:39 AM, Blogger Loulou said...

Eu fui avisada no hospital dia que poderia sentir alterações nas unhas. As unhas das mãos ficaram mais fracas, mesmo agora, passados 2 anos do fim da quimioterapia, e cairam-me 2 dos pés. Para além disso, fiquei com unhas encravadas, coisa que não é nada agradável!

Beijocas grandes

 
At 17/7/09 11:44 AM, Blogger Isa said...

olá isa, disseram-me que podiam cair, tanto as da mãos como as dos pes, e que iriam ficar diferentes, mas nunca cairam, não cheguei a ter grandes cuidados, pq tb não tive essa informação, agora passados 3 anos da quimio, é que as minhas unhas voltaram ao que eram.
um beijinho

 
At 17/7/09 12:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Chicken, eu curto bué estas unhas vermelhas que aqui pôs. E agora vou botar faladura e aconselhar; se querem tratar os pezinhos - cá pra mim as galinhas têm patas - vão a um podologista. As manicuras não têm competência pra esssa tarefa... vão ao site dos diabéticos e aprendam tudo sobre pés, patas , extremidades dos membros inferiores ... ou lá o k seja. E toca a pintar as unhas Galinhame!!
KROMO

 
At 17/7/09 1:56 PM, Blogger VandaR said...

Eu não tive problema algum com as unhas. Felizmente. Inclusivé, continuei a ir à manicure e a mesma, ficava estupefacta, pois tinha que usar lima para pés lol.
Em relação aos pés, parecia uma cobra a perder a pele. Descamou tudo eheh

Beijinhos e bom fim-de-semana.

 
At 17/7/09 2:35 PM, Blogger IsaLenca said...

Dizem que a língua portuguesa é muito rica e realmente, lembrei-me de algumas expressões, algumas ainda muito utilizadas em algumas regiões do país:

Unhas-de-fome - pessoa somítica.

Cortar as unhas rentes - ser sovinas.

Meter a unha - vender caro, explorar

Tocar guitarra com as unhas dos pés – ser ignorante na sua profissão

Agarrar com unhas e dentes: com todos os recursos, com todas as forças. Significa não desistir enquanto não se tiver o que se quer alcançar.

 
At 17/7/09 3:32 PM, Anonymous Piibull said...

Vão buscar, esta minha chicken é um espectaculo, ninguem lhe chega aos calcanhares...ou ás unhas!

 
At 18/7/09 7:39 AM, Blogger IsaLenca said...

Apoio psicológico para doentes oncológicos em Benavente in O Mirante

O Centro de Saúde de Benavente está a promover consultas de apoio psicológico a doentes oncológicos e familiares. O objectivo das sessões, referem os responsáveis, é “reforçar o apoio psicológico e emocional aos doentes oncológicos e aos seus familiares, antes, durante e após os tratamentos”.
As consultas são gratuitas e têm lugar todas as quintas-feiras, das 10h00 às 12h00, pelo psicólogo Sílvio Monteiro. Os interessados devem dirigir-se à equipa de enfermagem para marcação prévia. A iniciativa insere-se no projecto “Um Dia Pela Vida”, da Liga Portuguesa Contra O Cancro, cuja 17.ª edição decorre em Benavente.

 
At 18/7/09 5:15 PM, Blogger Lídia Catarina said...

Olá a todas. Também eu fiquei com as minhas unhas diferentes. Uma vez a médica avisou-me que iria ficar com as unhas mais fracas e quebradiças. Pensei eu: " não deve ser muito diferente do que tenho agora", mas por incrível que pareça elas ficaram mais duras. A única diferença que notei é que ficaram todas às "ondas". Desde que acabei a quimio em Março as unhas das mãos estão a voltar ao normal, ou seja, quebradiças, fracas e as "ondas" já estão a passar.
Quanto às dos pés, com os tratamentos ficaram pretas e feias. A partir daí e até hoje nunca mais usei calçado aberto à frente, porque com o tempo elas estão a sair, todas as unhas, de todos os dedos. Enfim.. é dar tempo ao tempo para tdo voltar ao normal.
Mta força para todas.
Bjs

 
At 21/7/09 3:32 PM, Blogger May Alek said...

Olá a todas!
Minhas unhas escureceram um pouco, mas não caíram, nem mesmo enfraqueceram. Durante o banho (quente) passava no corpo todo e em especial nas unhas um óleo (eu usava o de maracujá, mais perfumado, porém pode ser o de amêndoas também). A recomendação do dermatologista era usar o óleo morno, preferi usar no banho. Continuei a ir à manicure e os pés eram cuidados pela podóloga. Hoje ainda tenho algumas estrias ou ondas nas unhas. E fiz uso de muitos alimentos contendo vitamina A e também da linhaça com gergelim negro. Acho que ajudou.
Beijinhos

 

Post a Comment

<< Home