super glamorosas

Isto é uma espécie de bar de NY, ultra sofisticado, nós todas a cair de lindas e elegantes! Só para quem gosta muito da Cláudia e, ao mesmo tempo, tem capacidade para brincar com as coisas sérias que estão a acontecer. Para ver quem tem os Manolos + giros, para debater quem usa a cor de verniz mais estonteante, e até, quem sabe, para podermos dizer umas coisas + a sério!

Friday, May 28, 2010

Hospital de S. João inicia programa de apoio personalizado a doentes com cancro da mama in Diário de Notícias

O Hospital de São João, no Porto, tem disponível desde o dia 25 um programa de acompanhamento personalizado a doentes com cancro da mama, desde o momento do diagnóstico até ao fim do tratamento.
O hospital vai contactar com as doentes para saber como é que elas estão, após os tratamentos.
“É o próprio hospital que vai entrar em contacto com as doentes para saber como é que elas estão, como é que se estão a sentir”, explicou à Lusa a directora do Serviço de Oncologia do S. João, Margarida Damasceno. Denominado “Tempo de Viver”, o projecto conta com uma equipa de enfermeiros especializados em oncologia, que irão “apoiar, acompanhar e fazer sentir a estas doentes que é tempo de viver, que têm de viver cada segundo, valorizar as coisas boas e reagir positivamente a elas”, sublinhou Margarida Damasceno. O programa vai funcionar através de contactos telefónicos regulares que vão ser efectuados por uma equipa de enfermeiros especializados do Hospital de S. João, que vão disponibilizando informação “clara e completa” de acordo com as orientações médicas. Margarida Damasceno disse ainda à Lusa que as doentes poderão também contactar o hospital, através de uma linha telefónica específica, para “tirar dúvidas e orientar alguma alteração”. O acompanhamento incide, sobretudo, na fase do tratamento de quimioterapia, que é “a fase mais complexa e mais assustadora do longo percurso que o doente terá de fazer”, sublinhou a médica. “A enfermeira funcionará também como o elo de ligação, uma vez que, sempre que necessário, as doentes serão encaminhadas para psicologia ou para o médico”, salientou a directora do Serviço de Oncologia. A responsável acrescentou que o programa inicia-se com as doentes com cancro da mama, mas o objectivo é alargá-lo a outras patologias. No âmbito desta iniciativa, que resultou de uma parceria entre o S. João e a Roche Farmacêutica, foram também já produzidos diversos folhetos com informação útil que pretende responder às principais dúvidas e questões dos doentes e seus familiares.

4 Comments:

At 28/5/10 10:57 PM, Blogger Teresa said...

This comment has been removed by the author.

 
At 28/5/10 10:58 PM, Blogger Teresa said...

Muito bom, espero que passe das intenções à prática.
Da primeira vez que fiz quimio, a minha médica da altura(que voltou a ser agora outra vez) ligava-me sempre para saber como eu estava. Garanto que é uma fantástica sensação de conforto.
Beijos,
TP

 
At 31/5/10 2:45 PM, Blogger Natália Fera said...

Boa Semana
Beijinhos

 
At 1/6/10 10:05 AM, Anonymous Anonymous said...

Márcia disse:

SG´s....FELIZ DIA DAS CRIANÇASSSSS!!!
Vamos brincar de roda,de casinha,com bonecas,chupar pirulito,balas,bolim de xicolati...
Feliz dia!!!!
beijins(da doida!)

 

Post a Comment

<< Home