Hospital de S. João inicia programa de apoio personalizado a doentes com cancro da mama in Diário de Notícias
O Hospital de São João, no Porto, tem disponível desde o dia 25 um programa de acompanhamento personalizado a doentes com cancro da mama, desde o momento do diagnóstico até ao fim do tratamento.
O hospital vai contactar com as doentes para saber como é que elas estão, após os tratamentos.
“É o próprio hospital que vai entrar em contacto com as doentes para saber como é que elas estão, como é que se estão a sentir”, explicou à Lusa a directora do Serviço de Oncologia do S. João, Margarida Damasceno. Denominado “Tempo de Viver”, o projecto conta com uma equipa de enfermeiros especializados em oncologia, que irão “apoiar, acompanhar e fazer sentir a estas doentes que é tempo de viver, que têm de viver cada segundo, valorizar as coisas boas e reagir positivamente a elas”, sublinhou Margarida Damasceno. O programa vai funcionar através de contactos telefónicos regulares que vão ser efectuados por uma equipa de enfermeiros especializados do Hospital de S. João, que vão disponibilizando informação “clara e completa” de acordo com as orientações médicas. Margarida Damasceno disse ainda à Lusa que as doentes poderão também contactar o hospital, através de uma linha telefónica específica, para “tirar dúvidas e orientar alguma alteração”. O acompanhamento incide, sobretudo, na fase do tratamento de quimioterapia, que é “a fase mais complexa e mais assustadora do longo percurso que o doente terá de fazer”, sublinhou a médica. “A enfermeira funcionará também como o elo de ligação, uma vez que, sempre que necessário, as doentes serão encaminhadas para psicologia ou para o médico”, salientou a directora do Serviço de Oncologia. A responsável acrescentou que o programa inicia-se com as doentes com cancro da mama, mas o objectivo é alargá-lo a outras patologias. No âmbito desta iniciativa, que resultou de uma parceria entre o S. João e a Roche Farmacêutica, foram também já produzidos diversos folhetos com informação útil que pretende responder às principais dúvidas e questões dos doentes e seus familiares.
4 Comments:
This comment has been removed by the author.
Muito bom, espero que passe das intenções à prática.
Da primeira vez que fiz quimio, a minha médica da altura(que voltou a ser agora outra vez) ligava-me sempre para saber como eu estava. Garanto que é uma fantástica sensação de conforto.
Beijos,
TP
Boa Semana
Beijinhos
Márcia disse:
SG´s....FELIZ DIA DAS CRIANÇASSSSS!!!
Vamos brincar de roda,de casinha,com bonecas,chupar pirulito,balas,bolim de xicolati...
Feliz dia!!!!
beijins(da doida!)
Post a Comment
<< Home